Publicado por: mvmportugues | maio 29, 2024

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO – João 16:7-15

João 16 vs 7-15

Jesus disse: Mas Eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que Eu vou. Se Eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se Eu for, Eu o enviarei. (João 16:7) 

Nos versículos 16:7-15, o apóstolo João escreve como o Espírito Santo capacitaria os apóstolos a testemunhar de Jesus e justificar Suas credenciais sobrenaturais perante o mundo (João 15:26-27). Eles também teriam um Advogado ao seu lado durante a perseguição, uma vez que o Espírito não seria apenas o seu Defensor, mas também os capacitaria a levar a cabo a sua mensagem. 

Os versículos seguintes revelam o tríplice papel do Espírito Santo: 

  • Ele acusaria aqueles que rejeitam a Cristo como Salvador
  • Ele convenceria as pessoas do padrão de aceitação diante de Deus
  • Ele condenaria o sistema de crenças de Satanás 

E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: As três coisas que o Espírito faria quando Ele viesse giram em torno da convicção. A convicção é um prelúdio para a salvação. 

“Convencer” significa expor fatos ou persuadir a verdade. O ministério do Espírito Santo é expor os perdidos ao evangelho. É preciso mais do que proclamar o evangelho para vir a Cristo; requer ação sobrenatural. 

O Espírito Santo desperta a consciência para acreditar no que é certo, mas também para provar que as pessoas são culpadas de violar as normas e padrões de Deus. A palavra grega para “convencer” implica mais do que repreensão; também inclui a ideia de construir um caso para o que é verdade. Portanto, a ideia de “convencer” significa que o Espírito tanto convence pessoalmente o mundo da sua culpa como o chama a abraçar Jesus como Salvador. 

A primeira área que o Espírito Santo convence é o “pecado” (singular). O Espírito Santo convencerá de um pecado, o pecado de não acreditar que Jesus é o Salvador (João 3:18). 

E os versículos 9 e 10 continuam revelando as implicações específicas das palavras “pecado,” “justiça” e “juízo.” A primeira é que as pessoas não acreditam em Jesus. 

O Espírito convencerá a pessoa do pecado, ou seja, da incredulidade (João 3:18). Não se refere aos pecados em geral, mas ao pecado único da rejeição de Cristo como Salvador. Jesus acabara de falar da culpa daqueles que rejeitam a Sua mensagem (João 15:22, 24). Este versículo afirma que as pessoas são culpadas porque se recusam a acreditar em Jesus e na Sua mensagem. O Espírito Santo testemunhará pessoalmente sobre isso (João 15:26). 

O mundo em geral ignora deliberadamente a sua necessidade de acreditar em Jesus. Por causa disso, é necessário o ministério sobrenatural do Espírito Santo para levá-los ao ponto de crer em Jesus como seu Salvador. 

Observe que a descrença em Jesus é o pecado singular que lança uma pessoa em uma eternidade sem Cristo. As pessoas não vêm a Deus estritamente por iniciativa própria; Deus os atrai para Si (João 6:44). Ele faz isso pela obra convincente do Espírito. O pecado da incredulidade é o pecado singular ou supremo que condena uma pessoa a uma eternidade sem Cristo. A convicção do Espírito sobre o mundo não é do pecado em geral, mas do pecado especial da rejeição de Jesus como Salvador. Nós O aceitamos, crendo que Ele nos salva de todo pecado.

A referência para crer no evangelho é discernir Deus em Cristo. O único pecado que pode afastar uma pessoa da comunhão com Deus é a incredulidade ou a rejeição de Jesus como seu Salvador pessoal. A crença é o único requisito para a salvação. 

O Espírito Santo convence o mundo de duas maneiras: 

  1. Ele assegura um veredicto de “culpado” ao produzir provas definitivas dessa culpa e mostra que não há desculpa para não acreditar.
  2. Ele os leva a um ponto de decisão negativa ou positiva em relação à mensagem do evangelho. 

A segunda área pela qual o Espírito Santo convence o mundo é a “justiça.” 

A justiça é o padrão para aceitação no céu, é a própria justiça de Deus, a qual é a justiça absoluta ou perfeita. Se Deus recebesse alguém em Sua presença, mesmo com um pecado passageiro, Ele comprometeria Seu próprio caráter. Ele seria inconsistente consigo mesmo. 

Portanto, a justiça de Deus é o padrão para ir para o céu. Este é o argumento de Romanos 3 até o capítulo 5. Quando as pessoas tentam agradar a Deus pela sua própria justiça, elas não conseguem aceitar a razão central pela qual Jesus veio; pagar pelo pecado e declarar a pessoa que crê nisso como justa, como Deus é justo. Por meio disso, Deus mantém consistência com Seu próprio caráter. Ele é “o justificador, declarando justo o pecador que crê em Jesus” (Romanos 3:26). 

Ao apresentar a Sua justiça ao Pai, Jesus reverteu o fracasso do homem em estar à altura da justiça de Deus e vindicou aqueles que vão para o céu com base na Sua justiça (Romanos 10:3; Filipenses 3:6-9; Tito 3:5). 

A ressurreição e a ascensão vindicaram a justiça de Cristo. O Pai justamente O acolheu de volta à Sua presença. O Pai não comprometeu a Sua justiça ao receber Aquele que levou os pecados do mundo. Esta foi a justificação do Pai para a obra de Jesus na terra. A ressurreição e a ascensão validaram a Sua oferta de salvação ao mundo a partir da perspectiva do Pai. A ascensão de Cristo declarou que a justiça estava disponível para qualquer pessoa que crê em Jesus. 

É papel do Espírito convencer o mundo de que Jesus atendeu a todas as exigências da justiça absoluta de Deus. Ele revelou esse ponto depois que a crucificação de Jesus pagou pelos pecados do mundo. 

O Pai aceitou a justiça de Cristo como base para qualquer pessoa que crê Nele entrar no céu. Visto que Deus é um ser absoluto e não finito, Ele só pode aceitar a justiça perfeita em Sua presença. Jesus estabeleceu a nossa justiça e declarou que aqueles que creem Nele são tão justos quanto Ele é justo. 

É o ministério do Espírito Santo convencer o mundo do padrão de Deus para entrar no céu – a justiça de Cristo. O Espírito apontaria para Cristo como o justo (Atos 3:14; 7:52; 1 João 2:1; 1 Pedro 3:18). 

Os judeus dos dias de Jesus eram “ignorantes da justiça de Deus” (Romanos 10:3). A justiça absoluta de Deus é uma categoria completamente diferente da justiça relativa do homem. Jesus atendeu a todas as exigências da perfeita justiça de Deus. 

A justiça separada de acreditar no que Jesus fez para pagar pelo pecado é completamente inadequada. Ninguém pode ser declarado justo sem que Deus o declare dessa forma. Somente o Espírito Santo pode levar as pessoas a compreenderem que elas não podem se tornar justas com Deus a não ser crendo que Jesus pagou o preço pelos seus pecados. 

A terceira dinâmica pela qual o Espírito Santo lida com o mundo é o “juízo.” O Espírito convence o mundo da sua responsabilidade de estar aliado àquele que tem um sistema de crenças diferente do de Deus.

Jesus derrotaria o diabo na cruz em poucas horas (João 12:31; Hebreus 2:14). A palavra “julgado” indica que Satanás será julgado no tribunal de Deus devido à cruz (1 João 3:8). Portanto, o maligno e aqueles que rejeitam Jesus estão sob o julgamento de Deus. Eles já estão julgados (João 3:18; 12:31; Hebreus 2:14). O mundo não precisa fazer nada para ser condenado; já está julgado (João 3:36). Precisamos compreender que tanto o mundo como o seu governante já estão condenados diante de Deus. 

O governante ou príncipe deste mundo está empenhado em tornar as pessoas espiritualmente cegas (2 Coríntios 4:3-4) e o mundo em geral passou a acreditar nas mentiras de Satanás sobre Jesus. Esta é uma questão de julgamento falso que se baseia em suposições erradas sobre a verdade. 

O julgamento do Espírito Santo não recai apenas sobre o mundo, mas sobre o próprio Satanás. Satanás e aqueles que o seguem estão condenados para sempre e não têm posição diante de Deus. 

À medida que continuamos, lemos que os apóstolos ainda precisavam de muito mais revelação da verdade, mas não estavam totalmente preparados para aceitar tudo o que Jesus tinha a dizer sobre o seu futuro imediato. 

No entanto, mesmo que os apóstolos não tivessem a capacidade de receber mais revelação neste momento, eles teriam essa capacidade quando o Espírito Santo viesse habitar permanentemente os crentes no dia de Pentecostes. 

Quando o Espírito da verdade vier, indica que o Espírito é uma pessoa. O Espírito Santo transmitiria a verdade e a revelação divina do Novo Testamento aos apóstolos; Ele também daria iluminação aos crentes na sua compreensão das Escrituras, uma vez que Ele viesse no dia de Pentecostes e depois disso. 

Deus em poucas semanas lançaria a igreja e deixaria de lado Israel como Sua forma de lidar com o mundo (Hebreus 1:1-2). Haveria uma nova verdade revelada no Novo Testamento que não havia sido revelada no Antigo Testamento (Efésios 3:2-5). 

Precisamos entender que o Espírito Santo não fala por iniciativa própria. Tudo o que Ele comunica vem da Trindade. O papel do Espírito Santo como guia não é independente da autoridade de Jesus (João 14:16; 15:26). O Espírito revela apenas o que ouve do Pai. Precisamos entender que as pessoas da Trindade são uma em sua unidade e propósito, mas também independentes de executar sua tarefa designada. Eles são um ser, uma essência, mas pessoas diferentes. 

Sem a orientação do Espírito Santo, os apóstolos ficariam totalmente confusos sobre os acontecimentos que ocorreriam dentro de algumas horas. O Espírito completaria a mensagem de Jesus quando Ele lançasse a igreja e revelasse o Novo Testamento. 

Sem orientação divina, os crentes são deixados a opções incompreensíveis sobre a verdade. O Espírito Santo completaria a revelação que começou com Jesus durante a era da igreja (João 14:26). Eventualmente, Ele completaria o cânon das Escrituras escrevendo o Novo Testamento. O Espírito iria “falar” e “dizer” aos apóstolos o que era necessário (2 Pedro 3:15). 

Os apóstolos finalmente veriam claramente o que significava a morte de nosso Senhor. O Espírito glorificaria especialmente Jesus quando Ele fosse crucificado e ressuscitasse em apenas algumas horas. Haveria esclarecimentos para os seguidores de Jesus que ninguém sabia durante Sua vida na Terra, uma vez que o Espírito Santo revelaria tudo o que os apóstolos precisavam saber sobre Jesus; Ele deixaria isso claro para eles. Eles entenderiam as implicações de Sua obra na cruz. Isto seria especialmente visto quando o Espírito revelou as epístolas aos apóstolos. 

É missão do Espírito Santo tornar essas verdades reais para o ouvinte. Jesus Cristo é o centro da revelação; aponta para Ele e atinge seu clímax Nele (Hebreus 1:1-4). 

Por favor, entenda que aqueles que transmitem a mensagem, não podem convencer as pessoas da sua necessidade de Jesus; isso é estritamente o ministério do Espírito Santo. O homem não pode avançar em direção a Deus sem a iniciativa do Espírito para fazê-lo. Ninguém pode tomar consciência da sua necessidade eterna sem a obra do Espírito. A primeira e mais importante responsabilidade recai sobre Deus nesse assunto. Requer o ministério sobrenatural do Espírito Santo para fazer isso. A vontade humana, independente da vontade de Deus, é impotente, incapaz, inadequada e inepta, nos seus próprios termos, de ter fé em Jesus. É importante reconhecer a impotência da vontade humana sem a obra de Deus. 

A Trindade colabora na doutrina da revelação. O que o Pai tem, o Filho tem (João 17:10). O Espírito Santo revelaria ambas as coisas do Pai e do Filho e o Novo Testamento completaria o cânon das Escrituras. Amém! 

*******

AVISO LEGAL MVMP


Deixe um comentário

Categorias