Publicado por: mvmportugues | setembro 7, 2016

DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA – Salmos 46:1-3

salmos-46-vs-1-3-p

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. – Salmos 46:1-3 

Temos apenas uma fonte de segurança que é Deus, nosso Pai celestial. Quando há guerras, o governo falha, catástrofes naturais destroem nossa casa, a nossa saúde deteriora, ou amigos nos traem, Deus é o único onde podemos encontrar segurança. 

Nosso mundo, com todos os seus avanços na educação, tecnologia e ciência, não é mais seguro hoje do que era há milhares de anos. Algo pode acontecer, a qualquer momento; e não há segurança a menos que nós nos colocamos na mão Daquele que detém a eternidade e que está no controle de todas as coisas. 

Nós precisamos voltar para Deus, e somente quando buscamos a Deus, podemos encontrar descanso para nossa alma. O salmista escreveu: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.”  (Salmo 46:10) 

A Bíblia diz: “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus. Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes.” (Salmo 20:7-8) 

Deus está esperando para ouvir-nos chamar por ajuda; e se nós chamamos, Ele responderá. 

Quando estamos firmes em Deus, não precisamos da segurança de outras coisas. Deus está em controle e sentado firmemente no Seu trono. É por isso que podemos dizer: “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar.” (Salmo 46: 1-2) 

A nossa segurança vem da nossa fé em Deus e não de nossa circunstância: “O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (Salmos 46:7, 11). Nossa fé é em saber que Deus é onipresente, o que nos dá esperança e segurança, pois sabemos que o Senhor está sempre conosco. 

Deus quer que nos dependemos Dele e precisamos estar cientes de que nossa confiança não deve ser em coisas, mas apenas Nele. 

Precisamos orar por uma fé forte, e que no meio de um mundo cheio de problemas e perigos, vamos continuar confiando que Deus está conosco porque Sua presença nos dará paz e alegria não importa o que aconteça. 

Jesus disse: “Eu lhes deixo a paz. A minha própria paz eu dou a vocês. Eu não lhes dou essa paz como o mundo a dá. Portanto seus corações não devem ficar nem perturbados nem com medo.” (João 14:27) 

Há muitas pessoas que vivem em grande prosperidade – eles têm muito dinheiro e posses – mas suas vidas estão consumidas com preocupação e medo. E há aqueles no mundo que vivem em lugares muito difíceis e perigosos, no entanto eles têm uma grande sensação de segurança porque eles colocaram sua fé e esperança em Deus. 

Jó perdeu tudo, mas ele escolheu colocar sua confiança em Deus. Ele foi abalado, mas ele não caiu. A Bíblia diz: “Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Salmo 125:1) 

Precisamos ter essa mesma coragem hoje, porque Jesus disse: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (João 16:33). Nossa confiança não deve ser abalada, porque temos um Deus que está em completo controle. Devemos ter coragem, não porque somos fortes, mas porque temos um Deus que é forte. Ele é poderoso e Ele governa sobre tudo. Deus não mudou, e Seu amor nos ajudará a vencer: “Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.” (Salmos 100:5) 

Como Paulo escreveu: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? … 37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8:35, 37) 

Estamos seguros em um mundo inseguro porque Aquele que nos ama está conosco. E precisamos lembrar que a nossa segurança se encontra na eternidade e não no presente, porque este mundo não é nosso lar. 

Se estamos olhando apenas para as circunstâncias atuais seremos abalados, mas se estamos enraizados na Palavra de Deus e na promessa da eternidade, nós continuaremos firmes e ninguém pode tirar isso de nós. Portanto, “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.” (1 Coríntios 16:13) 

E lembre-se o que Isaías 26:3 diz: “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.”


Respostas

  1. Muito bom o ensino perfeito

    • Obrigado Vagner que o Senhor te continue abençoando.


Deixe um comentário

Categorias