Publicado por: mvmportugues | janeiro 17, 2019

SENHOR QUAL É O SEU PROPÓSITO PARA MINHA VIDA? – João 3:27

“Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado dos céus” (João 3:27).

Muitas pessoas e cristãos arruinaram suas vidas por causa de decisões más, feitas à parte da vontade de Deus.

Precisamos entender que o indivíduo que confia em seu próprio entendimento tomará decisões erradas, por causa da natureza caída do homem. Precisamos buscar a Deus e confiar Nele explicitamente. Precisamos estar cientes de que, mesmo que o crente tenha uma nova natureza chamada o “novo homem”, o “velho homem” ainda está lá e ainda pode nos desviar do caminho.

Podemos dizer: “Tudo é permitido”, mas nem tudo convém” – 1 Coríntios 10:23. Como vemos por essa passagem, o “velho homem” ainda aparece algumas vezes.

Precisamos buscar a vontade de Deus para nossa vida através da oração. Em vez de confiar em nosso próprio entendimento, precisamos pedir ao Senhor sabedoria e orientação em tudo o que fazemos e, especialmente, durante uma decisão importante. Ele prometeu liderar Seu povo, mas devemos buscar Sua orientação, confiar

Nele e não confiar em nosso próprio entendimento – Provérbios 3:5-6.

As escrituras nos dizem que não devemos nos preocupar com nada; em vez disso, devemos orar sobre tudo que fazemos. Devemos dizer a Deus o que precisamos e agradecer a Ele por tudo o que Ele faz. Quando fizermos isso, experimentaremos a paz de Deus, que excede tudo o entendimento. Sua paz guardará nossos corações e mentes enquanto vivemos uma vida que agrada a Ele – Filipenses 4:6-7.

Devemos confiar no Senhor e não nosso próprio entendimento, Provérbios 3:5; porque quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo, Provérbios 28:26.

Quando temos uma decisão que precisa ser tomada e buscamos a vontade de Deus, é muito importante evitar a pressa; porque quando estamos apressados, é fácil tomar a decisão errada. Temos que esperar até ter certeza de que conhecemos a mente do Senhor; e a maneira como sabemos isso, é através da alegria e paz que Deus nos dá quando confiamos Nele. Paulo disse aos seus leitores: Que Deus, a fonte de esperança, os encha inteiramente de alegria e paz, em vista da fé que vocês depositam Nele, de modo que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo (Romanos 15:13).

Quando buscamos a vontade de Deus e esperamos fielmente Nele, obtemos um espírito tranqüilo como resultado. Ao tomar qualquer decisão, devemos nos perguntar se sentimos paz ou se a dúvida está aumentando? Se algo é de Deus, a paz crescerá e a fé aumentará, mas se não, haverá dúvida e falta de paz.

Vale a pena esperar pela vontade de Deus, porque as decisões têm conseqüências que duram por toda a vida, e se um indivíduo toma decisões erradas, ele não somente irá lamentá-las, mas ele terá de suportar as consequências, até que ele morra. Não esperar no Senhor pelo cônjuge que Ele já escolheu para nós é uma dessas decisões e, claro, há muitas outras.

Às vezes, precisamos buscar o conselho de crentes sábios e experientes; como até Paulo e Barnabé fizeram. As pessoas à nossa volta podem dar conselhos úteis em suas áreas de especialização, e os amigos podem tentar nos dizer o que fazer, mas o conselho de um verdadeiro crente tem um nível diferente de sabedoria e não deve ser negligenciado.

Deus conhece nossas emergências, e Ele se importa profundamente com as nossas necessidades. Ele não nos deixará quando realmente precisarmos de uma resposta. Mas Ele pode nos fazer esperar pacientemente para dar tempo para que a nossa atitude mude para sermos abertos e receptivos à Sua resposta.

Infelizmente vivemos em uma era de gratificação instantânea, e não estamos acostumados a esperar pacientemente, mas vale a pena esperar pelas respostas de Deus, por isso precisamos estar atentos às pressões que o mundo e os familiares ou amigos com boa intenção podem colocar sobre nós.

Precisamos ser persistentes na oração, que é o maior presente que Deus nos deu. Quantas vezes vemos Jesus refugiar-se em Seu tempo de silêncio com Seu Pai Celestial. Se Jesus precisava orar para alinhar Seu coração com Deus, quanto mais precisamos nós orar?

Enquanto esperamos pacientemente no Senhor e nos imergimos na palavra de Deus, precisamos permitir que ela penetre e exerça influência em nossa vida. Aqui estão algumas perguntas que podemos nos perguntar ao tomar decisões: 

  • Como esta decisão me afetará espiritualmente?
  • Como isso afetará minha família? Isso nos aproximará de Deus ou nos distanciará de Deus?
  • Isso trará mais paz ou menos paz à minha vida?
  • Agora é a melhor hora para esta decisão? Seria melhor esperar?
  • Estou disposto a deixar que Deus feche esta porta se esta for a errada para mim?

Um elemento importante para tomar boas decisões é certificar-se de que estamos completamente submetidos ao plano final de Deus para a nossa vida. Às vezes, colocamos em nossa cabeça que queremos fazer uma determinada coisa, e então lutamos imensamente quando começamos a perceber que Deus pode não querer que avancemos com essa determinada escolha. O desastre, no entanto, vem quando colocamos nosso desejo acima do plano de Deus, o que nunca terá bom resultado.

A melhor decisão que podemos tomar é submeter nossas escolhas ao plano de Deus e estar dispostos a desistir de uma oportunidade quando sentimos que Deus não quer que avancemos com essa decisão; lembrando que Aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito – Romanos 8: 27-28.

*******


Deixe um comentário

Categorias