Publicado por: mvmportugues | novembro 28, 2019

O QUE É ARREPENDIMENTO? – 2 Coríntios 7:10

“A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.” (2 Coríntios 7:10)

O arrependimento é encontrado em toda a Bíblia e envolve uma mudança de direção, uma transformação de decisão. Não é apenas uma mudança de opinião, constitui em vontade ou determinação de abandonar a desobediência obstinada e render a vontade a Cristo.

Precisamos entender que uma mudança de comportamento não representa arrependimento, porque o arrependimento real altera o caráter de toda a pessoa, como escreveu Martyn Lloyd-Jones:

“O arrependimento significa que você sabe que é culpado, um vil pecador na presença de Deus, que merece a ira e o castigo de Deus, que você está a caminho do inferno. Isso significa que você começa a entender que essa coisa chamada pecado está dentro de você, que você deseja se livrar dele e que você dê as costas ao pecado de qualquer forma. Você renuncia ao mundo, custe o que custar, o mundo e suas perspectivas, bem como suas práticas, e se nega a si mesmo, pega a cruz e vai atrás de Cristo. ”

O arrependimento não é um ato único. O arrependimento que ocorre na conversão inicia um processo progressivo de confissão ao longo da vida (1 João 1:9). Essa atitude ativa e contínua de arrependimento produz os pobres de espírito, os humildes dos quais Jesus falou nas bem-aventuranças (Mateus 5:3-6). É uma marca de todo crente verdadeiro.

Lamentar e arrepender-se são duas coisas diferentes. Judas sentiu remorso, mas não se arrependeu (Mateus 27:3). Sim, Judas mudou de idéia, e estava pesaroso; o que ele não fez foi se arrepender e pedir ao Senhor misericórdia pelo pecado que ele havia cometido tão horrendamente.

Assim como Judas, uma das coisas mais difíceis para uma pessoa é se arrepender de seus pecados. O arrependimento é um desafio direto à força de vontade do homem. Exige que ele se humilhe diante de Deus e desista de tudo o que é contrário à sua vontade; portanto, as santas exigências do arrependimento mantiveram muitos fora do reino de Deus.

O arrependimento é um mandamento claro de Deus em toda a Bíblia, e qualquer homem que se recusa a se arrepender terá de assumir a responsabilidade que vem com ela. Quando Jesus deu a comissão mundial, Ele disse: “que a mensagem de arrependimento para o perdão dos pecados seria proclamada com a autoridade de Seu nome a todas as nações, começando por Jerusalém” (Lucas 24:47). E Paulo disse: “Deus ordena que todos, em todo lugar, se arrependam” (Atos 17:30).

Como vemos, ninguém pode ser salvo sem arrependimento.

Precisamos entender que o arrependimento não é simplesmente ter medo. Paulo condenou Felix por seus pecados, Felix tremeu de medo, mas não se arrependeu (Atos 24:25). Hoje existem muitas pessoas que têm medo quando pensam em sua pecaminosidade, mas, como Felix, se recusam a se arrepender e morrem sem esperança.

Como mencionado anteriormente, o arrependimento não é simples e unicamente uma mudança de comportamento, uma pessoa pode deixar o pecado e ainda não se arrepender. Portanto, a pessoa pode mudar sua vida por razões egoístas, mas essa mudança não é arrependimento. Simplificando, o arrependimento é uma modificação de mentalidade ou vontade baseada na tristeza piedosa, como Paulo declara: “A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.” (2 Coríntios 7:10).

Nosso Senhor nos deu um exemplo de arrependimento que todos nós podemos entender. Ele disse: “Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’. “E este respondeu: ‘Não quero!’ Mas depois mudou de idéia e foi” (Mateus 21:28-29). Esse filho começou a refletir sobre o que havia feito, e sabia que havia desobedecido a seu pai, ele ficou consciente do fato de que pecou contra seu pai, responsável por sua própria existência, e quando se deu conta, reconheceu o erro e o corrigiu. Ele mudou de idéia (se arrependeu) e fez o que ele disse que não faria. Este é um exemplo perfeito de arrependimento.

Assim, o verdadeiro arrependimento reconhece a pecaminosidade do coração e compreende que eu sou impotente para corrigir a situação por causa da fraqueza e corrupção da minha carne. Então, clamo a Deus por um novo coração, e Ele amorosamente fornece o que eu não posso fazer. Ele me transmite uma nova natureza que ama a justiça e deseja obedecê-Lo. Ele me dá Seu Espírito Santo para me capacitar a seguir Seus caminhos. Assim como uma árvore dá frutos de acordo com sua natureza, a alma verdadeiramente arrependida começa a dar frutos de acordo com essa nova natureza, frutos que agradam a Deus e são observados por outros.

O coração arrependido é aquele que Deus pode usar. Pedro se arrependeu e se tornou um líder poderoso na estrutura da Igreja primitiva. Davi se arrependeu e sua alegria eclodiu na música dos Salmos. Jonas se arrependeu e uma grande cidade ouviu o Evangelho e voltou-se para Deus. Jacó se arrependeu e Deus fez dele um ancestral do Messias, nosso Salvador. Paulo se arrependeu e Deus o usou para levar a luz do Evangelho a um mundo pagão.

Se o mundo jamais precisou de um despertar espiritual, é agora. O destino de nações e indivíduos mudam quando homens e mulheres se arrependeram ousadamente de seus pecados e voltam para Jesus Cristo pela fé. O pecado corrompeu moralmente muitas civilizações e, neste momento da história, ameaça destruir a nossa.

Porem há esperança, mas é apenas em Deus. Existe perdão, mas só pode ser encontrado ao pé da cruz, onde Cristo morreu por nossos pecados. “Portanto, arrependam-se e voltem-se para Deus para que os pecados de vocês sejam apagados” (Atos 3:19). Esta é a promessa de Deus.

Você se arrependeu? Você mudou? Sua vida é diferente de como costumava ser? Lembre-se de que somente “a tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação…” (2 Coríntios 7:10).

O nosso Deus Soberano não tem prazer na morte de ninguém. Ele disse: “Arrependam-se e vivam!” (Ezequiel 18:32)

*******

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: