Publicado por: mvmportugues | junho 5, 2024

A CONFIANÇA DA ORAÇÃO DO INTERCESSOR – 1 João 5:14-15

1 João 5 vs 14-15

Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, Ele nos ouvirá. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que Dele pedimos. 1 João 5:14-15 

A nossa fé na promessa de Deus de ouvir e responder às nossas orações deve ter uma base sólida porque Satanás constantemente nos ataca com a dúvida de que as nossas orações não são importantes. Seu objetivo é nos fazer desistir, enquanto o objetivo de Deus é fazer com que persistamos na oração e o façamos com fé. 

Tiago, assim como João, também afirma que precisamos pedir com fé inabalável. “Mas, quando pedirem, façam-no com fé, sem vacilar, pois aquele que duvida é como a onda do mar, empurrada e agitada pelo vento. Ele não deve esperar receber coisa alguma do Senhor, pois tem a mente dividida e é instável em tudo que faz” (Tiago 1:6-8). 

Os humanos têm a capacidade de ter fé, até um certo ponto. Entramos em um carro confiando que ele começará e nos levará aonde precisamos ir. Embarcamos em ônibus, trens e aviões com fé de que eles foram bem mantidos e têm operadores confiáveis que nos levam com segurança aonde precisamos ir. A lista de exemplos de onde empregamos a fé na vida diária é interminável. No entanto, a verdadeira fé “vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17), pela qual acreditamos que a Bíblia é a verdade absoluta e nos ensina a entregar a nossa vida a Cristo. 

A oração intercessora requer uma fé mais profunda e permanente. E para nós que acreditamos no poder da oração, o fundamento da nossa fé consiste em quatro atributos de Deus: 

Deus não pode mentir: Hebreus 6:17-18 nos diz; “Deus também se comprometeu por meio de um juramento, para que os herdeiros da promessa tivessem plena convicção de que Ele jamais mudaria de ideia. A promessa e o juramento não podem ser mudados, pois é impossível que Deus minta. Portanto, nós que Nele nos refugiamos estamos firmemente seguros ao nos apegarmos à esperança posta diante de nós.” 

Confiamos nas orações sabendo que Deus não pode mentir e que, portanto, todas as promessas que Ele fez nas Escrituras de ouvir e responder às orações são verdadeiras e inegáveis, o que significa que Ele nunca mudará de ideia. 

Deus é Onipotente: Que é uma palavra teológica que vem do latim “oni” (todos) e “potens” (capaz/poderoso). A Escritura nos aponta para esse atributo por meio de versículos como Jeremias 32:27: “Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Acaso alguma coisa é difícil demais para Mim?” 

Deus é Onisciente: Agora sabemos que “oni” significa tudo. “Ciente” também é latim e significa “saber.” Deus é onisciente. É por isso que Jesus disse aos Seus discípulos: “Seu Pai sabe exatamente do que vocês precisam antes mesmo de pedirem” (Mateus 6:8). 

Os intercessores confiam fortemente na onisciência de Deus porque muitas vezes apresentamos a Ele situações e preocupações que são complexas, de resultado incerto, fora do controle humano; em outras palavras, grande demais para entendermos. 

Além disso, a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra as forças das trevas nos lugares celestiais, onde precisamos do conhecimento superior de Deus para orar as coisas certas. “Da mesma forma, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26). A nossa fé baseia-se na crença de que o Espírito conhece todas as coisas e guia a nossa intercessão através desse conhecimento. Aproveitamos isso reconhecendo que não sabemos as coisas certas para orar e pedindo ao Espírito Santo que nos guie. 

Deus é Onipresente: A onipotência e onisciência de Deus estão imediatamente disponíveis para nós devido a um terceiro “oni” – Sua onipresença. Ele é o único Ser existente que está em todos os lugares ao mesmo tempo. Os anjos não podem fazer isso, e os espíritos malignos, incluindo o próprio Satanás, certamente não podem. Eles estão vinculados à localização e geralmente trabalham nas pessoas e por meio delas. Mas Deus está em todo o universo ao mesmo tempo, empregando Sua onipotência e onisciência. É por isso que podemos orar sobre qualquer situação em qualquer lugar do mundo e esperar ação do trono da graça. Paulo nos dá um vislumbre do que a onipresença de Deus significa para nós em Efésios 4:6, onde ele diz que há “um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.” 

Pense nisso por um momento; o Pai, que está presente em nós através do Espírito Santo, nos orienta a orar por uma situação a centenas ou milhares de quilômetros de distância e muitas vezes nos dá uma resposta instantânea ali! Ele não apenas conhece a situação porque está presente nela, mas também é capaz de trabalhar nela pelo Seu poder. Se Deus estivesse limitado à localização, Ele seria incapaz de fazer isso. 

Os últimos três atributos tornam-se reais para nós devido ao primeiro; a verdade absoluta de que Deus não pode mentir e de que não há erros, inverdades ou verdades parciais nas Escrituras que nos revelem quem Ele é. A verdade de Deus sobre Si mantém tudo unido! 

Deus nos dá acesso ao Seu trono, trabalha através de nossas orações e nos orienta sobre o que orar, porque Ele é um Pai que ama Seus filhos. O apóstolo Paulo descreve assim: “Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8:31-32). 

Deus se deleita em nossas orações porque Ele ama a companhia de Seus filhos e sua parceria na obra do Seu reino; à medida que lemos e estudamos a Bíblia, aprendemos qual é a vontade moral de Deus; e ao fazermos isso, devemos orar de acordo com o que é revelado. Só podemos ter certeza das coisas que estão especificamente expostas na palavra de Deus. É vital que você e eu conheçamos a Palavra de Deus para que nossas orações possam estar em harmonia com a verdade bíblica. 

Não há nada mecânico ou mágico na oração. Para ser eficaz, porém, a vontade do intercessor precisa estar alinhada com a vontade de Deus. Tal conformidade de vontades só ocorre quando o crente permanece em Cristo. 

A chave para a oração respondida é estar em comunhão tão próxima com Deus que pedimos as coisas que estão em Seu coração. Em outras palavras, assumimos Sua agenda com nossos pedidos e intercessão. O espírito da verdadeira oração é “seja feita a Tua vontade” (Mateus 6:10), onde Cristo modela a importância da submissão à vontade de Deus e de falar com Ele de uma forma que a reconheça. Orar pelo que Deus quer que aconteça é aceitar que Seu plano é certo e bom para todos. 

Pedimos a Deus que faça por nós, por meio de Cristo, o que não podemos fazer por nós mesmos. A oração é a admissão aberta de que sem Deus nada podemos fazer; e quando oramos, devemos nos afastar de nós mesmos e nos voltar para Deus com a confiança de que Ele nos dará a ajuda de que precisamos. Em suma, a oração é uma declaração da nossa dependência do Senhor e deve ser sempre oferecida em submissão à vontade de Deus. 

Pai, agradecemos por nos fornecer Sua Palavra para aumentar nossa fé. Não há ninguém como Você. Ajude-nos a aumentar nossa fé para interceder pelos outros por meio de orações centradas nas Escrituras, e pedimos isso em nome de Seu amado Filho, nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Amém. 

*******

AVISO LEGAL MVMP


Deixe um comentário

Categorias