Publicado por: mvmportugues | maio 22, 2024

TOMANDO DECISÕES SÁBIAS – Provérbios 16:3

Provérbios 16 vs 3 (P)

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. (Provérbios 16:3) 

A maioria de nós comete erros porque não sabemos a escolha ou a decisão certa a tomar. Não dizemos conscientemente: “Agora vou cometer um erro.” Em vez disso, tendemos a cometer erros por sermos descuidados em relação às necessidades ou desejos dos outros, por não fazermos as perguntas certas ou por não levarmos em consideração todos os fatores que são importantes a considerar. . . 

Quando buscamos a sabedoria de Deus, Ele nos leva a decisões que são corretas, justas, equitativas e boas, não apenas para nós pessoalmente, mas para todos os envolvidos. 

Jesus disse aos Seus discípulos: “Vocês podem pedir qualquer coisa em Meu nome, e eu o farei, para que o Filho glorifique o Pai” (João 14:13). O primeiro passo, portanto, deveria ser sempre trazer preocupações e necessidades diante de Deus em oração. É importante notar que o foco principal de Jesus não é atender aos nossos pedidos, mas glorificar o Pai. Se algum pedido não glorifica ao Pai, então não é digno de ser pedido em nome de Cristo e deve ser evitado. 

Paulo nos diz, “assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Há muita liberdade naquilo que pode glorificar a Deus uma vez que você está em Cristo, portanto, precisamos orar e pedir orientação na escolha do melhor de Deus para nós quando tomamos decisões. 

A Bíblia é a principal forma pela qual Deus fala conosco. O Espírito Santo pode despertar algo dentro de nós, Deus pode nos guiar com as circunstâncias, mas não há obra de Deus na vida de qualquer crente que não esteja em conformidade com a palavra revelada de Deus na Bíblia. Portanto, “não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). 

Aqueles de nós em Cristo, que Lhe colocaram as nossas decisões diárias, podem escolher com confiança, sabendo que parte da nossa liberdade é a garantia de que Deus não permitirá que nada impeça a Sua boa e perfeita vontade. 

Muitos de nós pensamos que cabe a nós decidirmos onde vamos estar daqui a cinco anos, ou mesmo que cabe a nós decidirmos exatamente o que vamos fazer amanhã, na próxima semana ou no próximo ano. 

Se reivindicarmos Jesus como nosso Senhor, então essas decisões cabem a Ele, não a nós. Podemos fazer planos, e somos sábios em fazê-los, mas nossos planos devem ser sempre o resultado de oração e feitos com total flexibilidade, pois se não for isso que Deus deseja que façamos, seremos rápidos em alterar nosso curso. 

Precisamos lembrar que as decisões precisam ser confiadas a Deus. Todos nós temos decisões diárias que devemos tomar. Somos falíveis e cometeremos erros ao longo do caminho, mas quando os baseamos em conselhos sábios e os entregamos a Deus, Ele os abençoará. E se tomarmos decisões erradas, Ele sabe como corrigi-las e redimir os nossos erros. 

O livro de Provérbios nos lembra repetidamente de buscar conselhos piedosos antes de decidir o que fazer. 

  • Sem uma liderança sábia, a nação cai; ter muitos conselheiros lhe dá segurança. (Provérbios 11:14)
  • O insensato pensa que sua conduta é correta, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos. (Provérbios 12:15)
  • O sábio pensa antes de agir; os tolos se gabam de sua insensatez. (Provérbios 13:16)
  • O prudente sabe para onde vai, mas os insensatos enganam a si mesmos. (Provérbios 14:8)
  • O ingênuo acredita em tudo que ouve; o prudente examina seus passos com cuidado. (Provérbios 14:15)
  • Planos fracassam onde não há conselho, mas têm êxito quando há muitos conselheiros. (Provérbios 15:22) 

Precisamos lembrar que o amor de Deus por nós é inesgotável e está além de qualquer forma de medição. Não pode ser multiplicado, adicionado, dividido ou subtraído… porque Ele estará ao nosso lado nos guiando, se confiarmos e obedecermos. 

*******

AVISO LEGAL MVMP


Deixe um comentário

Categorias