Publicado por: mvmportugues | novembro 9, 2017

O QUE DEVEMOS FAZER PARA SER NASCIDO DE DEUS – 1 João 2:28-29

“Filhinhos, agora, pois, permaneçam em Cristo para que nós tenhamos confiança quando Ele aparecer e não sejamos envergonhados por Ele na sua volta. 29 Vocês sabem que Cristo é justo. Portanto, reconheçam também que todo aquele que faz o que é justo é filho de Deus.” (1 João 2:28-29) 

A Bíblia nos diz que, para se tornar em um filho de Deus, devemos nascer de novo – nascido de Dele. Quando nascemos neste mundo, este é o nosso primeiro nascimento, mas há um segundo nascimento que Deus oferece; que é a nossa escolha de começar uma vida nova Nele. 

Isso acontece quando uma pessoa está disposta a se arrepender, se afasta do pecado, pede a Jesus por perdão e para que Ele seja o Senhor de sua vida. O Espírito de Deus então entra na pessoa para dar-lhe o poder de iniciar esta nova vida. A pessoa se torna uma nova criação em Cristo e é espiritualmente nascida na família de Deus e torna-se assim um filho de Deus. 

Deus envia o Seu Espírito Santo para viver dentro dos fiéis para dar-lhes poder sobre a sua natureza pecaminosa para que possam viver uma vida que Lhe agrada. Através do Espírito Santo, os crentes são libertados do poder do pecado e de sua penalidade do inferno, e já não são mais escravos de sua natureza pecaminosa. 1 João 3:9 nos diz que “ninguém que nasceu de Deus continuará a pecar” para que saibamos que alguém que nasce de novo não viverá um estilo de vida pecaminoso. 

Jesus é o único meio de se reconciliar com o Pai. Ele disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar até o Pai se não for por mim.” (João 14:6). 

A religião não o levará ao céu, você também não chega ao céu fazendo coisas boas: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). Se você se recusar a aceitar a oferta livre de salvação de Deus, então, por escolha, você enfrentará a eternidade além Dele. Deus pagou o preço para salvá-lo; agora é tua decisão de aceitar o dom da vida eterna que Jesus pagou por você na cruz. Jesus disse aos seus discípulos antes de ser crucificado: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). 

Se você quiser ser salvo, você precisa orar a Deus com um coração arrependido, disposto a se afastar de todo pecado e querer ser mudado. Confesse seus pecados e peça a Jesus que o perdoe e para que Ele seja Senhor e Salvador de sua vida. A Bíblia diz: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. 10 Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação…. porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:9-10 e 13). 

Deus olha para o seu coração e, se você tiver um coração disposto para se retirar do pecado, você será salvo no momento em que você pede, e Jesus se tornará parte de sua vida através do Espírito Santo, fortalecendo, orientando e capacitando-o a viver a vida que Ele quer para você. 

Agora você pode perguntar, como sei que sou realmente salvo? 

A Bíblia deixa muito claro que podemos saber se somos salvos. 1 João 5:13 afirma: “Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.” 

Em Efésios 1:13-14, lemos isso: “Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, 14 que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da Sua glória.” 

E 1 João 4:13 diz: “Sabemos que vivemos Nele e Ele em nós, porque Ele nos deu o Seu Espírito”. A partir deste versículo, podemos ver que a prova de nossa salvação é a presença do Espírito de Deus em nossa vida. 

Então, como, é que o Espírito faz com que reconhecemos Sua presença, e como sabemos realmente que o Espírito está em nossa vida? Romanos 8:14, diz que “todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”, então sabemos porque Ele nos conduz e nos leva a viver uma vida santa. Quando seguimos este testemunho interno do Espírito, somos mudados: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17). Isso acontece quando o Espírito nos conduz a deixar o nosso antigo modo de vida pecaminoso e a nascer de novo a uma nova vida que agrada a Deus.

Quando a pessoa é verdadeiramente nascida de novo, ela ainda tem a opção de pecar contra Deus e seus mandamentos; no entanto, quando escolhem receber o poder do Espírito Santo, vão obedecer e honrar a Deus e Sua palavra em tudo o que dizem, pensam e fazem. Todos nós temos a opção de obedecer ao Espírito e resistir ao pecado para que possamos viver uma vida santa que traga honra e glória a Jesus Cristo, nosso Salvador. 

João 16:8 nos diz: “Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” A convicção do Espírito pelo pecado, traz culpa e falta de paz em nossa vida, levando-nos a confessar esse pecado, recebendo perdão e sendo purificados porque, como está afirmado na Palavra, “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9). 

Através deste processo, uma pessoa não é apenas perdoada, mas também limpa do pecado e tem nova vida. 2 Tessalonicenses 2:13 diz que somos salvos pela obra santificadora do Espírito. 

Devemos lembrar, no entanto, que temos a responsabilidade de seguir a liderança do Espírito porque “se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão” Romanos 8:13. 

O pequeno livro de 1 João deixa muito claro que uma pessoa que é “nascida de Deus” não continuará no pecado. “Ninguém que vive nele continua pecando … Aquele que pratica o pecado é do Diabo… Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele … Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão” 1 João 3:6-10. 

Devemos, através do poder do Espírito Santo, viver uma vida que agrada a Deus porque Hebreus 12:14 diz: “Sem santidade, ninguém verá o Senhor”. 

Então, como você sabe se você é salvo? Se você se arrependeu de seus pecados e pediu a Jesus para ser o Senhor da sua vida, então você nasceu de novo. Você sentirá a presença do Espírito Santo em sua vida quando Ele te convence de culpa em relação ao pecado (João 16: 8) e quando você confessar seus pecados, você será perdoado e purificado e a paz de Deus retornará à sua vida. A presença do Espírito Santo permite que você ande em santidade e essa é a sua segurança absoluta de salvação. 

1 João 5:3; 3:23 diz: “Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos… e este é o Seu mandamento: Que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como Ele nos ordenou.” Quando o Espírito o purifica do pecado, o maior mandamento de Deus para o amar e seu próximo se torna realidade em sua vida. 

Precisamos ter certeza de que entendemos que o verdadeiro renascimento é um milagre permanente e transformador de vida realizado pelo próprio Deus na vida de um crente. A conduta santa é a evidência de um filho de Deus que nasceu de novo, cuja vida foi transformada pelo Espírito Santo que vive dentro do cristão. Não existe santidade orgulhosa; a verdadeira santidade sempre começa com a convicção do pecado e uma abordagem humilde a Deus para a limpeza e a restauração.


Deixe um comentário

Categorias