Publicado por: mvmportugues | julho 25, 2019

TEMOS UM DEUS AMOROSO DE SEGUNDAS OPORTUNIDADES – Salmo 86:15

As pessoas podem nos dizer que arruinaram a sua vida e destruíram a esperança de algo bom vir em sua direção; mas isto não é verdade. Quando estamos desesperados e pensamos que nossa vida está destruída, é exatamente nesse momento que Deus quer chamar nossa atenção e fazer algo maravilhoso, se O permitirmos! Quando pedimos a Deus para assumir o controle da situação, Ele nos guiará, e começaremos a perceber que Ele é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar. A Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus por todas as gerações, para todo o sempre! Amém (Efésios 3:20-21).

A Bíblia está cheia de pessoas que receberam segundas oportunidades, e até terceira e quarta chances: Jonas, Sansão, Zaqueu, Pedro, o ladrão na cruz e outros.

Davi foi a escolha de Deus para ser o rei de Israel e aquele a quem Deus declarou ser “um homem segundo o seu coração.” Mas Davi dormiu com Bate-Seba, a esposa de um de seus mais leais oficiais do exército. Davi matou seu marido em batalha e se casou com ela. Deus enviou Natã, o profeta, para confrontar Davi e ele se arrependeu (Salmo 51), e Deus perdoou o pecado de Davi. Embora a criança nascida de Davi e Bate-Seba tenha morrido, Deus restaurou o casal e os fez pais do grande rei Salomão, cujo descendente foi Jesus Cristo, como lemos em 2 Samuel 11, 12.

Um dos incríveis aspectos do caráter de Deus é Sua incrível paciência conosco. Salmo 86:15 nos diz: Mas tu, Senhor, és Deus de compaixão e misericórdia, lento para se irar e cheio de amor e fidelidade. E em Miquéias 7:18 lemos: Que outro Deus há semelhante a ti, que perdoas a culpa do remanescente e esqueces os pecados dos que te pertencem? Não permanecerás irado com teu povo para sempre, pois tens prazer em mostrar teu amor.

Não importa o que tenhamos feito, Deus nos ama e está ansioso para nos perdoar; tudo o que temos que fazer é pedir. Nada é grande demais para Deus perdoar pois, se
confessamos nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça (1 João 1:9).

Deus restaurará um coração humilde, uma vez que aceitemos as conseqüências de nossas ações. Talvez precisar devolver algum dinheiro, pedir desculpas a alguém, pagar uma multa ou penalidade, recuperar a confiança de outra pessoa ou corrigir um problema que ajudamos a criar. Mesmo que isso signifique admitir que estávamos errados e nos sentimos envergonhados, esses importantes passos devem ser dados para obedecer plenamente a Deus e aprender a viver em obediência a Ele. O Salmo 25:9 diz: Ele guiará os mansos retamente; e aos mansos ensinará o Seu caminho.

Mesmo que tenhamos desistido de nós mesmos, Deus não desiste de nós. Em toda a Escritura, o Senhor pede ao Seu povo que se afaste do orgulho, pecado e rebelião e volte para Ele. Se escolhermos não obedecer a Deus e seguir nosso próprio caminho, Ele nos persegue; Ele nunca desiste de nós, mesmo quando insensatamente insistimos em fazer as coisas do nosso jeito e escolhemos desobedecê-Lo. Ele nos permite lidar com as conseqüências de nossa desobediência, mas Ele nunca está longe, esperando que voltemos a Ele. Quando finalmente paramos de lutar, reconhecemos nosso pecado e clamamos a Ele, Ele vem de braços abertos para nos dar o que mais precisamos, Ele mesmo, porque Ele nos ama! Joel 2:13 nos diz: Voltem para o Senhor, seu Deus, pois Ele é misericordioso e compassivo, lento para se irar e cheio de amor; está sempre pronto a voltar atrás e não castigar.

O objetivo de Deus é nos santificar, tornar-nos como Jesus, tornando-nos em pessoas amorosas e maduras, no entanto, para algumas, essas mudanças levam tempo. Esta vida é o processo que nos prepara para a próxima! Então, quando tropeçarmos e cairmos, não devemos desistir! Precisamos levantar novamente e manter nosso foco em Jesus, mesmo se temos que mancar durante algum tempo! Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,  tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. . . . (Hebreus 12:1-2).

Se você perdeu o seu rumo na vida e seguiu na direção errada, há boas notícias, Deus está esperando por você! Ele considera você valioso demais para perder. Como Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu? E se conseguir encontrá-la, garanto-lhes que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam. Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca” (Mateus 18:12-14).

Assim como Deus é paciente e perdoador, Ele quer que Seus filhos sejam pacientes e perdoem os outros. Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência (Colossenses 3:12). O Senhor nos dá segundas chances, e devemos dar o mesmo a outros. Jesus dá uma severa advertência àqueles que se recusam a perdoar, dizendo que se não perdoarmos a outros, Deus não nos perdoará (Mateus 6:15; Efésios 4:32; Colossenses 3:13). Se alguém está verdadeiramente arrependido, então somos obrigados a perdoar (Mateus 18:21-22).

Às vezes a pessoa precisa atingir o fundo, porque só então Deus pode trabalhar com eles e trazê-los aos seus sentidos. Deus faz todo o possível para nos atrair ao arrependimento, oferecendo perdão e segundas chances (2 Pedro 3:9); mas se continuamos a rejeitá-Lo, a oferta é retirada e, na morte, não há mais chances (Hebreus 9:27).

O evangelismo e compartilhar o evangelho é simplesmente um pródigo dizendo a outro pródigo que o sangue foi derramado, o preço foi pago e o Pai está esperando e desejando que ele volte para casa.

Lembrem-se que “o amor do Senhor não tem fim! Suas misericórdias são inesgotáveis. Grande é sua fidelidade; suas misericórdias se renovam cada manhã” (Lamentações 3:22-23).

*******


Deixe um comentário

Categorias