Publicado por: mvmportugues | abril 30, 2020

O QUE SIGNIFICA SER ESPIRITUALMENTE CEGO E MORTO? – 1 Coríntios 2:14

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. (1 Coríntios 2:14) 

As escrituras nos dão uma compreensão clara do que significa estar espiritualmente cego e morto. 

Uma pessoa espiritualmente morta não ama a Deus e não pode agradar a Deus (Romanos 8:8). De fato, eles querem agradar a si mesmos, e não a Deus (Filipenses 2:21). Como os fariseus, eles podem parecer realizar boas ações de uma perspectiva externa, na medida em que suas ações estão em conformidade com a letra da lei. No entanto, Jesus disse-lhes que os mortos espiritualmente podem parecer bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de morte e tudo imundo; e, embora por fora as pessoas espiritualmente mortas pareçam justas, por dentro elas estão cheias de hipocrisia e maldade, e Ele os chamou de guias cegos e fariseu cego! (Mateus 23:24–28). 

Paulo disse à igreja de Efésios: Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira (Efésios 2:1-3). 

Aqui Paulo descreveu três marcas dos que estão mortos espiritualmente. 

  1. Eles seguiram os caminhos deste mundo. Isso se refere aos estilos de vida imorais do mundo e aos motivos sem Deus. Pessoas que vivem como o resto do mundo não podem ser seguidores de Jesus Cristo (Romanos 12: 2). 
  1. Eles seguem o príncipe do poder do ar; que é Satanás e são aqueles que não se renderam a Deus. Eles são fortalecidos e energizados pelo poder do mal e vivem em constante rebelião e oposição a Deus. 
  1. Eles são escravizados a “satisfazer os desejos da carne” (Efésios 2:3). 

Em sua carta a Timóteo, Paulo descreve um grande número de características distintivas daqueles que são espiritualmente cegos e mortos: “Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder” (2 Timóteo 3:2-5).

Quando uma pessoa está espiritualmente morta e cega, não pode ver a Cristo porque endureceu o coração e não chegou ao conhecimento da verdade. 

A cegueira espiritual é a evidência de que, quando as verdades bíblicas são pregadas a cristãos falsos ou carnais, eles ainda encontram desculpas para seus pecados e rebeliões. Jesus declarou; “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mateus 5:8). Os que são puros de coração verão Deus trabalhando em nosso mundo e governando nosso mundo, e verão Deus e o Salvador por toda a eternidade. 

Você já se perguntou por que as pessoas ouvem o Evangelho de Cristo, mas nunca se arrependem, mudam e confiam em Cristo? 

Muitas vezes você pode querer dizer: “Se você realmente está ouvindo, preste atenção à mensagem de Deus.”

Você não entende que “por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento? Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento” (Romanos 2:5-6). 

No entanto, o homem sem o Espírito não quer as coisas de Deus porque as considera tolices. Ele não consegue entender as coisas de Deus porque são discernidas espiritualmente. Seria errado esperar que o homem sem Cristo visse e valorizasse as coisas espirituais, assim como seria impossível esperar que um cadáver visse o mundo material. 

Como resultado, a pessoa sem Cristo rejeita como tolice qualquer coisa que vem do Espírito de Deus. Aqueles que têm apenas os sentidos humanos nunca serão capazes de compreender as verdades espirituais da revelação de Deus sobre o pecado, e a salvação de Cristo ao Seu povo. Não é razoável esperar que os não crentes processem questões espirituais da mesma maneira que os crentes. É impossível esperar que eles tenham a “mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16) quando não têm o Espírito de Deus. 

A única maneira de crer nas verdades de Deus, incluindo o Seu plano de salvação pela fé em Cristo, é Deus comunicar essas verdades através do Seu Espírito Santo, porque o conhecimento intelectual e o raciocínio humano não podem produzir fé, apenas podem transmitir fatos. 

Um homem sem Cristo está espiritualmente morto, “eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração” (Efésios 4:18). 

Estar separado da vida em Cristo é o mesmo que estar morto. No entanto, quando nascemos de novo, a morte espiritual é revertida. Antes da salvação, estamos mortos espiritualmente, mas através de Jesus somos feitos espiritualmente vivos. “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados…. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo” (Efésios 2:1; 2:13). 

Precisamos entender que as pessoas espiritualmente mortas também são cegas e surdas. Assim como o Espírito Santo disse a Isaías sobre seu povo: “Vocês ouvirão, mas não entenderão; olharão, mas não enxergarão nada.  Pois a mente deste povo está fechada; eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se eles não tivessem feito isso, os seus olhos poderiam ver, e os seus ouvidos poderiam ouvir; a sua mente poderia entender, e eles voltariam para mim, e eu os curaria — disse Deus.”” (Atos 28:25-27). 

Todos deveriam ter o desejo de saber o que significa estar espiritualmente morto, porque toda a humanidade nascida após a queda de Adão e Eva herdou uma natureza pecaminosa e, portanto, está espiritualmente morta (Romanos 5:12). 

Porém, “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:16-18). 

Em resumo, a mente incrédula está espiritualmente morta, é hostil a Deus e não se submete a Deus e não pode agradá-Lo. Isso significa que a salvação não é uma questão da vontade humana, mas de Deus dar nova vida aos que estão espiritualmente mortos (João 1:12-13). Isso significa que a salvação é do Senhor (1 Coríntios 1:30) e, portanto, Ele recebe toda a glória (Efésios 1:12). 

Por esse motivo, ao testemunhar e compartilhar, ore para que Deus conceda arrependimento e fé salvadora àqueles que você está ensinando; como Jesus disse a Nicodemos: “A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus” (João 3:19-21). 

Por isso eu digo: Deixem com que o Espírito guie o comportamento de vocês. Assim não satisfarão os maus desejos da sua natureza pecadora.

Gálatas 5:16

*******


Responses

  1. Amem

    On 4/30/20, Mission Venture Ministries em Português


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: