Publicado por: mvmportugues | março 19, 2020

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O QUE ESTÁ VINDO? – Lucas 21:8-11

“Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ‘O tempo está próximo.’ Não os sigam. Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente.” Então lhes disse: “Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu.” (Lucas 21:8-11) 

Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ‘O tempo está próximo.’ Não os sigam (v 8). Jesus sabia que muitos viriam depois Dele, alegando ser o messias político e militar de Israel. Um exemplo notável disso foi um homem chamado Bar Kokhba, que muitos judeus consideravam o messias. Ele iniciou uma revolução generalizada contra os romanos e teve sucesso no início, mas logo foi derrotado. Isso aconteceu 100 anos depois que Jesus ressuscitou e, desde aquela época, tivemos um número incontável de falsos messias. 

Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente.” Então lhes disse: “Nação se levantará contra nação, e reino contra reino (v 9-10). Os romanos estavam frequentemente em guerra com judeus, samaritanos, sírios e outros durante esse período. E desde aquele tempo as guerras aumentaram em freqüencia. 

Jesus também lhes disse que haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu (v 11). O Império Romano experimentou terremotos notáveis ​​antes de Jerusalém ser destruída em 70 dC. Eles também experimentaram o terrível evento da destruição de Pompéia em 79 dC pelo vulcão Vesúvio, que cobriu a área com 4 a 6 metros de cinzas. Houve fome, como  mencionado em Atos 11:28. Outro exemplo de um desastre natural no imperio Romano Antigo foi o terremoto em Creta e o tsunami que se seguiu em 365 dC. O tsunami destruiu a Grécia, Líbia, Egito, Chipre e Sicília. O tsunami foi tão grande que matou milhares e arremessou navios a quase tres kilometros para o interior. 

Ao lermos fatos históricos, vemos que desde esta época houve inúmeras fomes, pragas (pestilências), terremotos e eventos e sinais no céu. No entanto, Jesus disse especificamente que nenhuma dessas coisas são os sinais específicos de Sua vinda imediata. 

Mateus 24:8 descreveu essas coisas como o começo das dores, mais literalmente o começo das dores do parto. Assim como acontece com as dores do parto, devemos esperar que as coisas mencionadas (guerras, fomes, terremotos, pestes etc.) se tornem mais frequentes e mais intensas antes da volta de Jesus; sem que nenhuma delas seja o sinal específico do fim. Mas que essas coisas devem acontecer primeiro, mas o fim não chegará imediatamente. 

Como vemos pelos poucos exemplos mencionados acima, os sinais que Jesus menciona já sempre ocorreram e continuarão acontecendo em uma escala maior e mais frequente à medida que as profecias bíblicas estiverem sendo cumpridas. 

Os cristãos devem estar preparados para a vinda do Senhor. É vital que estejamos espiritualmente prontos, porque nunca sabemos quando nosso tempo nesta terra acabará. Portanto, precisamos ter certeza de que, quando morrermos, estaremos para sempre com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Lembre-se, Jesus nos alertou que a vinda do Filho do Homem será em um momento que não esperamos (Mateus 24:44). 

Quando lemos o relato de Noé, reparamos que ninguém, nem mesmo Noé, sabia o dia ou a hora exata em que o dilúvio viria (Gênesis 7:12-17). Noé passou muitos anos construindo a arca. Ele sabia que a época do julgamento divino estava próxima, mas ele não sabia o dia exato. Então um dia Deus deu ordens para embarcar na arca. Foi Deus quem fechou a porta e depois enviou o dilúvio. Quando o julgamento chegou, veio rapidamente, e não houve oportunidade para aqueles sob julgamento mudarem de idéia e embarcarem na arca, sua decisão de desobedecer selou seu destino e todos eles pereceram. 

O mesmo ocorrerá nos últimos dias (Mateus 24:39). Não haverá indicações dramáticas de que “o dia” ou “a hora” chegou. Dois homens estarão no campo, seguindo sua rotina diária normal; um será levado, o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo grãos, como fariam normalmente; uma será levada, o a outra será deixada (Mateus 24:40-41). 

Antes da volta de Jesus, tempos de angústia, perseguição e provas chegarão a todos os cristãos; algumas serão muito sutis e outras serão muito óbvias. Portanto, precisamos estar preparados e confiando em Deus. 

Muitas pessoas pensam que se nos prepararmos materialmente com provisões para nossa família, isso mostrará falta de fé em Deus, mas não é assim; Noé obedeceu construindo a arca e fazendo provisões para sua família, como o Senhor o havia ordenado. “Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família” (Hebreus 11:7). 

Com tudo o que está acontecendo no mundo de hoje, é triste ver cristãos que não estão prevendo para tempos difíceis e que não estão se preparando espiritualmente ou fisicamente. Noé foi avisado por Deus sobre o que estava por vir e Jesus nos alertou que tempos como esses virão novamente; e Ele nos forneceu uma previsão detalhada em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21. Entre as coisas que Ele diz é “estar preparado.” Estar preparado significa estar pronto espiritualmente e fisicamente para as dificuldades que os crentes terão que suportar. Se não fosse assim, não teríamos sido avisados ​​pelo próprio Jesus Cristo. 

Quando Deus nos avisa sobre desastres iminentes, os crentes devem ouvir e agir com responsabilidade. Não, nenhum de nós podemos estar preparado para todas as circunstâncias imprevistas, mas isso não é desculpa para não levar a sério as advertências de Deus do juízo que intensifica. 

Em Gênesis 41, José interpreta o sonho do Faraó sobre as vacas gordas e as magras, o trigo saudável e o trigo mirrado. Foi um sonho que Deus deu ao faraó sobre uma seca iminente em todo o Egito e grande parte do Oriente Médio. A solução foi se preparar para a fome com antecedência, armazenando alimentos por sete anos. José não apenas recebeu a sabedoria de Deus para interpretar o sonho, mas também a tarefa de implementar o plano como diretor de operações do Faraó. Seu trabalho e obediência não só salvaram o Egito, mas também Israel. 

Deus está fornecendo todas as informações que precisamos para preparar. No entanto, não estamos sendo desobedientes ao ignorar o que Ele nos revelou como crentes? Jesus nos diz claramente em Sua Palavra que as condições na Terra vão se deteriorar antes de Seu retorno. Ele já emitiu os avisos, então devemos obedecer e nos preparar; porque não se preparar espiritualmente e fisicamente é imprudente e irresponsável. 

Precisamos confiar em Deus. Ele está nos alertando sobre o que está por vir. Ele está nos dizendo muito claramente. Ele está nos ordenando a estar preparados. Lembre-se, todos os eventos que ocorrem neste mundo estão se desenvolvendo de acordo com Seu plano Soberano. A preparação física e a preparação espiritual devem andar unidas, porque as preparações físicas devem ser um sinal externo de obediência à nossa preparação espiritual. 

Por favor, ore e peça ao Senhor que lhe dê discernimento e força espiritual (Filipenses 4:13), para ouvir, obedecer e se preparar, para usar esse tempo na história para compartilhar a Palavra de Deus com seus filhos e família, porque uma oportunidade como essa poderia nunca mais ocorrer.

Isaías 26:20-21 diz: “Vá, meu povo, entre em seus quartos e tranque as portas; esconda-se por um momento, até que tenha passado a ira dele. Vejam! O Senhor está saindo da sua habitação para castigar os moradores da terra por suas iniqüidades.” 

É como se Deus estivesse dando a cada um de nós uma outra chance de compartilhar Sua Palavra com nossos entes queridos antes de que seja tarde demais. Pense nisto, querido amigo, e que a paz de Deus, que transcende todo entendimento, guarde seus corações e suas mentes em Cristo Jesus (Filipenses 4:7); lembrando que Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia (Isaías 26:3).

*******

 


Responses

  1. Obrigado por este comentário e instrução bíblica

    Em qui., 19 de mar. de 2020 às 13:03, Mission Venture Ministries

    • De nada Aparecido. Esperamos que você se encontre bem confiando no Senhor. Que Ele te siga abençoando.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: