Publicado por: mvmportugues | março 19, 2012

ANDEMOS PELO ESPÍRITO – Gálatas 5:25

“Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” (Gálatas 5:25).

Como cristãos, o nosso desejo é de “ser cheio do Espírito” (Efésios 5:18), porque o Espírito Santo é, de fato, a vida de cada verdadeiro crente. É somente através Dele que temos acesso em oração ao Pai (Efésios 2:18).  Quando adoramos a Deus é necessário que o adoremos “em espírito e em verdade” (João 4:24).

A partir do momento que recebemos a Cristo, vivemos pelo Espírito, e Ele está sempre conosco, para guiar os nossos passos, para dar testemunho para nosso espírito e para deixar-nos saber que pertencemos a Deus. O Espíritu ilumina nosso entendimento, e, quando necessário, Ele confronta e nos corrige quando saimos de Sua vontade.

Viver pelo Espírito implica a obediência ativa à Sua direção: “Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.” (Gálatas 5:16-17)

Romanos 8:13-14 nos diz: “Porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.”

Quando vivemos pelo Espírito e andamos pelo Espírito e deixamos que o Espírito nos guie, será para obter mais e mais de Cristo, pois Ele incendiará em nossos corações mais amor para o Salvador, e teremos um interesse mais profundo no trabalho do nosso Redentor. O resultado será que vamos dar menos importância para o mundo e desenvolveremos um maior amor para Jesus e nos concentraremos apenas no que é santo e puro. Precisamos lembrar que a que a luz dissipa as trevas, o amor expele o ódio e a santidade remove o pecado. 

A oração e o estudo bíblico são essenciais para ajudar o crente nascido de novo para discernir a direção do Espírito Santo daqueles de espíritos enganadores. “Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4:1).

Quando colocamos nossa fé em Jesus como nosso Salvador, Seu Espíritu vem morar dentro de nós. Então, Ele trabalha para transformar-nos, substituindo o nosso egoísmo com a semelhança de Cristo. À medida que crescemos na graça e no conhecimento de Deus, nossos pensamentos, palavras e ações se tornam mais como as do nosso Senhor.

Andar significa que devemos estar em comunhão com o Espírito Santo. Isto significa uma caminhada disciplinada nas coisas de Deus. Assim como uma árvore natural necessita bom solo, alimento certo, poda cuidadosa, uma quantidade de chuva e sol, a fim de dar bons frutos – o mesmo acontece em nossas vidas. Recebemos nossa alimentação pela oração, estudo da Bíblia e comunhão. Recebemos poda cuidadosa de Deus através da Sua Palavra. Necessitamos momentos de provação e bênção a fim de que o fruto do Espírito pode ser visto em nossas vidas. Se estamos evidenciando falta do fruto do Espírito em nossa vida isto mostra que não estamos caminhando pelo Espírito.

Deus está interessado em cada parte de nossas vidas, portanto, é preciso apresentar todos os aspectos de nossas vidas a Ele; o emocional, o físico, o social, o intelectual e o profissional. Não é suficiente dizer que nascemos de novo, porque, se somos verdadeiramente salvos, nós queremos viver a vida pelo Espírito. O Espírito que nos ressuscitou dos mortos também nos dirige à semelhança de Cristo, enquanto caminhamos em sincronia com Ele. Precisamos deixar que nossa vida seja conformada à direção e capacitação do Espírito.

Devemos caminhar pelo Espírito. Isto significa contar com o Ajudador para produzir fruto espiritual em nossas vidas. Quando cristãos exibem caracteristicas de Cristo no dia-a-dia, nós nos tornamos maduros e permanecemos livres da escravidão do pecado, e estamos livres para fazer o que fomos criados para fazer – produzir muito fruto. “Eu sou a videira e vocês são os galhos. Aquele que continuar em Mim e Eu nele, dará muitos frutos, porque sem Mim vocês não podem fazer nada.” (João 15:5) 

“Andar pelo Espírito” significa seguir Sua liderança a cada momento do dia, permitindo Seu poder em nossa vida e o resultado desta caminhada será o “fruto do Espírito” que iremos produzir. Por essa razão, devemos confiar no poder e promessa do Espírito para nos dar capacitação se obedientemente vivemos e andamos pelo Espírito.


Respostas

  1. A Paz do Senhor Jesus!

    Mensagens maravilhosas. Coloquei na tela do meu computador.

  2. Maravilhoso !!! Deus abençoe a sua vida e o seu Ministério

  3. gostei do blog. Deus abençõe . roberto justo

    • Obrigado Roberto, tudo para a gloria de Deus. Bençãos para você também.

  4. Maravilhoso. Abrangente e de facil entendimento.
    Obrigada

    Adoraria ter uma Biblia de estudos semelhante.

    • Obrigada Franciola. Estamos sempre prontos para ajudar a entender. Bênçãos do Senhor para você.


Deixe um comentário

Categorias