Publicado por: mvmportugues | maio 14, 2020

VOCÊ VAI SE ENVERGONHAR DIANTE DELE NA SUA VINDA? – 1 João 2:28

Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda. (1 João 2:28) 

Permanecer significa que chegamos a conhecer Jesus pela fé em Sua palavra (Romanos 10:17), e quando confiamos e obedecemos o nosso Senhor e Salvador, não precisamos ter medo ou vergonha quando Ele voltar; porque temos confiança na Sua vinda. 

Muitos, no entanto, terão medo quando Jesus voltar, porque nunca o conheceram. E entre aqueles que O conhecem, muitos se envergonharão quando Ele se manifestar e ficarão cientes de que estavam vivendo uma vida mundana, infrutífera e indisciplinada, e não permaneceram Nele como deveriam e poderiam ter. 

Há muitos que trabalharam para Cristo por motivos egoístas e orgulhosos, e se eles realmente nascerão de novo, eles serão salvos, e suas obras serão reveladas pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Foi isto o que Paulo disse à igreja de Corinto: “Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha,  sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa.  Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo (1 Coríntios 3: 12-15). 

O versículo 15 fala daqueles que “mal são salvos”, estes são os que sofrerão perdas e terão vergonha na Sua vinda. 

A principal receita bíblica para se preparar para a Sua vinda é ‘permanecer Nele’; seguindo o exemplo Dele, estudando Sua palavra e lembrando que “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio” (Salmo 91:1-2). O ensino claro é que, para que os crentes se apropriem de qualquer uma das promessas de Deus, eles devem viver em comunhão ininterrupta com Deus, nunca agindo por vontade própria, mas fazendo apenas o que Deus dirige em Sua palavra. Eles devem ser totalmente cedidos à autoridade de Jesus. 

Quando habitamos Nele, estamos prontos para que Jesus venha a qualquer momento. Porque todo aquele que pratica a justiça é nascido Dele (1 João 2:29); e nascer de novo significa que mudamos nossa vida de uma tendência ao pecado para uma determinação à justiça. Porém, precisamos entender que, enquanto não alcançaremos a perfeita justiça, até que sejamos glorificados com Jesus; podemos praticar a justiça agora, como cristãos nascidos de novo. 

Viver em retidão é um processo de crescimento ao longo da vida em obediência à Palavra de Deus. Isso não acontece instantaneamente ou sem obstáculos e lutas. Mas se somos nascidos de novo, estaremos aprendendo a avaliar cada pensamento, motivo e atitude pela Palavra de Deus. O fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22-23) estará crescendo e moldando nosso caráter; e estaremos nos disciplinando com o propósito de piedade (1 Timóteo 4:7). Certamente, tudo isso é feito em dependência do Espírito Santo, mas devemos estar ativamente envolvidos no processo, vivendo pelo Espírito, e não satisfazendo os desejos da carne (Gálatas 5:16). 

Os crentes são comandados a permanecer Nele. Quando confiamos em Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor, Deus nos abençoa com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Paulo usa essa frase frequentemente para descrever nossa posição permanente de identificação com Cristo e todas as bênçãos que Ele nos concede por Sua graça (Efésios 1:3). 

A posição de estar em Cristo chega até nós através do novo nascimento, quando nascemos na família de Deus. Se você se perguntar como pode saber se nasceu de novo, procure sinais de uma nova vida. Você realmente confiou somente em Jesus Cristo para a salvação? Você se arrependeu e continua se arrependendo quando peca? Você ama a Deus e às coisas de Deus? Jesus é o centro de sua atenção? Estes e muitos outros são sinais de que você nasceu de novo; e se você nasceu de novo, você está em Cristo porque, aquele que afirma que permanece Nele, deve andar como Ele andou (1 João 2:6). 

Por favor, tenha em mente que quando uma pessoa realmente nasceu de novo o intenso desejo de sua vida é viver uma vida santa que agrada a Deus e honra nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

Então, você está pronto para o evento mais incrível da história do mundo; o retorno de Jesus Cristo? Você está permanecendo Nele? A resposta a essa pergunta depende se você está salvo ou não. 

Se você não aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador, por que não o faz agora? Converse com o Senhor e diga a Ele que você quer ser Seu filho, que não quer ter vergonha quando Ele voltar. Confesse todos os seus pecados para Ele. Arrependa-se e aceite Seu amoroso perdão; e ao fazê-lo, você crescerá em confiança enquanto você antecipa a Sua vinda. 

1 João 5:13 nos diz: “Escrevo estas coisas para você que acredita no nome do Filho de Deus, para que você saiba que tem a vida eterna.” Deus quer que entendamos a salvação. Deus quer que tenhamos a confiança de saber com certeza que somos salvos. Então, vamos examinar os principais pontos da salvação: 

  • Todos nós pecamos. Todos nós fizemos coisas que desagradam a Deus (Romanos 3:23). 
  • Por causa de nosso pecado, merecemos ser punidos com a eterna separação de Deus (Romanos 6:23). 
  • Jesus morreu na cruz para pagar a penalidade por nossos pecados (Romanos 5:8; 2 Coríntios 5:21). Jesus morreu em nosso lugar, sofrendo o castigo que merecíamos. Sua ressurreição provou que a morte de Jesus foi suficiente para pagar por nossos pecados. 
  • Deus concede perdão e salvação a todos aqueles que depositam sua fé em Jesus – confiando em Sua morte como pagamento pelos nossos pecados (João 3:16; Romanos 5: 1; Romanos 8: 1). 

Essa é a mensagem da salvação! Se você realmente colocou sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador, você está salvo! Todos os seus pecados estão perdoados e Deus promete nunca deixá-lo ou abandoná-lo (Romanos 8:38-39; Mateus 28:20). Lembre-se de que tua salvação está segura em Jesus Cristo (João 10:28-29). Se você está confiando em Jesus como seu Salvador, pode ter certeza de que passará a eternidade com Deus no céu! 

Lembre-se que a chave é que, se você realmente nasceu de novo, sua vida será transformada pelo Espírito Santo que habitará em você e seu desejo mais profundo será agradar a Deus e viver uma vida que O honre. 

Jesus assegurou aos Seus discípulos alguns dias antes de ser crucificado: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” (João 14:1-3). 

E quarenta dias após a ressurreição de Jesus, os discípulos viram o Cristo ressuscitado ascender corporalmente ao céu; e enquanto observavam, dois anjos apareceram para eles e disseram: “Homens da Galileia, por que estão aí parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que foi elevado do meio de vocês ao céu, voltará do mesmo modo como o viram subir!” (Atos 1:11); assegurando-lhes mais uma vez que Jesus retornará. 

Jesus está voltando novamente para aqueles que são Seus. Você está pronto para o retorno em breve de Jesus para Seus santos? Nós estamos. Maranata! Venha, Senhor Jesus! A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês. Amém. (Apocalipse 22:20-21)

*******


Responses

  1. Muito bom
    São temas que nos edificam muito
    Deus os abençoe grandemente.

    • Obrigado Antonio, tudo para a glória e honra de nosso Senhor. Bênçãos para você.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: