Publicado por: mvmportugues | fevereiro 23, 2022

O QUE FAZER QUANDO PROVAS SURGEM? – Êxodo 2:11-25

Exodo 2 vs 11-25 (P)

“Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também um egípcio espancar um dos hebreus. Correu o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia. No dia seguinte saiu e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: “Por que você está espancando o seu companheiro?” O homem respondeu: “Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio?” Moisés teve medo e pensou: “Com certeza tudo já foi descoberto!…” (Êxodo 2:11-25)

Sempre que as provas surjam, há dois modos de responder, pelo caminho de Deus ou pelo nosso caminho. Na passagem de hoje, vemos o que aconteceu quando Moisés tomou as decisões em suas próprias mãos. Embora seus motivos fossem aliviar o sofrimento de seu povo, seu método estava errado. Por quê? 

  • Moisés se concentrou no que estava acontecendo em vez de no Senhor. Quantas vezes fazemos a mesma coisa? Quando a injustiça de uma situação agarra nossa atenção, podemos perder de vista o que devemos fazer e esquecer de orar e deixá-lo nas mãos de Deus. 
  • Ele invocou sua própria força e compreensão. Quando um problema nos confronta, a resposta mais natural é fazer o que pudermos para acertar as coisas. Nosso caminho pode parecer tão lógico na época, mas não realizará os propósitos de Deus. 
  • Ele agiu imprudentemente em vez de esperar no Senhor. Se uma situação parece urgente, reparando o problema o mais rápido possível torna-se facilmente a nossa principal prioridade e, em seguida, vem o arrependimento de nossa impulsividade. 

Em algum momento, todos agimos de maneira semelhante e sofremos as conseqüências da autoconfiança. Mas Deus não rejeitou Moisés ou cancelou Seus planos para ele. Em vez disso, o Senhor refinou sua personagem através de provações e deu-lhe outra chance. Você não acha que nosso Pai amoroso fará o mesmo por nós? 

Em situações difíceis, muitas vezes somos tentados a confiar em nossa própria lógica e força, em vez de confiar em nosso Pai celestial; esquecendo que o caminho de Deus é sempre melhor. 

Quando experimentamos um julgamento, precisamos escolher, por fé, confiar em Deus. Essa escolha nos ajudará a ser mais objetivos e, consequentemente, mais alertas para as razões pelas quais Deus pode ter permitido que o julgamento ocorresse. Ao lidarmos com as dificuldades, devemos lembrar as seguintes verdades: 

  • Ganhar conhecimento íntimo de Cristo excede o valor de ganhar qualquer outra coisa (Filipenses 3:8).
  • Desenvolver um caráter forte é mais importante do que fazer as coisas da nossa maneira (Hebreus 5:8).
  • Demonstrar o autocontrole é mais louvável do que dominar os outros (Provérbios 25:28).
  • Tesouros eternos são mais valiosos que as riquezas terrenas (Mateus 19:21). 

Enquanto Deus fielmente derrama Sua graça sobre nós no meio de cada prova, podemos suportar dificuldades e superar o inimigo na força de Deus (2 Crônicas 20:15). 

As Escrituras revelam que há grandes recompensas por responder a provas com graça; aqui estão apenas alguns delas: 

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu” (Romanos 5:1-5). 

“Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a Sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria” (1 Pedro 4:12-13). 

“Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês” (Mateus 5:11-12). 

“Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com Ele, com Ele também viveremos; se perseveramos, com Ele também reinaremos. Se O negamos, Ele também nos negará; se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode negar-se a Si mesmo” (2 Timóteo 2:11-13). 

Deus assegurou-nos que Ele não nos permitirá ser atacado com provas ou tentações que são demasiado insuportável para nós enfrentar. Ele nos concederá graça a ser vencedores. Em 1 Coríntios 10:12-13, o apóstolo Paulo nos exorta com estas palavras: “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” 

Deus promete dar uma bênção àqueles que recompensam o mal com o bem. Embora não possamos prever ou descrever totalmente essa bênção, sabemos que incluirá o poder do amor genuíno. “Por fim, tenham todos o mesmo modo de pensar. Sejam cheios de compaixão uns pelos outros. Amem uns aos outros como irmãos. Mostrem misericórdia e humildade. Não retribuam mal por mal, nem insulto com insulto. Ao contrário, retribuam com uma bênção. Foi para isso que vocês foram chamados, e a bênção lhes será concedida” (1 Pedro 3:8-9). 

Se alguém reagir a uma pessoa que os ofenda e se torne amarga em relação a ela, eles se colocam em uma prisão emocional. A amargura controlará nossa vida, nossas emoções e nossa saúde. Para ser libertado dessa prisão, devemos perdoar e deixar Deus lidar com o julgamento final. 

A Escritura oferece muitos exemplos daqueles que perdoaram seus infratores, incluindo Jó (Jó 42:10), Jesus (Lucas 23:34) e Estêvão (Atos 7:59-60). 

Então, o que fazemos quando as provas surgem, pedimos a Deus por sabedoria e discernimento e colocamos o fardo em Suas mãos lembrando o que Tiago 1:5 diz: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” 

*******

AVISO LEGAL MVMP


Deixe um comentário

Categorias