Publicado por: mvmportugues | agosto 26, 2020

O QUE SIGNIFICA VIVER UMA VIDA DIGNA DO CHAMADO QUE VOCÊ RECEBEU? – Efésios 4:1

Paulo escreve, “como prisioneiro no Senhor, suplico-lhes que vivam de modo digno do chamado que receberam.” (Efésios 4:1)

Como vemos, a partir deste versículo e dos versículos seguintes, um chamado se refere ao nosso chamado como crentes, não nosso chamado para um ministério específico. 

“À igreja de Deus em Corinto, àqueles que Ele santificou por meio de Cristo Jesus. Vocês foram chamados por Deus para ser seu povo santo junto com todos que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1 Coríntios 1:2 ). 

“Oro para que seu coração seja iluminado, a fim de que compreendam a esperança concedida àqueles que Ele chamou e a rica e gloriosa herança que Ele deu a Seu povo santo” (Efésios 1:18). 

“Pois há um só corpo e um só Espírito, assim como vocês foram chamados para uma só esperança” (Efésios 4:4). 

“Assim, continuamos a orar por vocês, pedindo a nosso Deus que os capacite a ter uma vida digna de Seu chamado…” (2 Tessalonicenses 1:11). 

“Ele nos salvou e nos chamou para uma vida santa – não por causa de qualquer coisa que tenhamos feito, mas por causa da Sua própria determinação e graça” (2 Timóteo 1:9). 

Nosso chamado é amar a Deus, amar os outros, obedecer a Deus e cuidar dos outros. Precisamos entender que o chamado é “de Deus” e é irrevogável (Romanos 11:29). Somos chamados “pela Sua graça” (Gálatas 1:15) e “pela graça de Cristo” (Gálatas 1:6). 

Somos chamados “das trevas” e “para a Sua luz maravilhosa” (1 Pedro 2:9). Além disso, somos “chamados a ser santos” (Romanos 1:7). Nós somos “participantes do chamado celestial” (Hebreus 3:1) e, em resposta, devemos prossigir para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3:14). 

“Viver uma vida digna” refere-se à conduta piedosa diária de nossa vida. 

Paulo também encoraja os crentes colossenses, orando com Timóteo para que eles “sempre honrem e agradem ao Senhor, dando todo tipo de bom fruto e aprendendo a conhecer a Deus cada vez mais. Oramos também para que sejam fortalecidos com o poder glorioso de Deus, a fim de que tenham toda a perseverança e paciência de que necessitam. Que sejam cheios de alegria e sempre deem graças ao Pai. Ele os capacitou para participarem da herança que pertence ao seu povo santo, aqueles que vivem na luz” (Colossenses 1:10-12). 

Ser digno significa que nossas ações devem corresponder às nossas palavras e que nossa aparência externa deve corresponder às nossas convicções internas. “Viver uma vida digna” de nosso chamado significa cumprir esse chamado; vivendo de uma maneira que honra a Deus em tudo o que pensamos, dizemos e fazemos. 

Paulo está exortando os crentes a viverem suas vidas para provar que pertencem a Cristo. Devem manter fidelidade a Cristo e viver com integridade. Os verdadeiros crentes irão mostrar o fruto do Espírito que vive neles (João 14:17; Gálatas 5:22-23). Suas vidas diárias refletem sua posição em Cristo e o caráter de Cristo.

Fomos chamados das trevas para a luz (Atos 26:18), da escravidão do pecado para a liberdade (Romanos 6:16-18) e do reino de Satanás para o reino de Deus (1 Coríntios 1:9 ; Colossenses 1:13). 

Os escritores do Novo Testamento mencionam muitas coisas para as quais somos chamados. Somos “chamados a ter comunhão com Seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor” (1 Coríntios 1:9). Somos “chamados para a liberdade” (Gálatas 5:13). Somos chamados “para Si por meio de Sua glória e excelência” (2 Pedro 1:3), até mesmo “para participarem de Sua glória eterna por meio de Cristo Jesus” (1 Pedro 5:10), pois somos “chamados filhos de Deus” (1 João 3:1). 

Em resumo, tornar o chamado e a eleição de alguém seguros é viver a vida cristã no poder do Espírito Santo. É fazer mais do que simplesmente prestar serviço labial a Cristo. Aqueles que professam a salvação, mas nunca crescem em sua caminhada com Deus, sofrerão uma falta de segurança, sempre se perguntando se estão realmente salvos ou não. Por outro lado, aqueles que crescem cada vez mais como Cristo terão a certeza de sua chamada. Eles saberão que têm vida eterna (1 João 5:13); e serão testemunhos vivos do poder de Deus para mudar vidas. 

*******

FOTO DE FUNDO POR

http://www.swordofthespirit.net/bulwark/man-walking-toward-cross-by-carden.jpg


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: