Publicado por: mvmportugues | maio 30, 2019

JESUS VEIO PARA BUSCAR E SALVAR O PERDIDO – Lucas 19:10

Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido (Lucas 19:10).

Jesus está afirmando isso, em resposta à multidão, que reclamava que Ele tinha ido ser hóspede de um homem que era pecador, o principal cobrador de impostos, Zaqueu. Mas não entenderam que essa foi a razão pela qual Ele veio ao mundo para buscar e salvar o que estava perdido.

Coletores de impostos não eram populares; eles eram vistos como a escória da terra. Eles serviram Roma para ganho pessoal e tiravam vantagem injusta de seus próprios compatriotas. Zaqueu não era apenas um cobrador de impostos, mas um chefe de coletor de impostos, que fazia as pessoas desprezarem o homem ainda mais.

À luz do ódio público dos coletores de impostos, Jesus escolheu Levi ou Mateus como um de Seus doze apóstolos! Isso mostra o amor de Jesus pelos perdidos e o poder transformador de Sua graça salvadora.

Deus estava definitivamente movendo o coração de Zaqueu para lutar contra as multidões e finalmente subir naquela árvore para que ele pudesse ver Jesus. Ele provavelmente tinha ouvido falar que este Mestre havia escolhido um cobrador de impostos chamado Levi, para ser um dos Seus discípulos, e que Jesus socializava com notórios pecadores. Talvez sua consciência culpada o tenha importunado, e ele pensou: “Talvez Jesus pudesse perdoar meus pecados”.

O próprio Jesus ensinou claramente: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair” (João 6:44). E novamente Ele o repete no mesmo contexto: “Ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai(João 6:65). Se Zaqueu estava nessa árvore para buscar Jesus, foi porque o Pai o estava atraindo a Jesus.

Jesus facilmente poderia ter passado debaixo daquela árvore e nunca olhado para cima. A multidão estava ao redor Dele quando Ele estava passando por Jericó (Lucas 19:1), a caminho de Jerusalém e da cruz (Lucas 18: 31-34; 19:28). Mas quando nosso Senhor veio ao local, Ele olhou para cima e disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje(Lucas 19:5). Zaqueu queria ver Jesus, mas não tinha conhecimento prévio de que Jesus queria vê-lo! De todas as pessoas daquela grande multidão, o Salvador se concentrou nesse homenzinho; Jesus se convidou para ir a sua casa e quis conversar pessoalmente com Zaqueu.

Você já teve uma experiência em que o Espírito de Deus estava lidando com sua alma? Talvez você estivesse ouvindo um sermão e sentiu que estava sendo dirigido diretamente a você, e Jesus te estava chamando pessoalmente. Talvez até agora você possa ouvir o Salvador chamando e dizendo, “siga-me.”

Muitas igrejas esqueceram o propósito do Salvador de buscar e salvar aqueles que estão perdidos. Portanto, é nosso dever, como discípulos de Jesus Cristo, lembrar que: 

  • O amor muda as pessoas, é isso que Jesus fez e deve se tornar a nossa maneira de imitar o Salvador também.
  • Ninguém está além do poder da graça de Deus para alcançar o perdido. Cristo é capaz de salvar “ao máximo”. Devemos oferecer o Evangelho corajosamente ao pior e mais perverso dos pecadores, e dizer, “há esperança”.
  • Vemos aqui uma imagem da compaixão de Cristo para com os pecadores e Seu poder para mudar os corações humanos. Não podemos enfatizar o suficiente que Jesus está pronto para salvar aqueles que estão prontos para recebê-Lo como Senhor e Salvador.
  • Uma pessoa convertida é uma pessoa transformada. As pessoas genuinamente convertidas darão provas externas de sua conversão interior. O pecador convertido viverá uma vida completamente diferente de sua vida anterior; e as palavras de Zaqueu, “A metade de meus bens eu dou aos pobres”, é uma prova inequívoca de que Zaqueu era uma nova criatura.
  • A missão do nosso Mestre é ativa, não passiva. Ele não espera que as pessoas venham a Ele; Ele procura ativamente os perdidos para salvá-los. Portanto, Deus pode nos dar uma visão natural e sobrenatural das pessoas para que possamos ajudá-las.
  • Nosso ministério deve exigir ousadia e não medo, confiando no Espírito Santo para nos guiar naquilo que Ele está nos chamando a fazer.

Nós somos Seus discípulos, e Sua missão é nossa missão. Resgatar as almas de uma eternidade no Lago de Fogo é o maior propósito do universo, tempo e eternidade. Verdadeiros homens e mulheres de Deus e servos de Jesus anseiam como Ele de “buscar e salvar os perdidos.”

Como Charles Thomas Studd escreveu: “Duas pequenas frases que ouvi um dia, viajando ao longo do caminho da vida; trazendo convicção ao meu coração, e que da minha mente não partiria; só uma vida, que em breve passará, só o que é feito para Cristo durará.

*******


Responses

  1. Excelente muito bom sem palavras para
    definir os conteúdos,produtos e a atenção
    de todos. PARABÉNS!

    • As palavras são do Senhor Genilton, obrigado por compartilhar e que Deus te siga abençoando.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: