Publicado por: mvmportugues | agosto 3, 2017

MODÉSTIA A ETERNA REVERÊNCIA PARA DEUS – 1 Pedro 3:3-4

Ao descrever para as mulheres na igreja o modo apropriado de se vestir, o apóstolo Paulo exorta-as a se vestirem “modestamente”, com “decência e discrição.” As mulheres cristãs devem ser notadas por serem gentis e boas, não pela maneira como elas penteiam seu cabelo ou por causa de suas jóias ou roupas extravagantes e mundanas (1 Timóteo 2:9-10). Embora a Bíblia apenas especifica a necessidade das mulheres vestir-se modestamente, o mesmo ensino se aplicaria aos homens, porque tanto os homens quanto as mulheres devem trazer glória a Deus em sua maneira de vestir. 

A modéstia no modo de se vestir não é apenas para ir a igreja; é para ser o padrão para todos os cristãos em todas as ocasiões. A chave para entender o que constitui a modéstia no vestir é examinar as atitudes e intenções do coração. Aqueles cujos corações estão dirigidos a Deus se esforçarão para se vestir modestamente, com decência e de forma adequada. Aqueles cujos corações estão inclinados em direção a si mesmos e desejos pecaminosos vão se vestir de uma maneira para chamar a atenção para si, com pouca ou nenhuma consideração pelas consequências para si mesmos ou para outros. Seus pensamentos estão somente na última moda e não em Deus. 

Uma mulher piedosa se esforça para fazer tudo com uma perspectiva divina. Ela sabe que Deus quer que ela se preocupe com a Sua glória e com o estado espiritual de outros. Se uma mulher professa ser cristã, mas ainda se veste de uma maneira que irá indevidamente chamar a atenção para o seu corpo, ela é uma horrível testemunha Daquele que comprou a sua alma morrendo por ela na cruz. Ela está ignorando de que o seu corpo foi redimido por Cristo e que agora deveria ser o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19-20). Ela está dizendo ao mundo que vê o seu próprio valor como puramente físico e que a sua atractividade depende de quanto do seu corpo é revelado publicamente. Além disso, ao se vestir de forma indecente, exibindo o seu corpo para que os homens a cobiçam, ela faz com que eles pequem que é algo condenado por Deus (Mateus 5:27-29). Provérbios 7:10 menciona uma mulher “com vestes de prostituta e astuta de coração.” Aqui vemos a descrição de alguém cuja condição do coração é apresentada por seu modo de vestir. 

 A Escritura diz que uma mulher deve se vestir modestamente, mas o que é que exatamente isso significa nesta sociedade moderna? Será que uma mulher tem que se cobrir da cabeça aos pés? Há seitas e religiões no mundo que exigem isso das mulheres. Mas será que esse é o significado bíblico da modéstia? Mais uma vez, temos que voltar para a questão das atitudes do coração. Se o coração de uma mulher estiver inclinado à piedade, ela vai usar roupas que não são nem provocadoras nem reveladoras em público; roupas que não reflectem negativamente sobre o seu testemunho pessoal como filha de Deus. Mesmo quando todo mundo está se vestindo imodestamente, ela resiste à tentação de seguir a multidão. Ela sabe que esses tipos de roupas são projetadas com a intenção de chamar a atenção para o seu corpo e fazer com que os homens a cobiçam, mas ela é sábia o suficiente para saber que esse tipo de atenção só diminui o seu valor. A ideia de provocar os homens a pecarem contra Deus por causa da sua maneira de vestir é repugnante para ela, porque o seu objetivo é amar e honrar a Deus para que outros façam o mesmo também.  

A modéstia no vestir revela humildade e a santidade de coração, e é uma atitudes que devem ser o desejo de todas as mulheres (e homens) que vivem para agradar e honrar a Deus. 

Aqui está um exemplo do que realmente aconteceu numa igreja: 

Uma amiga depois de voltar de uma viagem no fim de semana perguntou a seu marido o que tinha ocorrido na igreja naquele domingo, provavelmente esperando ouvir sobre a lição do dia ou sobre o sermão. O que ela obteve foi uma surpresa. Seu marido confessou que uma mulher tinha vindo visitar a congregação, e sua roupa tinha deixado os homens se sentindo … agitados. 

Ele disse que, o mais interessante de tudo é que depois que a mulher se foi, nenhum dos homens se lembrou do seu rosto, mas todos se lembraram de suas calças de couro bem apertadas, seu decote enorme revelando uma grande parte dos seios pela blusa transparente que revelava sua roupa íntima sexy.  

Como vemos, Satanás usa a exposição sexual para destruir a atmosfera de adoração sagrada e verdadeira a Deus. 

As mulheres precisam ser mais conscientes sobre como se vestem na igreja. Afinal, quando vamos a igreja deve ser um momento em que os cristãos devem se sentir seguros da tentação, sem se preocupar se ela vai se sentar ao lado deles, na frente deles ou será exibida antes deles na “equipe de adoração”. 

Precisamos realizar que há um enorme dano causado ao corpo de Cristo por roupas imodestas. Sim, isso fará com que outros lutem com a luxúria, mas pior ainda, roubam a glória de Deus. 

Como mulheres cristãs, nosso maior desejo deve ser o de agradar a Deus em tudo o que fazemos. Primeira de Pedro 3:3-4 nos lembra: “A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, …… Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.” Mas mulheres estão se preparando para ir à igreja e se vestindo de modos que não agradam a Deus. 

Por favor, pense nisso: as roupas que escolhemos fazem com que todos os olhos – especialmente os olhos dos homens – estejam em nós? 

Se você é uma verdadeira cristã, tome um tempo para se olhar no espelho antes de sair da casa todos os dias; e veja se você está realmente honrando o Senhor e Salvador Jesus Cristo pela forma como você está vestida. Se você não estiver vestida modestamente, você estará desrespeitando a Deus, a outros e a você mesma, se você sair desse jeito.  

Você deveria se perguntar: Estou representando a Deus, a quem eu devo honrar, da maneira certa?  

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a verificar o seu nível de modéstia.

 

A área do seu peito está coberta? Tenha cuidado com o decote. Se necessário, adicione uma pequena amostra de tecido debaixo de sua blusa ou vestido para cobrir seus seios. Incline-se e veja o que o espelho revela antes de sair da casa.

 

Você está mostrando parte da sua barriga por causa da moda? Os seus calções são curtos demais? Sua saia está demasiadamente acima do seu joelho? Se assim for, escolha algo diferente e apropriado para uma mulher cristã vestir.

 

Cubra seus ombros se você usar blusa, vestido ou camisa espaguete, ou sem alças como um meio de mostrar respeito nos cultos da igreja. Leve um lenço ou um suéter com você para esse propósito – além disso, mesmo em dias quentes os edifícios com excesso de ar condicionado podem estar bem frios.

 

Suas roupas se ajustam bem em geral? Se você subiu de peso, não tente se espremer em um tamanho muito pequeno. Em primeiro lugar, você parece ridícula, e em segundo lugar as pessoas vão olhar para você.

 

Mesmo se você usar uma blusa de manga comprida sem decote – sendo revelado como tal – mas é feita de um material transparente que não deixa nada para a imaginação, você falhou o teste da modéstia. 

Os homens também precisam ver o ajuste da sua roupa. Calças e camisas que são muito apertadas não são apropriadas! 

Precisamos estar conscientes da forma de como nos vestimos e nos comportamos, na nossa representação de ser filhos de Deus. Se nos vestimos de forma imodesta, mas falamos sobre a pureza e princípios bíblicos, somos culpados de um duplo padrão e de fato somos hipócritas. 

Lembre-se que, sem santidade ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12:14)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: