Publicado por: mvmportugues | abril 3, 2024

COMO FORAM AS PESSOAS SALVAS ANTES DA CRUCIFICAÇÃO E RESSURREIÇÃO DE CRISTO?– Romanos 1:20

wallup.net

Desde a queda do homem, a base da salvação sempre foi a morte de Cristo. Ninguém, mesmo antes da cruz ou desde a cruz, poderia ser salvo sem este acontecimento indispensável na história do mundo. A morte de Cristo pagou a pena por pecados do passado, cometidos pelos “santos” do Velho Testamento, e também de pecados futuros, dos “santos” do Novo Testamento. 

As pessoas na época do Antigo Testamento foram salvas respondendo positivamente à revelação de Deus. Em outras palavras, as pessoas foram e são responsabilizadas pelo que sabem, mesmo aqueles que nunca ouviram falar de Jesus. 

Se alguém vivesse na selva amazônica antes da morte e ressurreição de Cristo, como se poderia esperar que acreditasse na morte e ressurreição de Jesus para o perdão dos seus pecados? Obviamente, eles não podiam acreditar em algo que nunca tinham ouvido. Na verdade, é isso que a Bíblia nos diz: “Como crerão Naquele de quem não ouviram falar?” (Romanos 10:14). 

Acreditamos que Deus não espera que as pessoas respondam a algo que nunca ouviram e que Ele nos responsabiliza pelo que ouvimos. Esta ideia é expressa pela seguinte passagem: “O pecado não é levado em conta quando não existe lei” (Romanos 5:13). Sabemos que, na raiz de tudo isso, nos tornamos pecadores por causa de Adão e não porque nós mesmos infringimos a lei. Sabemos disso porque o pecado e a morte já existiam no mundo antes mesmo de a Lei ser dada. A lei chegou tarde demais para prevenir o pecado e a morte e é fraca demais para salvar do pecado e da morte. 

 Se uma pessoa não consegue responder às boas novas de Jesus morrendo em seu favor (porque não ouviu essas boas novas), a quem ela é responsável por responder? 

As Sagradas Escrituras nos dizem que existem fundamentos para todo ser humano. 

Primeiro, todas as pessoas são responsáveis por saber que Deus existe. “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis” (Romanos 1:20). A complexidade do mundo que nos rodeia diz-nos que existe um Deus, embora as pessoas possam suprimir esse conhecimento nos seus corações. Mesmo aqueles que nunca ouviram falar de Jesus Cristo são responsáveis por saber que Deus existe. 

Segundo, todos somos responsáveis por saber que somos pecadores. A lei do Antigo Testamento prova que somos pecadores. Quem amou perfeitamente a Deus ou ao próximo? Ninguém, portanto, “através da lei nos tornamos conscientes do pecado” (Romanos 3:20). 

E as pessoas que não conheciam a lei do Antigo Testamento? A Bíblia nos diz que mesmo as pessoas que não têm essa lei, ainda assim, têm a sua própria “lei”, ou seja, o seu próprio padrão moral dentro dos seus corações. “De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei; pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.” (Romanos 2:14–15). 

Por exemplo, se uma pessoa acredita em sua consciência que é errado ferir ou matar alguém, então isso é uma lei dentro do seu coração. Portanto, quando fazem essas coisas intencionalmente, elas desobedecem ao padrão moral em seu coração, provando assim que são pecadores. 

Portanto, os dois princípios básicos da revelação de Deus são:

  1. Que Deus existe e
  2. Que nós, humanos, somos pecadores. 

Como responder positivamente a essas coisas? Bem, já que existe um Deus e somos pecadores, então precisamos nos humilhar diante Dele. Até mesmo a pessoa que nunca ouviu falar de Jesus Cristo é responsável por se humilhar diante de Deus. Na verdade, a Bíblia fala de um tempo futuro em que Deus proclamará o “evangelho eterno” a todas as nações, tribos, línguas e povos da Terra: “Temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas” (Apocalipse 14:7). 

Em tempos passados, antes da morte e ressurreição de Jesus, as pessoas foram salvas humilhando-se diante de Deus, uma vez que Deus pode ter compaixão e misericórdia de quem Ele escolher,“terei misericórdia de quem Eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem Eu quiser ter compaixão” (Romanos 9:15), e só Deus conhece o coração das pessoas. 

Para aqueles que não conhecem ou nunca ouviram falar de Jesus, eles ainda precisam se humilhar diante de Deus. Isso significa que eles não podem confiar em si para a sua salvação. Ou seja, uma pessoa não pode pensar que pode ganhar o favor de Deus seguindo rituais religiosos. Isso é um erro porque é como dizer a Deus: “Não sou pecador, basta olhar para todas as coisas boas que fiz!” Portanto, é uma rejeição dos princípios básicos da revelação de Deus para nós – que somos pecadores que precisam do perdão de Deus. 

Em suma, não sabemos quem é salvo e quem não é, pois, “as coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus” (Deuteronômio 29:29). Certamente não podemos falar por qualquer indivíduo. Contudo, como já vimos, a Bíblia não nos deixa totalmente no escuro e podem ser feitas várias abordagens para uma resposta. 

Ao longo das Escrituras, sabemos que Deus é moralmente perfeito e justo. Ele também sabe tudo e Sua própria natureza é o amor. A ideia de que no Dia do Juízo haverá um fracasso massivo da justiça, seja porque Deus não sabia ou não se importava, é inconcebível. Tal Deus seria um tirano maligno, não o Senhor misericordioso revelado por Jesus. 

Portanto, o que quer que aconteça deixaria qualquer observador honesto inteiramente satisfeito de que o Deus da Criação fez o que é certo, como visto em Gênesis 18:25, “Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?” 

Novamente, ninguém é totalmente ignorante sobre o Deus vivo e verdadeiro. “Pois desde a criação do mundo as qualidades invisíveis de Deus – seu poder eterno e sua natureza divina – têm sido claramente vistas, sendo compreendidas a partir das coisas que foram criadas, de modo que os homens são indesculpáveis” (Romanos 1:20). Isto inclui o caráter moral de Deus, conforme evidenciado pelas nossas consciências. “De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei; pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. Isso tudo se verá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho” (Romanos 2:14-16). 

Os heróis da fé do Antigo Testamento tinham pouco conhecimento de Jesus, mas encontraram a misericórdia de Deus. Jesus descreveu Abraão, Isaque e Jacó como festejando no reino dos céus (Mateus 8:11), enquanto o próprio paraíso é descrito como estando ao lado de Abraão (Lucas 16:23). A morte sacrificial de Cristo na cruz, centenas de anos depois, parece ter agido retrospectivamente para eles (Romanos 3:25, Hebreus 9:15). Não é possível, então, que outros que não ouviram falar de Jesus respondam ao conhecimento de Deus que possuem da mesma forma que aqueles heróis fizeram? 

Jesus promete que aqueles que buscam a Deus o encontrarão (Mateus 7:7). 

A condição para a salvação sempre foi a fé. O alvo da fé de alguém para a salvação sempre foi Deus. Escreveu o salmista: “…bem-aventurados todos aqueles que Nele confiam” (Salmos 2:12). Gênesis 15:6 nos diz que Abraão creu em Deus e que isto foi suficiente para Deus imputar-lhe isto por justiça (Romanos 4:3-8). O sistema sacrificial do Velho Testamento não tirava o pecado, como claramente ensina Hebreus 10:1-10. No entanto, apontou para o dia em que o Filho de Deus derramaria Seu sangue pela raça humana pecaminosa. 

Todos têm conhecimento suficiente de Deus para buscá-Lo, mas o estado geral é que os homens não o fazem, embora as suas consciências os condenem. Por isso, somos chamados a proclamar o Evangelho e a exortar os homens e as mulheres a reconciliarem-se com Deus (2 Coríntios 5:20). 

*******

AVISO LEGAL MVMP


Respostas

  1. BOA TARDE .

    MARAVILHOSO TODOS ESTES TRABALHOS PREPARADOS POR VOCES.

    • Obrigado Jose, toda honra e gloria são para o nosso Senhor. Que Deus o continue abençoando.


Deixe um comentário

Categorias