Publicado por: mvmportugues | janeiro 19, 2017

PROVA QUE A BÍBLIA É INSPIRADA POR DEUS – 2 Timóteo 3:16-17

proof-that-the-bible-is-inspired-by-god-p

Existem inúmeras evidências de que a Bíblia é inspirada por Deus. Em 2 Timóteo 3:16-17 lemos que: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 

Portanto, como crentes, sabemos que toda palavra da Escritura procede da boca de Deus! 

Os teólogos falam de inspiração como o misterioso processo pelo qual Deus trabalhou através dos autores das Escrituras para produzir escritos inerrantes e divinamente autoritários. A inspiração é um mistério porque as Escrituras não explicam especificamente como isso ocorreu. O único vislumbre que temos é de 2 Pedro 1:19-21: “Assim temos mais confiança ainda na mensagem anunciada pelos profetas. Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a luz da estrela da manhã brilhe no coração de vocês. 20 Acima de tudo, porém, lembrem disto: ninguém pode explicar, por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas. 21 Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus.” 

As Escrituras não se originaram no nível humano, mas com o Espírito Santo, que “guiou” os autores para escrevê-la (v. 21). É como os efeitos do vento sobre um barco que sopra contra as suas velas e o move através da água. Da mesma forma, o Espírito guiou os escritores bíblicos para produzir a Palavra de Deus por escrito aos homens. Os autores humanos das Escrituras sabiam que estavam escrevendo a Palavra de Deus, e eles o fizeram com confiança e autoridade. 

Em um nível pessoal, a inspiração garante que o que a Escritura diz é o que Deus quer transmitir ao Seu povo. É Seu conselho para nós, para que possamos estudar e obedecê-la com plena certeza de que é a verdade absoluta e nunca nos desviará.  

  • Deus falou aos homens dizendo-lhes coisas que Ele faria no futuro. A Bíblia é o único livro no mundo que tem uma profecia precisa. Algumas delas já foram cumpridas e outras não. Existem mais de 300 profecias precisas que lidam com o Senhor Jesus Cristo no Antigo Testamento que foram cumpridas no Novo Testamento. 

Não há dúvida de que estas são profecias de Deus, porque esses manuscritos e pergaminhos são datados antes do nascimento de Cristo. Estes não foram escritos após o fato, eles foram escritos de antemão. A datação científica prova isso. Para dizer que estas são cumpridas por acaso é uma impossibilidade astronômica. 

  • A Bíblia apresenta verdadeiramente seus heróis com todas as suas falhas e fraquezas. Não glorifica os homens como outras religiões fazem sobre seus heróis. Quando você lê a Bíblia, você percebe que as pessoas que descreve têm problemas e fazem o mal assim como nós. O que os fez grandes foi que eles confiaram em Deus. Um exemplo é David. Davi é descrito como “um homem segundo o coração de Deus” (1 Samuel 13:14). No entanto, David cometeu adultério (2 Samuel 11:1-5) e assassinato (2 Samuel 11:14-26). Isso poderia ter sido deixado fora da Escritura para esconder esses detalhes da vida de Davi. Mas Deus incluiu essas coisas. 
  • Os achados arqueológicos suportam a história registrada nas Escrituras. Embora muitas pessoas incrédulas ao longo da história tenham tentado encontrar evidências arqueológicas para refutar o que está registrado na Bíblia, elas falharam. É fácil dizer que a Escritura é falsa, mas provar que ela é falsa é uma história diferente e isto nunca aconteceu. De fato, no passado, a Bíblia contradizia as atuais teorias “científicas”, apenas para ser provada posteriormente como verdade. Um bom exemplo é Isaías 40:22, que declarou que Deus “se senta acima do globo da Terra”. Isaías não conhecia a topografia da Terra, mas Isaías disse: “É Deus que está assentado sobre o globo da terra.” Como é que Isaías sabia que Deus estava assentado sobre o globo da terra? … Por inspiração divina. 

Não foi há muito tempo que os cientistas alegaram que a terra era plana e a Bíblia prova que eles estão errados já que Isaías escreveu isso entre 740 aC e cerca de 686 aC. E como veremos a seguir, Jó viveu pelo menos 1500 anos aC., e a Verdade da Palavra de Deus nos diz que Deus “suspende a Terra sobre o nada” (). Como Jó sabia que a Terra estava pendurada no espaço antes da era da astronomia moderna e das viagens espaciais? O Espírito Santo lhe disse. 

  • A Bíblia é afirmada através da precisão histórica. Você se lembra da história sobre a caligrafia na parede que é encontrada no quinto capítulo de Daniel? Belsazar fez um banquete com mil de hospedes quando de repente, uma mão alarmante surgiu do nada e começou a escrever na parede. O rei ficou muito perturbado e pediu a alguém para interpretar a escrita. Daniel foi encontrado e deu a interpretação. Depois da interpretação Belsazar mandou que Daniel fosse vestido de púrpura, que lhe pusessem um colar de ouro no pescoço e que o proclamassem terceiro na hierarquia real. (Daniel 5:29) 

Baseando sua opinião em registros babilônicos, os historiadores afirmam que isso nunca aconteceu. Segundo os registros, o último rei de Babilônia não foi Belsazar, mas um homem chamado Nabonidas. E assim, eles disseram, a Bíblia estava errada pois não havia registro de um rei chamado Belsazar. Bem, as pás dos arqueólogos continuaram a fazer seu trabalho. Em 1853, uma inscrição foi encontrada na pedra angular de um templo construído por Nabonidas, ao deus Ur, que lêem: “Que eu, Nabonidas, rei de Babilônia, não peque contra ti. E que a reverência por ti habite no coração de Belsazar, meu filho primogênito favorito.” De outras inscrições, se aprendeu que Belsazar e Nabonidas eram co-regentes. Nabonidas viajava enquanto Belsazar permanecia em casa para dirigir o reino. Agora que sabemos que Belsazar e Nabonidas eram co-regentes, faz sentido que Belsazar diga que Daniel seria o terceiro governante. Que maravilhosa verdade escondida na Palavra de Deus! 

  • A Bíblia foi escrita por aproximadamente 40 autores humanos durante um período de aproximadamente 1.600 anos. Esses homens eram bastante diversos. Moisés, um líder político e cívico; Josué, um líder militar; Davi, um pastor; Salomão, um rei; Amos, um pastor e catador de frutas; Daniel, um primeiro-ministro; Mateus, coletor de impostos; Lucas, um médico; Paulo, um rabino; e Pedro, um pescador; entre outros. A Bíblia também foi escrita sob uma variedade de circunstâncias. Foi escrito em 13 países diferentes e em três continentes diferentes. Ele foi escrito em pelo menos três línguas diferentes por pessoas em todas as profissões. A Bíblia não se contradiz teologicamente, moralmente, eticamente, doutrinariamente, cientificamente, historicamente ou de qualquer outra forma. 
  • Há muitas referências em fontes não-bíblicas aos eventos descritos na Bíblia. O historiador judeu Josefo, nascido em 37 dC, fornece material de fundo indispensável para o estudante de História do Novo Testamento. Neles, encontramos muitas figuras bem conhecidas do Novo Testamento. Alguns de seus escritos fornecem um comentário direto sobre as referências do Novo Testamento. 
  • As afirmações da Bíblia de serem inspiradas por Deus vêm do testemunho de algumas testemunhas muito confiáveis – particularmente de Jesus, mas também de outras como Moisés, Josué, Davi, Daniel e Neemias no Antigo Testamento, e João e Paulo no Novo Testamento – que afirmam a autoridade e a inspiração verbal das Sagradas Escrituras. Considere as seguintes passagens: Êxodo 14:1; 20:1; Levítico 4:1; Números 4:1; Deuteronômio 4:2; 32:48; Isaías 1:10, 24; Jeremias 1:11; Jeremias 11:1-3; Ezequiel 1:3; 1 Coríntios 14:37; 1 Tessalonicenses 2:13; 2 Pedro 1:16-21; 1 João 4:6.

Finalmente, a Bíblia não é um livro do mês, mas o Livro dos séculos. O primeiro livro de Pedro versículo1:25 diz: “Mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.” Nenhum livro jamais teve tanta oposição quanto a Bíblia. Os homens se riram dela, a desprezaram, a queimaram, a ridicularizaram e fizeram leis contra ela. Mas a Palavra de Deus sobreviveu, e é aplicável hoje tanto quanto era ontem e será amanhã.

O poder da Bíblia de transformar pessoas e nações é bem documentado. Onde quer que a palavra de Deus se espalhou, trouxe vida, saúde e vitalidade. Milhões de corações e vidas de pessoas mudaram quando ouviram e leram a Palavra de Deus quando seus corações estavam abertos a Deus.  

E lembre-se sempre que a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor. Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca. ()


Deixe um comentário

Categorias