Publicado por: mvmportugues | setembro 23, 2020

ENCONTRANDO FAVOR NOS OLHOS DO SENHOR – Gênesis 6:5-8

O Senhor observou quanto havia aumentado a perversidade dos seres humanos na terra e viu que todos os seus pensamentos e seus propósitos eram sempre inteiramente maus. E o Senhor se arrependeu de tê-los criado e colocado na terra. Isso lhe causou imensa tristeza. O Senhor disse: “Eliminarei da face da terra esta raça humana que criei. Sim, e também destruirei todos os seres vivos: as pessoas, os grandes animais, os animais que rastejam pelo chão e até as aves do céu. Arrependo-me de tê-los criado.” Noé, porém, encontrou favor diante do Senhor. (Gênesis 6:5-8) 

De acordo com esse relato bíblico, o mundo antigo estava tão cheio de perversidade e maldade, que Deus se arrependeu e lamentou ter feito a humanidade. Por isso, Ele decidiu eliminar todas as criaturas vivas na terra. Mas no meio de toda a corrupção, Noé “encontrou favor diante do Senhor” e foi resgatado da destruição do dilúvio. 

Nosso mundo hoje também está cheio de pecado e corrupção e, como cristãos, somos chamados a andar como Noé caminhou, no favor de Deus. 

O favor de Deus pode ser explicado como “evidência tangível de que uma pessoa tem a aprovação do Senhor.” Quando favorecemos alguém, queremos estar com eles. Da mesma forma, Deus mostra favor para aqueles que O honram e se deleitam Nele. Isaías 66:2 diz: “A este Eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra.” 

Como vemos, o favor de Deus é expresso por Sua aprovação, aceitação, apoio, provisão, poder e alegria. Isso é o que Ele mostrou a Noé e também a Maria, a mãe de Jesus, quando “O anjo apareceu a ela e lhe disse: “Alegre-se, mulher favorecida! O Senhor está com você!” (Lucas 1:28); e é também o que Ele manifestou a todos os que foram salvos por Jesus Cristo. 

O favor de Deus foi derramado sobre nós na salvação quando nossos pecados foram perdoados, e é ainda mais demonstrado pela presença de Seu Espírito Santo que nos sela como Seus filhos. Seu favor é um fato, e também é algo que podemos experimentar diariamente à medida que caminhamos nele. 

Após a salvação, devemos ver a evidência do favor de Deus operando em nossa conversa, caráter e conduta enquanto caminhamos na plenitude do Seu Espírito. Nosso estilo de vida e hábitos devem indicar aos que estão ao nosso redor que temos o favor de Deus. Em vez de nos preocuparmos com as circunstâncias de nossa vida, podemos ter confiança em Sua presença conosco e em Sua fidelidade em responder às nossas orações. 

Outra evidência do favor de Deus é Sua disposição de se comunicar conosco; e por sua vez, nossa disposição de aprender a ouvi-Lo e obedecer à Sua vontade. Uma das primeiras lições que aprendemos quando crianças foi ouvir nossos pais, e isso é exatamente o que precisamos fazer em nosso relacionamento com nosso Pai celestial. Portanto, se tudo o que fizermos for falar com Ele em oração, sem ouvi-Lo, não saberemos Sua vontade para nós. 

Se dermos tempo para ouvi-Lo, Deus nos fará essas promessas conforme escritas pelo salmista no Salmo 32:8.

  • Eu o instruirei e o ensinarei.” O Senhor nos dá uma visão e compreensão de Sua Palavra para que saibamos como viver nossas vidas diárias.
  •  “No caminho que você deve seguir.” Não sabemos o que o dia reserva, mas Deus sabe, e Ele nos guiará ao longo do dia.
  • Eu o aconselharei e cuidarei de você.” Todos os dias tomamos decisões e encontramos situações que nos desafiam porque não sabemos o que fazer. O que precisamos é de orientação pessoal do Senhor, e Ele será fiel em provê-la se ouvirmos. Porque Ele nos ama e deseja que obedeçamos à Sua vontade, Deus continuamente nos dá conselhos por meio de Seu Espírito Santo, que é nosso guia interno. 

O Senhor não nos salva e nos deixa fazer o melhor que podemos, Ele deseja se comunicar conosco se ouvirmos. No entanto, ouvir a Deus exige nosso tempo e atenção. O Espírito Santo que dirigiu e guiou os apóstolos é o mesmo que habita em nós e nos guia. Nós somos tremendamente abençoados, mas muitas vezes não temos tempo para ouvi-Lo. Quando nossa mente está tão ocupada com outras preocupações, é impossível ouvi-Lo. Precisamos entender, entretanto, que não há nada mais importante do que reservar um tempo para que possamos ouvir Sua voz e operar sob Seu controle. 

Quando temos o favor do Senhor, descansamos em serena confiança de que estamos dentro do plano de Deus e pedimos a Ele: “Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração  inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome” (Salmo 86:11). 

Ficamos cientes de que Ele está ao nosso lado o tempo todo (Isaías 41:10; Mateus 28:20); e caminhamos com Deus como com nosso amigo mais próximo, e começamos a ver e apreciar as pequenas bênçãos que Deus fornece para nossa alegria, porque o favor de Deus pode ser sentido em nosso espírito. 

Ao olhar para si mesmo, você está caminhando no favor de Deus? Em caso afirmativo, qual é a evidência do favor de Deus em sua vida? 

Se você é realmente um filho de Deus e um crente nascido de novo, você não tem nada a temer, “pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa” (Isaías 41:10). 

Encontrando o favor do Senhor mantém nossa vida e pensamentos puros porque desejamos agradá-Lo mais do que a nós mesmos. Aqueles que são favorecidos por Deus sabem que Deus está com eles e que nada pode acontecer a eles sem Seu bom propósito (Romanos 8:28); e que Seus ouvidos estão atentos ao seu clamor (Salmo 34:15). 

Se você deseja encontrar e desfrutar do favor de Deus e não é um crente, de uma espiada no PLANO DE SALVAÇÃO.

*******


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: