Publicado por: mvmportugues | julho 22, 2020

COMO SUPERAR O MEDO E A ANSIEDADE – 2 Timóteo 1:7

“Porque Deus não nos deu o espírito de medo; mas de poder, de amor e de uma mente sã.” (2 Timóteo 1:7) 

Embora gostaríamos de pensar que somos responsáveis ​​por nossas vidas, na realidade, não sabemos o que o próximo dia pode trazer, muito menos o próximo mês ou ano. A vida está cheia de incertezas, mas se focarmos nas piores possibilidades, viveremos em um estado constante de estresse, medo e ansiedade. Não é isso que o Senhor pretende para nós. Seu desejo é de nos encher com Sua paz, uma paz que não é terrena, mas que vai além de nossas circunstâncias (João 14:27). 

Precisamos entender, no entanto, que quando Deus é negligenciado e o crente tenta viver sem a fonte de sua salvação eles perdem a comunhão com Ele. E uma vez que começamos a abandonar Deus torna-se cada vez mais difícil sentir Sua presença e começamos a sentir medo e solidão. 

Infelizmente, muitos crentes professos estão negligenciando Deus e é por isso que muitos deles são fracos, incapazes de raciocinar e não conseguem lidar com situações que enfrentam. O antídoto para isso é ficar sozinho com Deus. 

Jesus sempre encontrou um lugar solitário para conversar com Seu Pai; e todos os homens fiéis de Deus tomaram tempo para ficar a sós com Deus buscando Sua direção. Se queremos ser fortalecidos pelo Senhor, precisamos reservar um tempo para Ele e pedir orientação e ajuda. A Bíblia nos diz que: “Você não tem porque não pede a Deus” (Tiago 4:2). 

Às vezes, as pessoas dizem que confiam em Deus, mas suas ações provam o contrário. Medo e ansiedade são as ferramentas do inimigo. A Bíblia diz: “Porque Deus não nos deu o espírito de medo; mas de poder, de amor e de mente sã ” (2 Timóteo 1:7). 

Quando pensamentos ansiosos surgem, temos duas opções. Podemos concentrar-nos neles ou trazê-los a Deus e ser vitoriosos como o salmista: “Busquei o Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores” (Salmo 34:4). 

Paulo deu à igreja em Filipos um antídoto para a ansiedade quando lhes disse: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7). 

Quando o medo e a ansiedade sobre o nosso futuro começam a nos assustar, precisamos olhar para os exemplos surpreendentes que a Bíblia fornece do resgate de Deus. Assim como Moisés, muito do que ele experimentou foi imprevisível. Depois que Moisés escapou do Egito, ele viveu como pastor no deserto por 40 anos, isto depois de ter sido criado na casa do faraó, e agora estava sendo usado por Deus para resgatar os filhos de Israel da escravidão no Egito. Como ele fez isso? Hebreus 11:27 diz: “Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.” 

A chave para enfrentar um futuro incerto é ter um relacionamento com nosso Pai celestial, confiando no Senhor. 

Todo verdadeiro crente tem um relacionamento pessoal com Jesus Cristo como Senhor e Salvador, e esse relacionamento inclui comunhão íntima com Cristo por meio de oração, louvor e meditação. Quando Jesus prometeu “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:20), Ele estava falando com todos aqueles através dos tempos que depositariam sua fé Nele. 

Quando nossos corações são puros através da confissão de pecados e um estilo de vida de obediência, nossa consciência está clara e nossa mente está espiritualmente sensível e discernente. E, embora, como seres humanos, às vezes possamos nos tornar amedrontados e ansiosos, precisamos lembrar que fomos equipados com a mente de Cristo, que Ele nos deu por Seu Espírito (1 Coríntios 2:16). 

Portanto, com a consciência da fidelidade de Deus, as incertezas da vida perdem seu poder para nos deixar com medo. Podemos confiar em Deus sempre, pois vemos como Ele esteve conosco no passado, resolvendo todas as situações para o nosso bem e Sua glória. Em vez de deixar que o medo e a ansiedade assumam o controle, lembre-se sempre de que Deus nos ensinará a lidar com qualquer coisa que surja, se confiarmos Nele (Mateus 11:28-30). 

Como o salmista escreveu, com o Criador do céu e da terra nos vigiando, não precisamos temer nada (Salmo 23:4; Salmo 121). 

E o Salmo 91 dá segurança àqueles que “habitam no abrigo do Altíssimo” e que dizem de Deus: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio” (versículos 1-2). 

Precisamos sempre lembrar dessas palavras surpreendentes, especialmente agora, nestes tempos de incerteza no mundo, que aqueles que confiam em Deus podem viver sem medo: “Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia. Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá” (Salmo 91:5-7). 

Existe uma correlação direta entre fé e confiança para enfrentar os perigos da vida: “Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda” (Salmo 91:9-10). 

E finalmente descansamos na promessa de Deus: “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra” (Salmo 91:14-15). 

Lembre-se de que, quando escolhemos esse caminho de confiança e obediência, Deus é glorificado e nós somos abençoados.

*******


Responses

  1. Que Deus na sua infinita bondade continue abençoando ricamente.

    • Muito obrigado Orlando, e que o nosso Senhor continue abençoando você ricamente também.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: