Publicado por: mvmportugues | junho 22, 2016

VOCÊ ESTÁ ENSINANDO AO SEUS FILHOS SOBRE JESUS? – João 3:16

Você está ensinado aos seus filhos sobre Jesus

Jesus ensinou que o maior mandamento é: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.” (Mateus 22:37) 

Este mandamento foi dado por Deus a Moisés no Antigo Testamento. 

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.(Deuteronômio 6:5-9) 

Pais precisam entender que, contrariamente à crença popular, o LAR – e não a igreja – tem a responsabilidade principal de ensinar as crianças sobre a Bíblia; e que Deus nos criou para ter um relacionamento com Ele. 

Deus criou o ser humano para ser Seus filhos; portanto, nós nunca seremos normais até que aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal, para que possamos nos tornar filhos de Deus. 

Muitos pais podem sentir-se sobrecarregados pela responsabilidade de treinar seus filhos porque eles próprios não estão tomando o tempo para ter um relacionamento com Deus e estudar a Sua Palavra diariamente. 

A Bíblia fornece aos pais não somente conselhos confiáveis sobre como estudar e aprender, mas também orientação prática sobre como ensinar seus filhos. Como os versos bíblicos acima (Deuteronômio 6:5-9) indicam, é vital que os pais tomem tempo cada dia para ensinar e falar de Deus aos seus filhos. 

A Bíblia é o manual de Deus para a vida e nos dá instruções básicas antes de deixar esta terra. 

Uma vez que o nosso tempo termina, vamos passar a eternidade com o nosso Salvador ou a eternidade no inferno, à parte Dele. A escolha é nossa, mas precisamos dar a todos a oportunidade de ouvir, aprender e escolher; porque a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. (Romanos 10:17) 

Aqui estão algumas sugestões para pais ensinar seus filhos a respeito de Deus. 

  • Por exemplo, ilustre lições da criação aos seus filhos. O apóstolo Paulo escreveu: “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis.” (Romanos 1:20)

A criação de Deus nos ensina que Ele existe porque Deus deixou Sua marca por cima de toda a Sua criação.

Através da criação, Deus apontou o caminho para aqueles que desejam saber mais sobre o todo-sábio, todo-poderoso e misericordioso Deus, que merece ser amado e adorado acima de tudo.

Porque Deus deu esta revelação de Si mesmo até os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. (Salmo 19:1)

A criação é como um convite permanente de buscar o Deus de glória e de querer saber mais sobre Ele. Qualquer pessoa que não aceita este convite é indesculpável diante Dele. 

  • Pais podem fazer muita coisa para ajudar seus filhos ver a Deus, como chamando a atenção para as obras criativas de Deus e, em seguida, ajudando os seus filhos a discernir que qualidades de Deus essas criações revelam. 

Ao ensinar seus discípulos Jesus usou este exemplo. Ele disse: “Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6:26)

Jesus mostrou como Deus provê para as aves e enfatizou o quanto mais Ele ama Seus filhos. 

O Rei Salomão, que foi dado muita sabedoria por Deus ensinou sobre como definir objetivos de valor e, em seguida como usar os nossos talentos dados por Deus para alcançá-los. Falando sobre a formiga e quão sabia ela é, ele disse: Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. (Provérbios 6:7-8) 

Como pai, você pode fazer perguntas para suas crianças para agitar o seu interesse sobre a criação de Deus. Por exemplo, você pode se concentrar em uma lagarta e perguntar-lhes “quem você acha que deu para essa lagarta todas essas pernas? 

Você também pode mostrar-lhes que a lagarta é curta, gordinha e que não tem asas. Mas através de passar por uma transformação incrível, chamada “metamorfose”, ela se torna em uma bela borboleta. Quem fez isso acontecer? 

O importante é começar a ensinar uma criança enquanto elas são jovens. O companheiro missionário do apóstolo Paulo Timothy tinha sido ensinado “desde a infância” por sua mãe e sua avó que leiam as escrituras para ele todos os dias; que fizeram Timoteo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Elas também ajudaram ele raciocinar sobre as verdades da Palavra de Deus. (2 Timóteo 1:5; 3:14-15) 

Pais podem, com a ajuda do Espírito Santo imitar o ensino eficaz de Jesus. Você pode estar se perguntando. E se meus filhos exibem uma atitude ruim ou são lentos para aprender alguma lição valiosa da Bíblia? Considere o modo como Jesus tratou com os apóstolos. Eles às vezes argumentavam amargamente entre si e eram lentos para aprender os benefícios de ser humilde. No entanto, Jesus se manteve paciente e repetidamente falou sobre a necessidade da humildade (Marcos 9:33-34; Lucas 9:46-48). Os pais que imitam Jesus pacientemente corrigem seus filhos e, se necessário, irão repetir a mesma lição até que as crianças compreenderem plenamente a sua importância. 

Pais precisam ensinar pelo exemplo, e seria bom ler o conselho que o apóstolo Paulo deu aos cristãos que viviam em Roma. Para eles, ele escreveu: “Você ensina aos outros. Por que então não ensina a você mesmo? Você diz aos outros que não se deve roubar. Por que então você rouba?” (Romanos 2:21). Tenho certeza que você já ouviu o ditado – faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. 

Lembre-se, as crianças são muito mais impressionadas com o que os pais fazem do que pelo que eles dizem. Na verdade, os pais que praticam o que pregam são mais propensos a ter filhos que ouvem o que seus pais ensinam. 

Você ama o seu filho? Tenho certeza de que você o ama, então você está ensinando ao seu filho que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16) 

Que, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para salvar o mundo através dele. (João 3:17) 

Se você ensinar a seu filho sobre Jesus e ele acredita Nele ele não será condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18) 

É a sua responsabilidade como pai para introduzir o seu filho a Jesus e cabe a ele para aceitá-lo ou não. 

Aqui estão alguns links úteis que você pode usar para começar a ensinar seus filhos sobre Deus e Sua Santa Palavra. 

https://ccyeshuaemportugues.wordpress.com/historias-de-biblia/ 

https://ccyeshuaemportugues.wordpress.com/estudos-biblicos/


Deixe um comentário

Categorias