Publicado por: mvmportugues | março 7, 2019

CEGUEIRA ESPIRITUAL – João 5:39-40

“Vocês estudam minuciosamente as Escrituras porque creem que elas lhes dão vida eterna. Mas as Escrituras apontam para mim! E, no entanto, vocês se recusam a vir a mim para receber essa vida. (João 5:39-40)

No começo deste capítulo, João narra a época em que Jesus estava em Jerusalém, para uma festa dos judeus. Durante esta ocasião, Ele encontrou um homem inválido que era paralítico fazia trinta e oito anos.

O Senhor perguntou ao homem: “Você quer ser curado?” Após uma breve conversa, Cristo disse ao homem “Levante-se! Pegue a sua maca e ande.” Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar” (João 5:1-9).

Isto ocorreu no sábado, portanto, os líderes judeus tentaram acusar o Senhor de violar a Lei de Moisés e começaram a persegui-Lo (João 5:10-18).

Neste mesmo dia, depois de um longo discurso durante o qual Jesus afirmou seu relacionamento divino com o Pai, Cristo disse aos judeus: “Vocês estudam minuciosamente as Escrituras porque creem que elas lhes dão vida eterna. Mas as Escrituras apontam para mim! E, no entanto, vocês se recusam a vir a mim para receber essa vida” (João 5:39-40).

Como sabemos pelas Escrituras, muitos dos líderes judeus, particularmente os escribas, eram orgulhosos de seu rico conhecimento das Santas Escrituras. Por que, então, eles foram incapazes de reconhecer Jesus de Nazaré como o Messias prometido, uma vez que as narrativas do Antigo Testamento estavam cheias de profecias centradas Nele?

Bem, a razão pela qual eles falharam em ver o Cristo do Antigo Testamento foram suas noções preconcebidas de como o Messias deveria ser e o que eles esperavam que Ele fizesse. Isto foi o que os cegou para fazer uma avaliação objetiva de Seu caráter, palavras e milagres.

Nós enfrentamos essa mesma situação hoje. Há muitos eruditos religiosos, que passaram a vida inteira aperfeiçoando o hebraico, o aramaico e o grego; que estudaram terras e culturas bíblicas; que se tornaram especialistas em exegese; e contudo, não conhecem o Filho de Deus.

Alguns sabem Dele, mas não estão dispostos a vir a Jesus porque eles são avessos a pagar o preço que Ele requer; porque, se você seguir a Cristo, você deve estar disposto a renunciar a tudo o que está em conflito com os requisitos do Céu. Uma pessoa deve estar disposta a negar a si mesma, tomar sua cruz diariamente e seguir Jesus (Lucas 9:23).

O Salvador pediu aos homens que contassem o custo antes de assumirem o papel de discipulado, porque aquele que não está disposto a renunciar ao mundo não pode ser um seguidor de Cristo (Lucas 14:25-35).

Um exemplo trágico é o do jovem rico. Ele estava consumido com materialismo. Quando, portanto, o Senhor disse: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”. Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas (Mateus 19:16-22). Ele não estava disposto a pagar o preço!

Infelizmente, ele passou alguns momentos com Jesus na terra, em vez de uma eternidade com Ele no céu.

Os espiritualmente cegos são simplesmente incapazes de entender a Palavra de Deus; como Jesus disse: E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus (João 3:19-21).

Esta é uma descrição da cegueira de todos os seres humanos no mundo que se recusam a vir para a luz. A razão pela qual as pessoas não vêm a luz, é que elas amam a escuridão. Eles não são mantidas da luz contra sua própria vontade, mas precisamente porque sua preferência é pela escuridão que as mantém longe da luz.

Os fariseus conheciam as Escrituras; eles tinham uma compreensão de Deus e da Sua Palavra, mas não podiam aceitar Jesus como Deus e Salvador. Então, Jesus lhes adverte: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam e os que veem sejam cegos (João 9:39).

Portanto, precisamos compreender que os espiritualmente cegos não podem entender as Escrituras. Eles podem lê-la e até fazer algum sentido dela, mas não conseguem entendê-la. Por quê? “O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”  (1 Coríntios 2:14).

Os espiritualmente cegos amam o mundo pecaminoso e são fortemente atraídos por ele. Precisamos lembrar que o deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (2 Coríntios 4:4).

Se você é espiritualmente cego e quer ver, há esperança, porque, quando alguém se converte ao Senhor, sua cegueira é removida (2 Coríntios 3:16).

Por favor, entenda que ninguém ama a Cristo até que acreditem que Cristo os ama. Nós amamos porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:19). É o amor de Deus despertado em nosso coração pelo Espírito Santo que tira a cegueira e nos faz ver.

*******


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: