Publicado por: mvmportugues | março 12, 2020

A SABEDORIA É UM PRESENTE GRATUITO DE DEUS – Tiago 1:5

A sabedoria é um presente gratuito de Deus para todos aqueles que pedem. Tiago 1:5 declara: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” 

Sabedoria significa ter compreensão e discernimento claros. Significa saber como aplicar a verdade em todas as situações. A sabedoria é discernir o que é certo e errado e ter bom julgamento; e saber como fazer a escolha ou decisão certa; e somente Deus pode dar-nos esse tipo de sabedoria. 

Sabedoria e conhecimento estão relacionados, mas não são o mesmo. A principal diferença entre as duas palavras é que a sabedoria envolve a capacidade de fazer julgamentos sólidos sobre um assunto, enquanto o conhecimento se refere ao entendimento sobre algo. Qualquer pessoa pode se familiarizar com um assunto lendo, pesquisando e memorizando fatos. Sabedoria, no entanto, requer mais compreensão e capacidade para determinar quais fatos são relevantes em determinadas situações. A sabedoria toma o conhecimento e o aplica com discernimento baseado na experiência, avaliação e lições aprendidas. O conhecimento pode existir sem sabedoria, mas não o contrário. Uma pessoa pode ter conhecimento sem ser sábia. 

O conhecimento vê o perigo; a sabedoria se afasta dele. O conhecimento memoriza os dez mandamentos; a sabedoria os obedece. O conhecimento obtém informações de Deus através de Sua Palavra e a sabedoria aplica-as à vida cotidiana. 

O livro de Provérbios é talvez o melhor lugar da Bíblia para aprender sobre a sabedoria bíblica. Provérbios 1:7 fala tanto do conhecimento bíblico quanto da sabedoria: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os tolos desprezam a sabedoria e a disciplina.” Temer ao Senhor é começar no caminho do conhecimento, e então Deus pode começar a nos fornecer sabedoria por meio de Cristo, que a Bíblia diz ser a própria sabedoria: “É, porém, por iniciativa Dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção” (1 Coríntios 1:30). 

Você já observou alguém sem sabedoria fazer claramente a coisa errada ou tomar uma decisão tola? As consequências são claras para você, mas elas não veem nada. É sempre mais fácil ver uma falta de sabedoria em outros do que ver em nós mesmos. É por isso que devemos orar diariamente por sabedoria e dedicar tempo para obter a perspectiva de Deus de nossa vida e circunstâncias, porque a sabedoria vem diretamente de Deus e é revelada em Sua Palavra. Ela centra-se especialmente no conhecimento de Cristo, “em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Colossenses 2:3).

Deus revela Sua sabedoria pelo Espírito Santo àqueles que estão comprometidos a viver uma vida santa (1 Coríntios 2:6-16). Essa sabedoria tem a ver com saber e aplicar a verdade bíblica a situações particulares da vida. Portanto, se você não estiver passando tempo consistente aprendendo a Palavra de Deus, não terá a sabedoria necessária quando as provações surgirem subitamente. O tempo para buscar a sabedoria de Deus é antes que a calamidade chegue (Provérbios 1:20-33). Pois, “o prudente antevê o perigo e toma precauções; o ingênuo avança às cegas e sofre as consequências” (Provérbios 22:3, Provérbios 27:12).

À medida que descobrimos mais sobre Deus, o fundamento da sabedoria se torna mais firme em nossas vidas, e crescemos em nossa capacidade de discernir as coisas de acordo com Sua verdade revelada. Chegamos a conhecer o Senhor principalmente através da leitura e ensino de Sua Palavra. Portanto, se queremos ser sábios, devemos estar bem familiarizados com o Deus das Escrituras. 

Na verdade, a decisão mais sábia e sensata que você já tomou é confiar em Cristo. Rejeitar a Cristo é a coisa mais tola que uma pessoa poderia fazer, porque Jesus é o único caminho como Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6). Não há absolutamente nenhuma outra maneira, como Atos 4:12 afirma: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” 

Todos devemos pedir ao Senhor que nos dê sabedoria e entendimento em todas as coisas porque, como a Palavra de Deus diz que, “a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera” (Tiago 3:17). 

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubins; e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela. Aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas, paz. É árvore da vida para os que a seguram, e bem-aventurados são todos os que a retêm. (Provérbios 3:13-18) 

Lembre-se de que Deus abençoa aqueles que pedem e buscam sabedoria para que possamos glorificá-Lo e usar esse precioso presente para compartilhá-lo com outras pessoas. Portanto, “Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração” (Colossenses 3:16).

*******


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: