Publicado por: mvmportugues | agosto 29, 2019

O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE A HUMILDADE? – Tiago 4:6 e 10

Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os exaltará. (Tiago 4:6, 10)

Esses versos nos dizem que, se nos humilharmos sob a mão poderosa de Deus, entregando nossa própria vontade, então Ele nos dará a graça que precisamos para viver uma verdadeira vida cristã, e nos exaltará em Seu tempo.

Andrew Murray chama a humildade de “o lugar da total dependência de Deus.” Ele acrescenta que “a humildade não é tanto uma virtude; ela é a raiz de tudo, porque somente ela assume a atitude correta diante de Deus e permite que Deus faça tudo.… É simplesmente o sentimento de rendição total, que surge quando vemos que realmente Deus é tudo, e nós abrimos caminho para que Ele seja tudo.”

Ser humilde é ter a mesma mentalidade de Jesus Cristo. Ele existiu na forma de Deus, mas não considerou igualdade com Deus; pelo contrário, Ele abandonou tudo o que tinha e assumiu a forma de servo, tornando-se igual aos homens. E, quando Ele apareceu em forma de homem, Ele se humilhou, tornando-se obediente até o ponto de estar disposto a enfrentar a morte, e morte de cruz (Filipenses 2:7-8).

Jesus é o exemplo supremo da humildade. Ele não valorizou Sua auto-importância ou honra, mas entregou-se livremente em todas as situações, para que a vontade de Deus pudesse ser realizada e Deus pudesse ser glorificado através de Sua vida.

A Bíblia diz que quando somos humildes; estamos livres do orgulho e da arrogância. Podemos então ser um pacificador sem precisar lutar por nossos direitos; e somos capazes de andar humildemente no poder do Espírito Santo de Deus.

Precisamos entender que ser um humilde servo de Cristo requer que nos submetamos à Sua liderança, em relação ao que devemos fazer, como vamos cumprir a Sua vontade e aonde Ele quer que nos O sirvimos. Não há espaço para auto-busca ou auto-promoção; nossa única preocupação deve ser a obediência, com o objetivo de que somente Deus receba a glória.

Às vezes nos preocupamos em encontrar nosso propósito na vida, para que possamos ter uma sensação de utilidade e auto-realização. Embora nos beneficiemos de servir ao Senhor de acordo com o modo que Ele nos dotou, esse não deveria ser nosso motivo principal. Um espírito humilde não procura seus próprios interesses, mas pensa nos outros; essa é a atitude que Cristo teve. Ele voluntariamente deixou o céu para assumir a forma humana a fim de ir para a cruz, que foi um ato humilde de obediência ao Pai para que pudéssemos ser salvos.

Você tem a atitude certa quando se trata de seguir a Cristo? Pedro teve que desistir de seus desejos pessoais e egoísmo. Paulo teve que se render e renunciar a sua posição entre os fariseus. A humildade na vida do crente é a marca da grandeza, não porque você brilha quando é humilde, mas porque quando você se submete à vontade de Deus, Ele brilha através de você.

Do ponto de vista do mundo, a humildade é fraqueza. Mas na realidade é força porque requer o poder sobrenatural do Espírito Santo para superar nosso egocentrismo natural. Em vez de ser um sinal de fraqueza, na verdade é um sinal da vida de Cristo em nós.

Quando somos humildes, podemos apaziguar argumentos e não precisamos vencer toda contenda, lembrando que “uma resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira”  (Provérbios 15:1).

Podemos lidar com tratamento injusto pacificamente quando somos humildes e podemos responder a ele sem ser superados pela amargura. A humildade significa que não sentimos uma necessidade de vingança ou retaliação; como as Escrituras nos instruem a livrar-nos “de toda amargura, raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade. Em vez disso, sejam bondosos e tenham compaixão uns dos outros, perdoando-se como Deus os perdoou em Cristo” (Efésios 4:31-32).

Quando somos humildes, podemos responder e aprender com as críticas sem ser defensivo, seja merecido ou não; podemos perdoar e falar com cortesia e amor, independentemente da situação; porque, quando como crentes escutamos o nosso Pai, Ele nos deixa saber que devemos examinar os nossos motivos e atitudes antes de fazer qualquer coisa. Mesmo se precisarmos ser firmes ou tomamos ações fortes, precisamos lembrar de que “nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29).

Quando entendemos e colocamos em prática o que a Bíblia diz sobre a humildade, podemos viver pacificamente e humildemente aos olhos de Deus e de nossos semelhantes.

E, quando começarmos a reconhecer que não podemos fazer nada de valor à parte do Senhor, estaremos começado no caminho da humildade. Quando desistimos de todos os nossos planos e, em vez disso, aceitamos os de Deus, estaremos deixando nosso orgulho para trás. Se formos mal interpretados ou tratados injustamente, mas permanecermos onde estamos até que o Senhor nos diga o que falar ou aonde mover, então teremos começado a viver a vida humilde que agrada ao nosso Salvador.

Jesus se oferece para ser nosso Mestre, para que possamos aprender as lições piedosas de humildade. Lembre-se de que a humildade é uma qualidade que todo crente em Cristo deve possuir porque quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes (Provérbios 11:2).

*******


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: