Publicado por: mvmportugues | novembro 16, 2017

ESTEJA DE GUARDA – 2 Pedro 3:17-18

 

Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam. Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e para sempre! Amém. (2 Pedro 3:17-18)

Pedro claramente está escrevendo com dois objetivos em mente. Primeiro o seu desejo forte é lembrar os crentes a quem eles pertencem e o que eles têm em Cristo. E, em segundo lugar, ele também sabe que sua partida está próxima e se pergunta o que acontecerá com a igreja depois que ele se foi. Ele escreve para declarar uma vez mais alguns fundamentos da fé na esperança de que a igreja ouça e preste atenção as suas palavras. 

No capítulo 2, Pedro falou sobre falsos professores e suas palavras indicam que ele estava bravo com indignação justa. Sem dúvida, ele também estava decepcionado com alguns crentes com quem ele havia trabalhado e compartido comunhão que se tornaram inimigos da cruz. 

Agora, no capítulo 3, ele declara um fato que: “O Dia do Senhor chegará como um ladrão. Naquele dia os céus vão desaparecer com um barulho espantoso, e tudo o que há no Universo será queimado” (v. 10).E ele se dirige a igreja com este pensamento chave: “Sabendo que tudo isso vai ser destruído assim, então que tipo de gente vocês precisam ser?” (v. 11) 

Pedro adverte que sabendo de antemão que enfrentaremos a oposição; temos que tomar cuidado. Se “não seremos levados pelos erros de pessoas imorais” (v. 17). 

Um problema difícil nesta área é abordado por Pedro no verso 16, pois existe um esforço tão grande por parte dos “ignorantes e instáveis” para distorcer a verdade da Palavra de Deus. Com certeza, essas pessoas serão destruídas, mas tanto Paulo como Pedro conheciam os problemas causados ​​por tais distorções e o trabalho que levou para corrigir o ensino errôneo promulgado por essa pessoas. 

Precisamos estar conscientes de que os hipócritas instáveis ​​instintivamente querem evitar a luz para que suas más ações não sejam expostas (João 3:19-20). 

Esses falsos professores sempre terão muitas pessoas seguindo o seus maus ensinamentos enganosos e mentirosos. Paulo disse para Timóteo: Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos (2 Timóteo 4:3-4). 

É trágico ver o número de igrejas hoje em dia lideradas por homens que misturam a verdade e o erro de maneiras espertas e destrutivas. Eles deveriam prestar atenção ao que a Escritura diz: Diante de Deus e de Cristo Jesus que vai julgar vivos e mortos, e por causa da volta de Cristo e do seu reino, eu lhe ordeno o seguinte: Anuncie a mensagem de Deus. Esteja sempre pronto para anunciá-la, quer seja oportuno, quer não. Corrija, repreenda e aconselhe, ensinando com bastante paciência (2 Timóteo 4:1-2). Estes versículos nos dizem que se um pregador nunca confronta o pecado, ou expõe os hipócritas, ele não está pregando a Palavra de Deus. 

Neste dia de engano e hipocrisia, não é popular ensinar que devemos nos arrepender de nossos pecados e submeter-nos a Cristo como Senhor absoluto e Mestre de nossa vida. Não é popular ensinar às pessoas que é pecado se envolver em qualquer atividade sexual fora do casamento. Que os homens e as mulheres tem suas responsabilidades ordenadas por Deus em casa e na igreja. Que os cristãos devem honrar seu Senhor e Salvador pela forma como se vestem. Que os mentirosos não vão ao céu. E a lista continua! 

Muitos, no entanto, dizem que é ofensivo expor o pecado, o mal e a hipocrisia na igreja. Eles dizem que devemos ser positivos e não negativos. Mas, nestes versos, Pedro aborda seus leitores como “queridos amigos” ou “amados”. Ele se preocupa profundamente com esses crentes e, portanto, adverte sobre esses professores destrutivos. 

Muitos cristãos são muito instáveis ​​em sua fé. Eles conhecem muito poucas Escrituras e se recusam a ser guiados pelo Espírito Santo; portanto, estão sujeitos à sedução espiritual e são facilmente desencaminhado por charlatães. 

Se você ama seus filhos, você adverte com severidade sobre correr para a rua. À medida que crescem, você avisa sobre os perigos de beber, ingerir drogas e a imoralidade sexual. Você sabe que esses pecados podem deixá-los com cicatrizes permanentes. Pedro diz: “sabendo disso, guardem-se. 

Estar em guarda impedirá que você seja levado de um lado para outro por todo tipo de ensinamento que apareça. Nem seremos enganados por pessoas astutas que querem nos levar pelos caminhos do erro (Efésios 4:14) e permitirá que você cresça na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (v. 18). 

Precisamos reconhecer que uma pessoa deve nascer antes de que possa crescer. A Bíblia ensina que todos nós entramos no mundo espiritualmente mortos (Efésios 2:1-3). Ser religioso ou bom não é o suficiente. Jesus disse a Nicodemos: “Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3:3). 

O crescimento é normal quando há vida; portanto, devemos continuar crescendo e gerando frutos em nosso novo nascimento, até o dia em que nos encontrarmos com Jesus Cristo. Precisamos entender que o crescimento é gradual, é um processo. O importante é estar envolvido no processo para que haja progresso. O caminho de Deus para a piedade é através da disciplina, e 1 Timóteo 4:7 diz para exercitar-se na piedade. 

A graça é a chave para um relacionamento com Deus, porque Ele nos salvou pela Sua graça, pois pela graça você foi salvo pela fé e não por vocês mesmos; é o dom de Deus (Efésios 2:8) e Ele nos sustenta pela graça, porque minha graça é suficiente para você (2 Coríntios 12:9). Crescer na graça envolve chegar a uma maior compreensão da santidade, justiça e soberania de Deus. 

E, finalmente, devemos crescer no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

Não podemos separar Jesus como Salvador de Jesus Cristo como Senhor. Quando você confia em Cristo como Salvador, você rende tudo de si para Ele. À medida que o cristão cresce progressivamente em submissão a Cristo através do estudo de Sua palavra, ele cresce em obediência a Ele. Jesus disse: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele” (João 14:21). 

Pedro nos diz que para perseverar como cristão; devemos nos proteger do erro espiritual e crescer na graça e no conhecimento Dele. E ele termina: “A Ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.” 

O tema da vida cristã é glorificar o Deus trino em tudo. Isso significa que nossa vida deve exaltar Cristo, para que, por meio de nós, outros vejam o quão grande Ele verdadeiramente é. “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (João 3:30).  

Jesus sempre deve ser o centro da nossa atenção agora e por toda a eternidade; porque só Ele é digno!

*******


Respostas

  1. Muito grato estou , pois busquei algo que para o meu crescimento era muito importante. E achei uma maior riqueza. Muito obrigado Deus os abençoe.

    • Deus é tão bom Antônio e Ele sabe o que necessitamos. Que Ele te continue dando sabedoria e muitas bênçãos.


Deixe um comentário

Categorias