Publicado por: mvmportugues | janeiro 12, 2017

O CAMINHO DA FÉ – Isaías 41:8-13

Isaías 41 vs 8-13 (P).png

Introdução: Mesmo em tempos difíceis, os seguidores de Jesus Cristo podem escolher andar na fé e não no medo. O nosso relacionamento com o Senhor nos dá a capacidade de enfrentar dificuldades com confiança em Sua provisão e cuidado. Como filhos de Deus, podemos descansar na promessa do Pai de que Ele suprirá todas as nossas necessidades. “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:19) 

   I. O medo não se encaixa quando somos filhos de Deus. 

  • O Senhor diz: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41:10) 
  • Um espírito temeroso não é de Deus, como 2 Timóteo 1:7 afirma: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, de amor e de domínio próprio.” Se a ansiedade te impede de descansar à noite ou dificulta sua obediência, você não está demonstrando confiança no Senhor. A fé genuína e o medo esmagador são incompatíveis. 

II. O medo afeta uma pessoa de muitas maneiras diferentes. Como: 

  • Provoca confusão. Uma pessoa medrosa terá dificuldade em pensar com clareza. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6) 
  • Contribui para a indecisão. Quando alguém tem medo de cometer um erro, ele ou ela muitas vezes levam tempo para tomar qualquer decisão. 
  • Nos impede de realizar a vontade de Deus. Uma pessoa temerosa perde oportunidades porque eles esperam falhar. 
  • Danifica a nossa confiança. Pessoas assustadas podem parecer inseguras e incompetentes porque duvidam de sua capacidade de sucesso. 
  • Afeta nossos relacionamentos. Faz com que cometemos grandes erros, caros e até mesmo desastrosos. 
  • Pode levar a intenso pânico. 
  • Às vezes leva as pessoas ao abuso de drogas ou álcool. 

III. Deus não quer que andemos com medo. 

  • Jesus assegurou aos Seus seguidores que eles não precisavam se preocupar com comida, bebida e vestuário – “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ 32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. 33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:31-33). 
  • Temer a Deus não significa tremer de terror. Em vez disso, significa que devemos respeitar, obedecer, reverenciar a Deus e ficar maravilhados Dele. Somente aqueles que não receberam Cristo ou caminham em rebelião deliberada contra Ele têm uma razão legítima para terem medo de Deus. 

IV. Qual é o caminho da fé? 

  • Concentre-se no Senhor, não na fonte de seus medos. Em vez de pensar nos seus problemas, escolha pensar sobre tudo na absoluta soberania de Deus (Salmo 103:19). 

 Se você e eu estamos vivendo piedosamente, o Senhor fará com que tudo funcione para nosso bem porque – “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8:28) 

As decepções podem vir, mas elas não têm que desanimar ou derrotar-nos. 

Devemos enfrentar os momentos de dúvida e medo, fazendo as seguintes perguntas. 

  • Aonde originaram essas dúvidas? Deus diz que Ele não nos deu um espírito de medo, então, sabemos que não pode ser Dele. 
  • Deus já me falhou no passado? Você pode estar enfrentando uma situação difícil, mas lembre-se das muitas vezes quando o Senhor providenciou para você. 
  • A Escritura não diz que o Pai irá satisfazer todas as minhas necessidades? O Senhor promete prover ao Seu povo – “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:19) 
  • Por que eu imagino que eu estou sozinho quando eu tento fazer o que Deus requer? Você e eu podemos ter o poder, provisão e orientação do Espírito Santo, assim como os Cristãos do Novo Testamento cristão tiveram – “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1:8) 
  • Ele não prometeu estar comigo o tempo todo? Se você confiou em Jesus como seu Salvador pessoal, você nunca estará sozinho novamente. Cristo prometeu que “não te deixarei, nem te desampararei.” (Hebreus 13:5) 
  • É alguma coisa demasiado difícil para Deus? Não. Então, expresse corajosamente sua confiança no Senhor. 
  • É esta uma encruzilhada, onde a minha incredulidade poderia me custar uma vida de arrependimento? Quando você enfrenta decisões importantes, tenha especial cuidado em agir com fé em vez de com medo. 

Leia e memorize a Palavra de Deus. Os crentes são constantemente bombardeados com mentiras mundanas que distorcem sua perspectiva e contribuem para a ansiedade. 

É por isso que devemos constantemente renovar a nossa mente com a Palavra de Deus (Salmos 119:97-105). Como a Escritura nos lembra, temos um relacionamento com o Senhor que pode cancelar todos os nossos medos (Isaías 41:10); e nós também recebemos a promessa de que o Espírito Santo será nosso Conselheiro – “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, 17 o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estaráem vocês.” (João 14:16-17)

Deus te ama; permita que a Bíblia te guie e conforte em tempos de incerteza. 

  • Progresse, vá adiante, não importa o que as pessoas dizem. Às vezes, outros tentam dissuadi-lo na fé, por isso tome cuidado e rejeite conselhos ímpios. E não permita que a adversidade abafe o seu entusiasmo para buscar e seguir a Deus. Siga o exemplo do apóstolo Paulo, que, apesar das dificuldades (2 Coríntios 11:24-25), nunca deixou de servir ao Senhor. 
  • Escolha ser fiel e corajosamente obedecer a Deus. Um crente que está empenhado em seguir Jesus não tem nada a temer. Obedecer ao Senhor traz bênção, e Ele promete usar a adversidade para o nosso bem. 

Conclusão: Quando você e eu nos concentramos em nossas circunstâncias, podemos encontrar muitas razões para sentir medo. Mas essa não é a vontade de Deus para Seu povo. 

O Salmo 103:19 diz: “O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.” Como crentes, você e eu temos a certeza de que Deus está sempre conosco. 

Não precisamos temer, porque Ele nos fortalece e nos ajuda em cada situação.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: