Publicado por: mvmportugues | março 21, 2019

O QUE A BÍBLIA REVELA SOBRE O PERIGO DE MENTIR? – Êxodo 20:16

Mentir significa fazer uma declaração falsa com a intenção de enganar, criar uma impressão falsa ou enganosa; isso implica desonestidade. A Bíblia é clara que mentir é pecado e Deus odeia o pecado. O primeiro pecado neste mundo envolveu Satanás, o pai das mentiras quando ele mentiu para Eva e a enganou para desobedecer a Deus.

Quando os Dez Mandamentos foram dados a Moisés, lemos que o nono mandamento diz: “Não darás falso testemunho (mentir) contra o teu próximo” (Êxodo 20:16).

Quando estudamos a Bíblia, vemos que até mentir em situações de vida ou morte não é permitido. Não importa o que aconteça conosco, não devemos temer “aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo Daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno (Mateus 10:28). Nossa alma e salvação são mais importantes do que ir para o inferno por contar uma mentira; Jesus disse: “Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? (Mateus 16:26).

Às vezes as pessoas mentem para evitar ferir os sentimentos de alguém. Jesus aderiu a essa prática? De jeito nenhum. No entanto, muitas pessoas mentem e chamam isso de “mentirinha” e não pensam nas conseqüências de sua decisão. Eles acham que não é grande coisa, todo mundo faz isso, e acreditam que realmente pode poupar alguém de dor.

Mas precisamos entender que mentir é errado, de qualquer forma. É uma transgressão da lei de Deus. Mentir pode ferir outras pessoas. Pode destruir sua reputação e pode prejudicar a igreja. Poucas coisas prejudicam a igreja do Senhor mais do que alguém que diz ser cristão e não vive como um.

Em Atos 5, o Senhor mostrou seu desdém por mentir quando um homem chamado Ananias e sua esposa Safira mentiram sobre um pedaço de propriedade que haviam vendido. Eles alegaram que estavam dando todo o lucro para a igreja, mas na realidade eles retinham parte do dinheiro para si mesmos. Eles podem ter pensado: “Não é grande coisa. Nós demos dinheiro para ajudar a obra do Senhor; nós só mentimos sobre a porcentagem. Não feriu ninguém, certo?” Não é desta maneira que muitos pensam hoje? Mas Deus fez uma afirmação poderosa sobre como Ele considera a mentira e instantaneamente ambos morreram.

Aqui está um ponto muito importante que nunca devemos esquecer. Mentir pode custar ao homem sua alma. Provérbios 21:6 diz que a fortuna obtida com língua mentirosa é ilusão fugidia e armadilha mortal.

Precisamos entender que pensar que é certo mentir é um erro muito sério para um cristão acreditar. Isso mostra uma incompreensão do próprio Deus. Mentir é sempre errado. Provérbios 6:17 diz: “Deus odeia a língua mentirosa.” Provérbios 12:22 diz: Os lábios mentirosos são detestáveis para o Senhor, mas os que dizem a verdade lhe trazem alegria.Também lemos em Levítico 19:11, “Não roubem. Não mintam nem enganem uns aos outros. Provérbios 13:5 diz: “O justo odeia a mentira.” Colossenses 3:9 diz: Não mintam uns aos outros.” Esses versículos e muitos outros nos ensinam que Deus odeia a mentira.

Os mentirosos são filhos de Satanás e acabarão por passar a eternidade no Lago de Fogo com ele, porque a pessoa má gosta de ouvir maldades; o mentiroso dá atenção a palavras destrutivas (Provérbios 17:4).

Mentir sempre será errado aos olhos de Deus porque é um pecado! Mentir sem se arrepender e pedir perdão a Deus é tão horrível que leva à “segunda morte” descrita em Apocalipse, que diz: “todos os mentirosos estão destinados ao lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte” (Apocalipse 21:8).

Então você precisa se arrepender enquanto ainda há tempo. Por favor, lembre-se de que quando você mente, você está fora de comunhão com Deus, o que causa orações sem resposta pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações. Vocês têm as mãos manchadas de sangue e os dedos sujos de crimes; vocês só sabem contar mentiras, e os seus lábios estão sempre dizendo coisas que não prestam (Isaías 59:2-3).

Assim como você não gosta quando alguém mente para você, o mesmo acontece com o Senhor, seja fiel aos ensinamentos da Bíblia e, se mentiu, busque o perdão daqueles a quem você mentiu, obedeça ao Evangelho e saiba que se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça (1 João 1:9; Mateus 5: 23-24).

O Salmo 24:3-5 faz a pergunta – quem permanecerá no lugar santo do Deus? Aqueles que têm mãos limpas e um coração puro. Aqueles que não elevaram suas almas à falsidade e não juraram enganosamente; este é aquele que será abençoado pelo Senhor.

Mentir é verdadeiramente uma abominação ao Senhor. Ele odeia uma língua mentirosa. E você e eu? Nós temos línguas mentirosas como Deus odeia? Ou seremos capazes de estar diante de nosso Deus Santo porque decidimos não aceitar a falsidade e o engano em nosso coração e vida?

Como verdadeiros seguidores de Jesus Cristo, somos chamados a deixar de lado a natureza velha com seus costumes, que incluem mentir (Colossenses 3:9), e manter em mente de que a falsa testemunha é castigada e certamente será condenada à morte (Provérbios 19:9).

*******

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: