Publicado por: mvmportugues | novembro 21, 2019

RAZÕES PARA ENSINAR A VERDADE BÍBLICA A SEUS FILHOS TODOS OS DIAS – 1 Pedro 4:17-18

Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? E, “se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador?” (1 Pedro 4:17-18)

Estamos perdendo nossos filhos. Setenta e cinco a noventa por cento dos jovens criados em lares cristãos se afastam da fé cristã quando chegam à faculdade. E, precisamos entender que não são mais programas de jovens na igreja que vão parar esta tendência.

De acordo com as Escrituras, a solução se encontra dentro do lar. Pais cristãos precisam reservar um tempo para ensinar a seus próprios filhos os mandamentos da Palavra de Deus. Deus ordena que pais cristãos treinem seus filhos no caminho que eles devem seguir, e isso envolve mais do que levá-los à igreja. Envolve ensiná-los, todos os dias.

Não há nada mais importante que você, como pai, possa fazer pelos seus filhos do que ensinar-lhes a verdade bíblica. Por quê? Porque Deus ordena aos pais que ensinem seus filhos a reverenciá-Lo e que reforcem esse ensino vivendo uma vida santa diante dos filhos; Provérbios 19:18 diz: “Discipline seus filhos enquanto há esperança; do contrário, você destruirá a vida deles.”

Vamos olhar um pouco mais de perto por que é importante ensinar nossos filhos:

Porque eles não aprenderão por conta própria. Precisamos entender que, por melhores que pareçam, seus filhos têm uma natureza pecaminosa e realmente não amam ou desejam a Deus. Precisamos entender que o principal meio de Deus para trazer as pessoas para Si é através do discipulado, ou seja, pessoas informadas que lhes explicam as Escrituras.

Existem ótimos exemplos na Bíblia, como Filipe perguntando ao eunuco etíope, que estava lendo do livro do profeta Isaías, “O senhor compreende o que lê?” (Atos 8:31). E a resposta foi: “Como posso entender sem que alguém me explique?” Como você vê, seus filhos nunca aprenderão as Escrituras, a menos que você ou alguma pessoa cheia do Espírito os ensine.

Porque seus amigos e professores os estão extraviando. Paulo nos adverte contra sermos enganados e declara que a má companhia corrompe os bons costumes (1 Coríntios 15:33). A Bíblia também diz que o coração da criança é inclinado à insensatez (Provérbios 22:15). Quando um bando de crianças tolas se reúne, a tolice abunda.

A maioria dos pais cristãos não tem idéia do que seus filhos falam com seus amigos ou o quanto eles são influenciados por eles e pela cultura de hoje. Observações foram feitas daqueles que dirigiram ônibus para equipes atléticas cristãs e de escolas públicas; e as conversas nesses ônibus não são diferentes, são seculares e certamente não glorificam a Deus.

Sete horas por dia durante nove meses do ano, seus filhos estão sendo ensinados que Deus não existe. E não é só na aula de ciências. Quando o professor de matemática, português ou história apresenta o material à parte da realidade de Deus ou sem olhá-lo pelas lentes das Escrituras, seus filhos estão sendo ensinados que Deus não é real. Eles também estão sendo treinados para pensar da maneira que um mundo odioso pensa em Deus. Eles vêem o mundo através de lentes más e mundanas e não bíblicas. Como vemos, seus filhos estão sendo desviados da verdade.

Porque seus dispositivos eletrônicos os estão desviando. De programas de televisão, músicas, vídeos do YouTube, Facebook e muito mais, seus filhos estão sendo influenciados a se afastar de Cristo e a rejeitar o Seu Senhorio.

Valores e atitudes são moldados por artistas, músicos, escritores, anunciantes etc. Se a mente de seu filho não estiver preenchida com nada além das mensagens más do mundo, ele não poderá deixar de pensar como o mundo. É por isso que as Escrituras nos dizem constantemente que devemos renovar nossa mente (Romanos 12:1-2). Portanto, a menos que enchemos nossa mente com a verdade de Deus, acharemos impossível pensar de uma maneira que glorifique a Deus.

Além disso, a salvação não é uma questão de repetir algumas palavras em uma oração. É uma questão de a mente e o coração serem mudados pela graça e poder do Espírito. Pergunte a si mesmo quanto tempo seu filho passa na escola, com amigos ou jogando no celular ou tablete, versus quanto tempo ele passa aprendendo sobre Deus.

Porque eles não estão aprendendo a verdade na igreja. Esta é uma afirmação chocante, porque você pode estar frequentando uma boa igreja com bons professores. Mas uma hora ou duas no domingo não é discipulado. Não é tempo suficiente para combater as influências ímpias sobre seus filhos ao longo da semana.

A maioria das crianças na escola dominical e em grupo de jovens, não estão aprendendo o que a Palavra de Deus realmente diz, estão perdendo tempo com coisas seculares e mundanas, e infelizmente, a maioria dos professores não estão preparados para ensinar porque não foram ensinados eles mesmos.

Porque você realmente não sabe no que eles acreditam se não falar com eles. Você pode assumir que seus filhos estão salvos e até ter algum conhecimento das Escrituras. Mas, a menos que você converse com eles, examine sua compreensão e atitudes, explique a Palavra e aplique-a em seus corações, você não pode saber onde eles estão em sua caminhada espiritual.

Se você não passa um tempo conversando regularmente com seus filhos sobre o que está acontecendo com eles e aplicando as Escrituras à vida deles a esse respeito, você ficará surpreso um dia quando descobrir que eles não são quem você pensou que eram. Se você ama seus filhos, você se preocupará com o que eles pensam e o que influencia suas vidas.

Porque você realmente não ama seus filhos se não lhes ensina a verdade de Deus. A disciplina bíblica não é apenas corretiva, mas constrói um fundamento moral e espiritual para suas vidas. O discipulado é a disciplina formativa e envolve ensinar as coisas de Deus, enquanto disciplina é discipulado corretivo e envolve repreensão, correção e instrução.

Além disso, em termos bíblicos, amor é ação; conseqüentemente, amar seus filhos é ensinar-lhes as Escrituras. Se você não lhes ensina a Palavra de Deus, você não os ama. Você basicamente não se importa se eles arruínam sua vida e acabam passando a eternidade no Lago de Fogo.

Esta é uma verdade difícil de engolir, mas se você pensar com cuidado, verá que é exatamente isso que você está fazendo.

Porque Deus nos ordena. Paulo nos diz para educar nossos filhos com a disciplina e a instrução que vêm do Senhor (Efésios 6:4).

Novamente, devemos fazer discípulos de nossos filhos. O modo como fazemos isso é encontrado em Deuteronômio 6:6-9: “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.”

Se você não está saturando seus filhos com a palavra de Deus, está sendo desobediente e rebelde; você está falhando miseravelmente e os está levando à destruição.

Porque Satanás é real e está tentando destruí-los. Pedro nos dá uma ordem crítica para o nosso bem: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1 Pedro 5:8).

Se não pensarmos em nossos filhos como presas, eles serão devorados, porque Satanás os alcançará através do sexo, drogas, violência, ou ele poderá atingi-los através da influência de amigos rebeldes ou professores ativistas. Ele os obterá de alguma forma através de idéias que permeiam nossa cultura; portanto, seu único meio de proteger seus filhos é Jesus Cristo e Sua Palavra.

Porque as crianças são pecadoras por natureza e não têm capacidade de superar sua própria natureza pecaminosa. A verdade é que, se você simplesmente deixar seus filhos para si mesmos, eles sempre escolherão o caminho errado. Pode ser que Deus, em Sua graça e providência, use alguém para apontá-los para Cristo; mas você não tem garantia disso e, na realidade, é quase certo que eles destruirão suas vidas em pecado.

Se 75 a 90% dos jovens que são criados em lares cristãos se afastam da fé quando entram na faculdade, o que fará com que seu filho seja diferente? Esses adolescentes estão partindo porque não estão e não foram ensinados a verdade bíblica por seus pais.

Porque um dia será tarde demais. Ninguém sabe quem mudará de idéia e talvez se aproximará de Deus. Mas, em termos práticos, chegará o dia em que seu filho escolherá suas crenças e seu caminho na vida.

Mas lembre-se, não precisa ser assim. Deus nos deu Sua palavra e nos disse o que fazer com ela. A única maneira que eles aprenderão é ouvindo, pois a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo (Romanos 10:17).

 *******

 FONTE: Adaptado de – Principais razões para ensinar a verdade bíblica a seus filhos todos os dias – por Dr. Paul Dean, 13 de abril de 2015


Responses

  1. Excelente glória Deus parabéns pelo trabalho, muito bom esti estudo obrigado a todos envolvidos 👏👏👏

    • De nada Eliano. Tudo que fazemos é para a honra e gloria de Deus. Que Ele te siga abençoando.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: