Publicado por: mvmportugues | janeiro 2, 2020

RESOLUÇÕES DE ANO NOVO – SER DISCIPLINADO – Hebreus 12:11

Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. (Hebreus 12:11) 

Quando o Ano Novo começa, muitos tomam a decisão de fazer mudanças em sua vida. Seria, portanto, prudente focar na autodisciplina, porque o crescimento em muitas áreas da nossa vida é em grande parte determinado pelo nosso progresso em ser disciplinado. Sem essa disciplina fundamental, não pode haver avanço em nenhuma área da nossa vida. 

Sejamos claros, se não nos disciplinarmos, o próprio Deus nos disciplinará (Hebreus 12: 5–11). De uma maneira ou de outra, haverá disciplina em nossa vida. Dada a nossa tendência ao pecado, devemos nos disciplinar com o propósito de piedade, para que não sejamos disciplinados por Deus. 

John MacArthur escreve: A autodisciplina é importante em qualquer empreendimento da vida. É melhor definida como a capacidade de regular a conduta por princípios e julgamento sensato, em vez de por impulso, desejo ou costume social. Biblicamente, a autodisciplina pode ser resumida em uma palavra: OBEDIÊNCIA. Exercer autodisciplina é evitar o mal, permanecendo dentro dos limites da lei de Deus. 

Já que a autodisciplina é tão importante, como a desenvolvemos? 

Aqui estão algumas sugestões; mas lembre-se de dar um passo de cada vez para não ficar sobrecarregado. 

Comece o seu dia fazendo as coisas difíceis primeiro. A maioria das pessoas fazem exatamente o oposto; gastando seu tempo executando tarefas mais fáceis e de baixa prioridade. Porém, quando o tempo e a energia acabam, as tarefas difíceis e de alta prioridade são deixadas de lado. Lembre-se, quando você for desviado, volte e complete-as. 

Por exemplo, faça a sua cama, ponha sua roupa no lugar e lave a louça; não faça trabalho extra para os outros. E não inicie vários projetos ao mesmo tempo; o sentimento de “fazer alguma coisa” o ajudará a crescer em respeito próprio e autodisciplina. 

Limpe sua mesa no trabalho. Treine-se para colocar as coisas onde elas pertencem quando estão fora do lugar. Depois de limpar seu quarto ou mesa, estenda essa disciplina de limpeza para o resto de sua casa e local de trabalho. 

Chegue ao ponto em que a ordem é importante. Aprenda a manter seu ambiente limpo e em ordem para poder funcionar sem uma infinidade de distrações. Tal organização desenvolverá ainda mais a autodisciplina, forçando você a tomar decisões sobre o que é importante e o que não é. 

Termine o que você começa. A vida de algumas pessoas é uma triste litania de projetos inacabados. Se você começar algo, termine-o. Aí reside uma chave importante para o desenvolvimento da autodisciplina. 

Faça um compromisso de ser pontual. O atraso é um hábito difícil de quebrar. Para conquistá-lo, você deve estar disposto a chamá-lo o que é, um comportamento egoísta e sem consideração. Ser pontual marca uma vida organizada. Revela uma pessoa cujos desejos, atividades e responsabilidades estão sob controle. Chegar no horário também reconhece a importância de outras pessoas e o valor de seu tempo. 

Planeja com antecedência. Tudo leva mais tempo do que você pensa, então não espere até o último minuto e depois corra como um louco. Viver assim faz com que você estresse, enquanto permitir tempo extra é bom para sua saúde e tranqüilidade. 

Faça um cronograma, e cumpra-o. Tenha uma lista de tarefas a realizar. Usar um livro de planejamento diário ou um programa gerenciador de informações pessoais em seu computador ou smartphone seria útil. Mas organize-se, mesmo se você só anotar compromissos e itens de tarefas em um pedaço de papel. A realidade é que se você não controla seu tempo, tudo e todos os outros o farão. 

Não procure constantemente se divertir. Quando você tiver tempo livre, faça coisas produtivas em vez de simplesmente procurar para ser entretido. Leia a Bíblia ou um bom livro edificante, ouça boa música inspiradora, dê um passeio ou ajude alguém. Em outras palavras, aprenda a se divertir com coisas desafiadoras, estimulantes e criativas. Coisas sem valor contribuem muito pouco para o seu bem-estar. 

Mantenha sua palavra, se você disser que fará algo, faça-o. Quando você assumir compromissos, cumpra-os. Isso exige que a disciplina avalie adequadamente se você tem tempo e capacidade para fazer alguma coisa. E uma vez que você tenha assumido o compromisso, a autodisciplina permitirá que você o mantenha. 

Aprenda a dizer não aos seus sentimentos e impulsos. Se você está tentando perder peso, discipline-se para não comer a sobremesa após uma refeição. Levante-se, limpe a cozinha e lembre sua mente de quem está no comando. 

Dê as boas-vindas à responsabilidade. Ofereça-se para ajudar os outros. Isso forçará você a ter sua vida organizada o suficiente para ter tempo para esses projetos. 

Aceite a correção. A correção ajuda a desenvolver a autodisciplina, mostrando o que você precisa evitar. Salomão escreveu “Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio” (Provérbios 19:20); e “Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento” (Provérbios 15:31-32). Como vemos a Bíblia nos diz que “a sabedoria é encontrada naqueles que seguem o conselho” (Provérbios 13:10), portanto, se você for prudente, aceitarás a correção e buscarás conselhos dos sábios. 

Peça a Deus para ajudá-lo a controlar seus pensamentos, sentimentos, desejos e comportamentos indisciplinados. Identifique as áreas incontroláveis ​​da sua vida, pare de inventar desculpas, encare a verdade mesmo que doa, recuse sentir pena de si mesmo e defina algumas metas atingíveis. Em outras palavras: “Aprenda a sentir o que é vital e de valor real.” 

Aprender a auto-disciplina nas pequenas coisas da vida prepara o caminho para grandes sucessos. Por outro lado, aqueles que são indisciplinados em pequenos assuntos provavelmente serão indisciplinados em questões mais importantes. 

Essas sugestões práticas podem não parecer envolver princípios espirituais profundos. No entanto, você não pode dividir sua vida no secular e no espiritual. Em vez disso, você deve viver todos os aspectos de sua vida para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). E a autodisciplina cultivada nas coisas aparentemente mundanas da vida se espalhará para o reino espiritual. 

O ponto principal é que uma vida autodisciplina nos aproxima de Deus e nos coloca em uma posição melhor para ouvir Dele. Faz com que façamos melhores escolhas e andemos no caminho que Deus tem para nós, porque tomamos tempo para ouvir Sua voz. Experimentamos Sua paz quando passamos por momentos difíceis, porque somos disciplinados a estudar Sua Palavra e lembramos de Suas promessas de nos levar adiante. 

Quando fazemos isto somos capazes de abençoar outros pondo-nos à disposição para ensinar a palavra de Deus à eles. Uma vida espiritualmente forte é uma vida maravilhosa para se viver, mas não vem sem esforço. Ficando perto de Deus é a única maneira de você ter um forte senso de propósito e paz em sua vida. 

Lembre-se, que a disciplina é definida como “o treinamento esperado para produzir um caráter específico ou padrão de comportamento,” e deve ser um componente natural da vida cristã. De fato, se pensarmos sobre isso, quase nada de importante em nossa vida é alcançado sem disciplina. 

Desejando a você grande alegria, paz e sucesso neste Ano Novo, ao se disciplinar em andar e obedecer ao Senhor e à Sua Palavra.

*******


Responses

  1. Simplesmente amei…

    • Obrigada Benedita, que Deus a siga abençoando. Feliz Ano Novo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: