Publicado por: mvmportugues | agosto 22, 2019

O QUE É A PACIÊNCIA BÍBLICA? – Tiago 1:4

Mas deixe a paciência ter seu trabalho perfeito, para que você seja perfeito e completo, sem faltar em coisa alguma.” (Tiago 1:4)

O que é paciência? Paciência é comumente definida como a capacidade de aceitar ou tolerar atrasos, problemas ou sofrimento sem ficar com raiva ou chateado.

O oposto da paciência é a agitação, o desânimo e o desejo de vingança. Deus não quer que Seus filhos vivam em agitação, mas em paz, como Jesus disse a Seus discípulos: Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo (João 14:27). Ele quer dissipar o desânimo e substituí-lo por esperança e louvor (Salmos 42:5); e não devemos nos vingar; antes, devemos amar uns aos outros (Romanos 12:19; Levítico 19:18).

Deus é paciente e Seu Espírito produz o fruto da paciência em nós. Quando somos pacientes, deixamos espaço para Deus trabalhar em nosso coração e em nossos relacionamentos. Devemos deixar de lado nossa programação e confiar em Deus; e agradecer-Lo por aquilo que Ele traz à nossa vida; simplesmente deixamos Deus ser Deus.

Vamos ver o que a Bíblia diz sobre paciência, já que a Bíblia tem muito mais a dizer sobre paciência do que a definição normal:

A paciência se origina de Deus

  • Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão. Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus! E isso para que vocês, todos juntos, como se fossem uma só pessoa, louvem ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. (Romanos 15:4-6)

A paciência faz parte do fruto do Espírito:

  • Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. (Gálatas 5:22-23)

A paciência nos ajuda a crescer durante as provas:

  • Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor. Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre. Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e recebam os estrangeiros nas suas casas. (Romanos 12:10-13);
  • Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas deixe a paciência ter seu trabalho perfeito, para que você seja perfeito e completo, sem faltar em coisa alguma. (Tiago 1:2-4)

A Paciência nos permite ser fortalecidos e sermos abençoados por Deus: 

  • Descanse no SENHOR e espere pacientemente por Ele (Salmos 37:7-9);
  • Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor (Salmos 40:1);
  • Agora, o Senhor encaminhe o vosso coração no amor de Deus e na paciência de Cristo (2 Tessalonicenses 3: 5);
  • Não queremos que se tornem preguiçosos, mas que sejam como os que creem e têm paciência, para que assim recebam o que Deus prometeu (Hebreus 6:12).

A paciência agrada a Deus:

  • O fim de uma coisa vale mais do que o seu começo. A pessoa paciente é melhor do que a orgulhosa. (Eclesiastes 7:8);
  • Lembrem dos profetas que falaram em nome do Senhor e os tomem como exemplo de paciência nos momentos de sofrimento (Tiago 5:10);
  • Eu sei o que vocês têm feito. Sei que trabalharam muito e aguentaram o sofrimento com paciência. Sei que vocês não podem suportar pessoas más e sei que puseram à prova os que dizem que são apóstolos, mas não são, e assim vocês descobriram que eles são mentirosos. Vocês aguentaram a situação com paciência e sofreram por minha causa, sem desanimarem (Apocalipse 2:2-3).

Como vemos claramente, a paciência é uma virtude de Deus. Como todos os outros aspectos do fruto do Espírito, a paciência é mais um indicador do nosso relacionamento com Deus.

Devemos escutar, obedecer a Ele e, às vezes, desistir de nossos próprios desejos e opiniões pessoais, a fim de esperar por Sua direção. Infelizmente, a falta de paciência leva a muitas situações em que decisões ruins são tomadas e injustiças ocorrem. Portanto, é essencial que cooperemos com o Espírito ao desenvolver a paciência dentro de nós, porque a virtude de ter paciência pode nos salvar dos pesares inevitáveis ​​que advêm quando nos recusamos a esperar por Sua direção.

Em conclusão, a paciência é comumente definida como “a capacidade de aceitar ou tolerar atrasos, problemas ou sofrimento sem ficar com raiva ou chateado”. Paciência, às vezes referida como longanimidade, tem origem em Deus e faz parte do fruto do Espírito. É um produto de autocontrole e parte da piedade, que nos foi demonstrado por Cristo. A paciência é uma parte importante de nos ajudar a crescer e nos fortalecer em nossa fé durante as provações. Nossa paciência agrada a Deus e resulta em Sua bênção. Finalmente, a falta de paciência demonstra o pensamento ímpio que está sem a proteção e o conhecimento de Deus e leva a injustiças e tratamento incomplacente de outros.

Quanto maior a bênção que Deus tem para nós, mais paciência Ele exige. Isso significa que temos uma escolha. Podemos aprender a ser pacientes e ver o que Deus fará em nossa vida, ou podemos resolver o assunto nós mesmos e vê-lo se transformar em desastre. O que você vai escolher?

Lembre-se de que a ação mais sábia é confiar pacientemente em Deus, esperar, e observar para ver o que Ele fará; e quando deixamos o Espírito produzir paciência em nós, Ele nos torná mais semelhante a Cristo.

*******


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: