Publicado por: mvmportugues | dezembro 19, 2019

VIVER EM PAZ COM DEUS E COM TODOS – Hebreus 12:14

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12:14) 

A paz com Deus é o fundamento da paz em todas as áreas da nossa vida. Jesus é o “Príncipe da Paz” (Isaías 9:6) e é somente através de um relacionamento com Ele que experimentaremos a verdadeira paz. 

Quando pecamos, precisamos nos arrepender e pedir a Deus que nos perdoe, porque quando confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça (1 João 1:9). E em Hebreus lemos palavras semelhantes que o Senhor disse a Isaías: “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados” (Hebreus 8:12, Isaías 43:25). 

A primeira coisa que precisamos fazer para encontrar a verdadeira paz interior é focar em Deus, em vez de em nossa situação. Isso é mais fácil dizer do que fazer, mas é isto que Paulo quer dizer quando diz: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (Filipenses 4:4).

A alegria bíblica é o conhecimento de que Deus está no controle de nossas circunstâncias e permite apenas o que é bom para nós em nossa vida, como Romanos 8:28 nos diz: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” 

Tiago diz que devemos considerar motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações (Tiago 1:2). Não é que a provação traga alegria; é o que Deus está fazendo por nós durante a prova; enquanto descansamos no Senhor. Em essência, nós O adoramos. Foi o que Jó fez quando perdeu seus bens e sua família; ele disse: “Bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21). 

Paulo disse aos filipenos que devemos deixar nosso fardo com Deus: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7). 

Podemos ter pensamentos do passado que surgem de tempos em tempos, mas somos instruídos a não viver no passado (Isaías 43:18), mas para pensar em coisas verdadeiras, nobres, justas, puras, amáveis, agradáveis, e dignas de louvor (Filipenses 4: 8); e fixar nossa mente nelas. Colossenses 3:2-3 nos diz: “Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. Pois vocês morreram para esta vida, e agora sua verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus.” Pensar nas coisas do alto é olhar para a vida da perspectiva de Deus e buscar o que Ele deseja. 

Quanto mais meditamos nas coisas de Deus, como Paulo diz, quanto mais conhecermos Deus e Seus caminhos e saberemos que Ele está realmente trabalhando nessas coisas para o bem em nossa vida (Romanos 8:28). E saberemos que “o Senhor Deus é nosso sol e nosso escudo; Ele nos dá graça e honra. O Senhor não negará bem algum àqueles que andam no caminho certo” (Salmos 84:11). 

Lembre-se de nunca desistir! Jesus estava com Sadraque, Mesaque e Abednego na fornalha ardente, e Ele estará com você na sua fornalha ardente também (Daniel 3:25). Eles estavam em paz, embora não soubessem se Deus realmente os manteria vivos ou não (Daniel 3:17-18). Tudo que eles sabiam era que Deus estava com eles e os ajudaria de uma maneira ou de outra. E é isso que precisamos entender; que Deus está sempre conosco quando andamos obedientemente com Ele. 

Quando andamos com o Senhor, nos aproximamos Dele e Ele se torna nosso foco; nossos corações anseiam por Ele, Sua presença e paz. Quando isso acontece, nosso desejo de ter comunhão com Cristo e ser como Ele crescerá enquanto nossos desejos mundanos diminuirão. Portanto, aproxime-se de Deus e Ele se aproximará de você (Tiago 4:8). 

Precisamos aceitar outras pessoas do jeito que são. Todos nós nascemos com diferentes personalidades dadas por Deus e nunca fomos criados iguais. 

Portanto, se você tem bons pais, filhos, cônjuge ou amigos que amam a Cristo, não tente mudá-los, aceite-os como eles são. Aprecie-os e aprenda com eles. O Senhor nos ajuda usando os outros para nos ajudar em nossas lutas, assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro (Provérbios 27:17). 

Claro, todos nós temos áreas em que realmente precisamos mudar, mas somente Deus pode nos mudar. A melhor coisa que podemos fazer pelos outros é orar por eles e aceitá-los com amor até que Deus faça uma obra poderosa neles. 

Lembre-se de que: “Façam o possível, até onde depender de vocês, para viverem em paz com todos” (Romanos 12:18). Sabendo que “em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16:9); se nos humilharmos e permitirmos que Ele trabalhe em nossa vida.

*******


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: