Publicado por: mvmportugues | março 31, 2021

TOMANDO A CRUZ DIARIAMENTE – Lucas 9:23-24

Christian cross with bright sun and clouds background

E dizia a todos: Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de Mim, perder a sua vida a salvará. (Lucas 9:23-24) 

Um compromisso com Cristo significa tomar nossa cruz diariamente, desistindo de nossos sonhos, posses e até mesmo de nossa própria vida pela causa de Cristo, se isso for exigido de nós. Somente se estivermos dispostos a tomar nossa cruz, poderemos ser chamados de Seu discípulo, como Jesus disse pessoalmente: “E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser Meu discípulo” (Lucas 14:27). Como vemos, Jesus deixou claro que apenas os portadores da cruz podem ser Seus discípulos. 

Seguir a Jesus é fácil quando a vida corre bem, no entanto, nosso verdadeiro compromisso com Ele é revelado durante as provações. Jesus nos garantiu que as provações virão para Seus seguidores (João 16:33). Precisamos entender que o discipulado exige sacrifício e que Jesus nunca escondeu esse custo. 

Em Lucas 9:57-62, há um relato de pessoas que pareciam dispostas a seguir Jesus. Quando Jesus os questionou mais, seu compromisso foi indiferente, na melhor das hipóteses. Eles falharam em calcular o custo de segui-Lo. Ninguém estava disposto a pegar sua cruz e cada um tinha uma desculpa diferente. 

Considere essas coisas se você acredita que está pronto para pegar a cruz e seguir Jesus. Você está disposto a seguir Jesus se?

  • Significa perder alguns de seus amigos mais próximos?
  • Significa estar alienado de sua família?
  • Significa perder seu emprego?
  • Significa ser perseguido?
  • Significa perder sua vida? 

Seguir Jesus não significa necessariamente que todas essas coisas acontecerão para você; mas você está disposto a tomar sua cruz e seguir Jesus? 

Se chegar a um ponto em sua vida em que você se depara com uma escolha, como você a fará? 

“Pegue sua cruz diariamente e siga-Me” significa que podemos enfrentar a morte real por causa de Jesus, mas também significa que devemos “morrer para nós mesmos,” significando um chamado à entrega absoluta. Embora a chamada seja difícil, as recompensas são fora deste mundo. “Porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de Mim achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mateus 16:25-26). 

Para esclarecer ainda mais o que é um discípulo, é alguém que colocou sua fé no Senhor Jesus Cristo. Um cristão que nasceu de novo pelo poder do Espírito Santo (João 3:3) e, portanto, “pertence a Cristo” e é diariamente transformado à imagem de seu Mestre (2 Coríntios 3:18). 

Um verdadeiro discípulo é um estudante da Palavra; ele calculou o custo e comprometeu totalmente sua vida a seguir Jesus. Ele aceita o chamado ao sacrifício e segue onde quer que o Senhor o leve. O discípulo cristão adere completamente ao ensino de Jesus, faz de Cristo sua prioridade número um, e vive por esse motivo. 

E, porque um verdadeiro cristão nascido de novo ama a Cristo, ele também será um discípulo obediente (João 14:15). Paulo descreve a realidade de ser um discípulo cristão afirmando: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20). 

O discípulo segue Jesus, nos bons e nos maus momentos, sabendo que Cristo está com ele e que recompensará cada um de nós a Seu tempo. Mas o discipulado não envolve apenas obedecer e segui-Lo, mas também significa que nosso objetivo é discipular outros como Ele nos ordenou na Grande Comissão. 

Jesus foi bastante explícito sobre o custo de segui-Lo. O discipulado requer uma vida totalmente comprometida: “Qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser Meu discípulo” (Lucas 14:33). 

Então como vemos, a abnegação e o sacrifício pelo amor de Cristo são esperados e são tão importantes que esse mandamento está registrado em Mateus 16:24-25; Marcos 8:34-35; Lucas 9:23-25; Mateus 10:38 e Lucas 14:27. 

Portanto, como verdadeiro discípulo de Cristo, renunciamos a si mesmo como o centro da existência, o que vai contra a inclinação natural da vontade humana, e reconhecemos Jesus Cristo como nosso novo, verdadeiro e centro único. Significa reconhecer que o velho eu está morto e a nova vida agora está escondida com Cristo em Deus, de modo que quando Cristo, que é a nossa nova vida, for manifestado, então nós também apareceremos com Ele em glória (Colossenses 3:3-4 ) 

*******

AVISO LEGAL MVMP


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: