Publicado por: mvmportugues | abril 25, 2019

CRESCIMENTO FRUTÍFERO NA FÉ – 2 Pedro 1:3-11

Diante de tudo isso, esforcem-se ao máximo para corresponder a essas promessas. Acrescentem à fé a excelência moral; à excelência moral o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a devoção a Deus; à devoção a Deus a fraternidade; e à fraternidade o amor. Quanto mais crescerem nessas coisas, mais produtivos e úteis serão no conhecimento completo de nosso Senhor Jesus Cristo. (2 Pedro 1:5-8)

É interessante que Pedro, um homem que era conhecido por sua impulsividade, nestes versos nos mostra uma abordagem disciplinada para o crescimento espiritual. Então, como vemos, se Pedro, que uma vez foi o impulsivo pescador, poderia se tornar um homem disciplinado e piedoso, então qualquer um pode fazer o mesmo.

Pedro está dizendo, porque Deus nos deu uma nova vida e riquezas espirituais em Cristo, devemos ser diligentes para crescer em piedade.

Quando olhamos para os dois versos anteriores, lemos onde Pedro nos disse que quando cremos em Jesus Cristo como Salvador e Senhor, Seu poder divino, nos concede tudo de que necessitamos para uma vida de devoção, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para Si por meio de Sua glória e excelência (1:3). E que através da glória e perfeição moral de Cristo, Ele os deu grandes e preciosas promessas. São elas que permitem a vocês participar da natureza divina e escapar da corrupção do mundo causada pelos desejos humanos (1:4).

Precisamos entender que, antes de Deus nos dar nova vida, estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1-3). Quando confiamos em Cristo como Salvador e Senhor, não foi devido à nossa própria realização, foi porque Deus misericordiosamente abriu nossos olhos cegos para ver através do Seu Espírito Santo (2 Timóteo 1:7).

O ponto é que não podemos começar a crescer como cristãos até que tenhamos recebido nova vida de Deus através da fé em Jesus Cristo. É a vida de Cristo em nós que nos dá motivação e poder para mudar e crescer espiritualmente. No instante em que confiamos em Cristo, Deus graciosamente nos dá a chave para as riquezas insondáveis ​​de Cristo (Efésios 3:8), que nos fornece tudo o que precisamos para viver uma vida piedosa.

Pedro escreve que a fé é o fundamento sobre o qual as outras virtudes repousam e das quais elas crescem. Nós recebemos a fé em Cristo como dom de Deus (1:1), mas depois fornecemos as outras qualidades, que são o fruto da fé (1:8). Então, para crescer em piedade, precisamos ter certeza de que confiamos em Jesus Cristo e em Suas promessas graciosas; porque a fé é a base essencial para crescer em piedade.

Agora, para crescer em piedade, devemos ter a motivação correta e acrescentar a diligência (1:5). Pedro está basicamente dizendo que Deus nos deu a Sua vida e todas as Suas promessas; agora, temos que aplicar a diligência para que possamos crescer.

Pense sobre isso; estamos aplicando “toda diligência” para crescer em Cristo? Nós fazemos tempo para crescer espiritualmente? Nós lemos comentários precisos, livros teológicos e importantes assuntos doutrinários que ampliam nossa mente para pensar sobre as questões difíceis na Bíblia? Se não o fizermos, não cresceremos espiritualmente como Deus quer.

Então, o que implica o crescimento? Onde devemos nos concentrar? Isso nos leva ao tema do nosso texto. Para crescer em piedade, você deve progredir nas áreas que Pedro declara.

A fé é o fundamento; para isso, devemos suprir a excelência moral, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a devoção a Deus, a fraternidade e o amor. 

Por que Pedro escolheu essas qualidades? Provavelmente, porque eles são o oposto das características do mal dos falsos mestres que ele expõem mais adiante em sua carta. Eles alegaram ter conhecimento, mas eles não conheciam Deus, que é santo. Eles não tinham domínio próprio e seguiam na imoralidade (2:2, 10, 14, 18). Eles não perseveravam na piedade, mas se desviaram. Em vez de demonstrar verdadeira fraternidade e amor, eles estavam simplesmente explorando pessoas para seu próprio benefício; e não tinham a semelhança de Cristo.

A “fé” é a base fundamental. Sem fé não somos cristãos. A”excelência moral” (virtude) é necessária em seguida, porque sem isso, não podemos ter uma consciência limpa. Se vivermos em desobediência conhecida a Deus, Ele não revelará a verdade espiritual para nós. Assim, a virtude precede o “conhecimento”. O “conhecimento” segue, porque precisamos conhecer a Palavra de Deus para informar nossa consciência e nos guiar em todo o nosso pensamento e comportamento.

Mas conhecer a verdade não ajuda se não praticarmos “dominio-próprio” e “perseverança” para quando provações e tentações vierem. À medida que perseveramos, desenvolvemos “a devoção a Deus”, que se refere a viver em reverência a Deus em todas as situações. Mas a verdadeira devoção a Deus não é apenas um assunto privado entre o indivíduo e Deus; ela se manifesta em relacionamentos piedosos. Consequentemente, precisamos de “fraternidade” e “amor” abnegado.

O resultado de crescer nessas qualidades de caráter divino é que seremos úteis e frutíferos no conhecimento de Jesus Cristo (2 Pedro 1:8). Porque Ele se entregou na cruz para nos salvar do julgamento de Deus, devemos desejar ser útil e frutífero como Seu servo comprado por sangue. Mas para ser útil e frutífero, devemos estar crescendo em piedade, o que requer esforço diligente.

O crescimento espiritual é um processo longo e só mostra resultados quando o praticamos consistentemente. Se não estamos fazendo muito progresso espiritual, então devemos nos examinar porque aqueles que não se desenvolvem desse modo são praticamente cegos, vendo apenas o que está perto, e se esquecem de que foram purificados de seus antigos pecados. Por isso, irmãos, trabalhem ainda mais arduamente para mostrar que, de fato, estão entre os que foram chamados e escolhidos. Façam essas coisas e jamais tropeçarão. Assim, sua entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo será acompanhada de grande honra (2 Pedro 1: 9-11).

*******


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: