Publicado por: mvmportugues | outubro 3, 2019

O QUE A BÍBLIA NOS DIZ SOBRE O CÉU – João 14:2-3

Para o crente, o céu é um lugar real descrito na Bíblia e aparece nas Escrituras mais de quinhentas vezes.

Jesus disse: Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também (João 14:2-3). Cristo escolheu termos físicos familiares (casa, quartos) para descrever esse local. Ele nos deu algo tangível pelo qual esperar, um lar eterno, onde viveremos com Ele para sempre.

O apóstolo João teve o privilégio de ver e escrever sobre a cidade celestial (Apocalipse 21:10-27), onde todos os verdadeiros crentes viverão um dia; e onde João testemunhou a “glória de Deus” (Apocalipse 21:11), a própria presença de onde Deus reina.

Porém, precisamos entender que, por mais eloqüente que João foi em sua descrição do céu, a realidade do céu está além da capacidade do homem finito de compreender. Paulo escreveu em 1 Coríntios 2:9: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam,” e isso é uma parte do que Ele revelou ao seu amado apóstolo João enquanto ele estava no exílio na ilha de Patmos.

No céu não haverá mais lágrimas, nem morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, (Apocalipse 21:4). Não haverá mais separação, porque a morte será conquistada (Apocalipse 20:6). Como Deus disse a Isaías: “Eis que as coisas anteriores aconteceram e agora declaro coisas novas” (Isaías 42:9).

A melhor coisa sobre o céu é a presença de nosso Senhor e Salvador (1 João 3:2). Estaremos frente a frente com o Cordeiro de Deus que nos amou e se sacrificou para que possamos desfrutar de Sua presença no céu pela eternidade.

Como crentes nascidos de novo, as Escrituras nos ordenam a viver como os vivificados em Cristo e a colocar nossas mentes no céu: Uma vez que vocês ressuscitaram para uma nova vida com Cristo, mantenham os olhos fixos nas realidades do alto, onde Cristo está sentado no lugar de honra, à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. (Colossenses 3:1-2)

As escrituras nos dizem que devemos “estar ansiosos por um novo céu e uma nova terra, o lar da justiça” (2 Pedro 3:13).

Deus não abandonou Seu desígnio e plano originais para a humanidade governar a Terra para Sua glória. Um dia, Ele reverterá a maldição e restaurará o que foi corrompido pelo pecado. Ele descerá para habitar com Seu povo na nova Terra, trazendo consigo Seu trono e o próprio céu (Apocalipse 21:1–4); e não haverá mais maldição. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e seus servos O servirão. (Apocalipse 22:3). 

Como vemos na palavra de Deus, o céu é realmente um lugar real. A Bíblia nos diz que o céu é o trono de Deus (Isaías 66:1; Atos 7:48-49; Mateus 5:34-35). Após a ressurreição e aparição de Jesus na Terra para Seus discípulos, “Ele foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus” (Marcos 16:19).

Quando as pessoas negam a existência do céu, negam não apenas a escrita Palavra de Deus, mas também negam os anseios mais íntimos de seus próprios corações. Paulo abordou esse assunto em sua carta aos coríntios, incentivando-os a se apegar à esperança do céu, para que não desanimem. Embora “gememos e nos angustiamos” em nosso estado terrestre, temos a esperança do céu sempre diante de nós e estamos ansiosos para chegar lá (2 Coríntios 5:1-4).

Paulo exortou os coríntios a aguardar ansiosamente seu lar eterno no céu, uma perspectiva que lhes permitiria suportar dificuldades e decepções nesta vida. “Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (2 Coríntios 4:17-18).

Visto que o céu é a morada de um Deus santo e perfeito, o pecado não tem lugar lá, nem pode ser tolerado. Felizmente, Deus nos forneceu a chave que abre a porta do céu; Jesus Cristo (João 14:6). Todos os que crêem em Jesus Cristo e buscam perdão pelos pecados O encontrarão esperando por eles.

O céu está além do nosso entendimento. Mas podemos descansar no fato de que nosso Deus é bom e o que Ele preparou para nós é bom. Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas!” E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança”. Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. (Apocalipse 21:5-7)

Que a futura glória de nosso lar eterno nos motive a servir a Deus fielmente e de todo o coração, preservando nossa fé nas promessas Dele, para aqueles que confiam, acreditam e obedecem.

Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.  Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo os nossos corpos lavados com água pura.” (Hebreus 10:19-22)

Então, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por Ele em paz, imaculados e inculpáveis (2 Pedro 3:14); estando ciente de que nosso destino é viver como redimidos, pessoas justas em uma terra redimida e justa com nosso Redentor deve ser um incentivo poderoso para invocar Sua força para viver retamente hoje.

*******


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: