Publicado por: mvmportugues | julho 27, 2017

COMO ENSINAR AS CRIANÇAS AS VERDADES BÍBLICAS SOBRE O INFERNO – 2 Tessalonicenses 1:7-9

Jesus virá do céu com os seus poderosos anjos e com chamas de fogo; Ele castigará aos que não conhecem a Deus e que não obedecem à mensagem das Boas Novas a respeito de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão o castigo da destruição eterna, e serão separados da presença do Senhor e do seu glorioso poder. (2 Tessalonicenses 1:7-9) 

Deve um Deus santo permitir que as pessoas continuem a pecar, zombar Dele, amaldiçoá-Lo e abandoná-Lo? Deus não faz ninguém ir para o inferno – as pessoas escolhem ir para o inferno. Muitas religiões, literalmente, querem tirar o inferno da Bíblia, mas, só porque as pessoas não gostam desta realidade, não deixa de ser a verdade. Ninguém pensa que vai para o inferno até encontrarem-se lá. 

Existem muitos diferentes pontos de vista e concepções errôneas sobre o inferno. É um tema que a maioria de nós provavelmente tentamos evitar ensinar aos nossos filhos, porque temos receio de causar-lhes medo. Nós os amamos demais para deixar-los nervosos, certo? Mas não estamos compreendendo algo muito importante, que é exatamente isso o que Satanás quer. Ele quer que mantemos o pensamento sobe o inferno silencioso e escondido. 

Pense nisso assim, se seu filho estivesse em perigo, você faria tudo para detê-lo, certo! Então, por que nós, como pais, não fazemos tudo o que podemos para alertar nossas crianças sobre o perigo de ir para o inferno? 

É importante estudar e compreender esta realidade muito importante na Bíblia e poder explicá-la aos nossos filhos e a outros. 

A primeira pergunta que seus filhos podem lhe fazer é: “Se Deus nos ama, por que Ele quer que alguém vá para o inferno?” 

Por isso, é importante ensinar seus filhos que Deus não quer que ninguém vá para o inferno. Este lugar está preparado para Satanás e seus maus anjos que se rebelaram contra Deus no céu. O inferno nunca foi feito para nós. Mas desde que Adão e Eva desobedeceram a Deus ao ouvir Satanás, o pecado veio ao mundo e agora muitas pessoas optam por não obedecer a Deus e seguir a Satanás. Então o inferno é a horrível recompensa que Satanás, o diabo, oferece aos que pecam, se rebelam, desobedecem e são seus servos. 

Muitas pessoas dizem que não há inferno e que são apenas histórias ou fábulas. Dizem que eles são salvos e estão indo para o céu, – então devemos perguntar – salvos do que? Do inferno? 

Se você acredita na Bíblia, não pode escolher as partes que você gosta ou “concorda” para formular sua própria versão. Sim, Deus é amoroso e misericordioso, mas Ele também fala mais nas Escrituras sobre o inferno do que sobre o céu. Então, por que não estamos nós falando sobre este tema também? E por que não advertimos não somente nossos filhos, mas também a outros? 

Pode ser porque não queremos assustar os nossos filhos. O inferno é assustador porque é uma escuridão espiritual e separação de Deus junto com o tormento eterno. 

Sim, a Escritura fala sobre o inferno, não porque Deus quer nos enviar para lá, mas porque Ele está nos dando um aviso de que existe! Nós advertimos as nossas crianças sobre não tocar o fogão quente ou de correr para a rua movimentada. Então, quanto mais devemos estar dispostos a fazer o que for necessário para mantê-los longe de uma eternidade no inferno? Deus, nosso Pai celestial nos adverte sobre o inferno. Assim sendo; como pais, precisamos dizer aos nossos filhos a verdade sobre a existência do inferno. 

Podemos começar por contar-lhes a história encontrada em Lucas 16:19-31 de LÁZARO E O HOMEM RICO. O homem rico vivia em luxo enquanto Lázaro costumava ficar no portão da casa deste homem, coberto de feridas em todo seu corpo. Ambos morreram. Lázaro foi levado para os braços de Abraão enquanto o homem rico foi enviado ao Hades. Assim que o homem rico realizou seu destino, esta foi a resposta dele: “Então te imploro, pai, manda Lázaro para minha família, pois tenho cinco irmãos. Deixe-o avisá-los, para que eles também não venham a este lugar de tormento”. 

Sua primeira resposta foi querer compartilhar um aviso com aqueles que ele amava. Ele estava experimentando a realidade do tormento e ele não queria que sua família acabasse sofrendo como ele estava. 

Seria maravilhoso se pudéssemos proteger nossos filhos de saber sobre um lugar tão terrível, mas é uma verdade sobre a qual eles devem saber. As crianças precisam entender o que Jesus fez por eles na cruz. Eles precisam entender que se O aceitam como seu Salvador e O obedecem, que poderão estar com Jesus por toda a eternidade quando vão ao céu. Para explicar-lhes mais sobre o céu, clique no seguinte link: VAMOS DESCOBRIR SOBRE O CÉU

Claramente, muitas crianças que pensam sobre o inferno estão preocupadas que irão lá. Mas depois de explicar Sobre a Salvação a eles e deixá-los saber que: Se eles afirmam publicamente que Jesus é o Senhor e crêem no seu coração que Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos, eles serão salvos. Porque é com o coração que eles acreditam e são declarados justos; e é declarando abertamente sua fé que eles são salvos.  

Explique-lhes também que se eles fizerem algo errado e eles imediatamente pedirem perdão de que ninguém pode “acidentalmente” perder a salvação e ir para o inferno porque a Bíblia nos diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz. Eu as conheço e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna e elas nunca morrerão. Ninguém poderá roubá-las da minha mão” – João 10:27-28. 

Precisamos lembrar que, se pessoas nos disserem que o inferno não é real, eles estão chamando Deus de mentiroso. A Bíblia nos diz: “Não se enganem: De Deus não se zomba. Pois aquilo que uma pessoa plantar, é o que ela também vai colher” – Gálatas 6:7. 

Lembre-se sempre dessa bela promessa de esperança: “Pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. 17 Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para salvar o mundo por meio dele. . . Quem crê no Filho tem a vida eterna. Mas quem não obedece ao Filho nunca terá essa vida. A ira de Deus permanece sobre ele– João 3:16-17, 36.

 


Respostas

  1. Que meu Deus seja louvado pelo tema, embora hoje nas nossas igreja não se fala muito estes assuntos.

    Agora eu preciso do esclarecimento vossa, é seguinte: quando Deus estava a criar mundo e onde estava o diabo?

    Enviado do tablet Samsung

    Missi

    • Oi Missi:

      Tentar determinar quando Deus criou os anjos e Satanás é um pouco complicado porque qualquer coisa que Deus fez “antes da fundação do mundo” coloca o evento fora do tempo em si. O tempo e o espaço são características do nosso mundo, não de Deus. Ele não é limitado por horas, dias e anos como nós. Na verdade, a Bíblia nos diz que “para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia” (2 Pedro 3:8).

      Sabemos ao certo que Deus criou os anjos do qual Satanás era um, antes de criar o universo físico. O livro de Jó descreve os anjos adorando a Deus durante a criação do mundo: “Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?” (Jó 38:4-7).

      Se considerarmos a função dos anjos, podemos concluir que Deus os criou bem antes da criação da humanidade, já que um dos seus deveres é ser “espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1:14). Também sabemos que já existiam antes do jardim do Éden porque Satanás, que anteriormente era o anjo Lúcifer, já estava presente no jardim em seu estado caído. No entanto, uma vez que outra função dos anjos é adorar a Deus ao redor de Seu trono (Apocalipse 5:11-14), eles podem ter existido miles de anos.

      Então, embora a Bíblia não diga especificamente quando Deus criou os anjos, com certeza foi antes do mundo ser criado. Quer tenha sido um dia ou miles de anos antes – novamente, como nós calculamos o tempo – não podemos ter certeza.

      Espero que isto te ajude. Bênçãos para você.


Deixe um comentário

Categorias