Publicado por: mvmportugues | fevereiro 20, 2019

AQUELE QUE ESTÁ EM VOCÊ É MAIOR DO QUE AQUELE QUE ESTÁ NO MUNDO – 1 João 4:4

Vocês são de Deus, filhinhos, e os venceram; porque maior é Aquele que está em você do que aquele que está no mundo. (1 João 4: 4)

João começa alertando os crentes para: Pôr à prova os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo (1 João 4: 1-3).

O espírito do anticristo estava muito vivo nos dias de João, como também está hoje em dia. Quando pensamos no anticristo, pensamos em alguma pessoa futura, a besta do Apocalipse. No entanto, todo ensinamento que apresenta falsidade sobre Cristo é o espírito do anticristo que está no mundo há quase 2000 anos e ainda está por vir em sua terrível forma final.

Os falsos profetas são iguais aos falsos mestres atuais; portanto, antes de aceitarmos qualquer ensinamento, precisamos ter certeza da compreensão da pessoa sobre Cristo, da sua compreensão da salvação e da sua compreensão da Escritura. Eles reconhecem que: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça? (2 Timóteo 3:16). Eles manifestam uma vida regenerada? Eles se submetem à Palavra de Deus?

Após a advertência inicial, João continua, afectuosamente, dirigindo-se a seu povo, dizendo, vocês são de Deus, filhinhos, tornando esta uma das promessas mais reconfortantes na Bíblia para o crente.

Então ele declara que eles os venceram: A superação tem a ver com não ser mais enganado por Satanás, suas táticas e falsos profetas, este são os “os” ao qual ele está se referindo, e portanto o filho de Deus não precisa temer.

E a razão pela qual eles não temem é porque maior é Aquele que está em você do que aquele que está no mundo, significando que o crente tem um recurso para a vitória, a presença vital da habitação do Espírito Santo, que torna a vitória possível, em vez de confiar em nós mesmos.

Uma vez que o crente entenda isto, esta compreensão lhe dará grande conforto e fortalecimento espiritual, porque, para aqueles que caminham nesta verdade, a vitória é assegurada. Esta é uma afirmação positiva, não uma esperança desejosa; porque sabemos que o Espírito Santo é mais poderoso e mais forte que Satanás. A habitação do Espírito Santo equipa o cristão com as ferramentas para derrotar o maligno e afastar-se das tentações. Esse encorajamento deve capacitar os crentes a não temerem Satanás, mas sim confiar no Senhor e obedecer a Seus mandamentos. Ao fazer isso, podemos superar os poderes das trevas e andar com intrepidez nesta vida.

Somos vencedores porque pertencemos a Jesus Cristo que venceu Satanás na cruz. Portanto, o verbo “vencer ou  superar” fala de uma vitória passada e de um estado presente de ser um vencedor. Em outras palavras, nossa vitória sobre Satanás está terminada e concluída.

Precisamos entender que João está falando com os crentes e que a presença do Espírito Santo distingue os crentes dos incrédulos. As Escrituras ensinam que a habitação do Espírito Santo é o resultado de pedir a presença de Deus em sua vida por aceitar fielmente Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

As Escrituras do Novo Testamento ensinam claramente que ninguém tem o Espírito Santo até que uma pessoa se acerca a Deus e aceite a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

A presença do Espírito é a marca mais importante que distingue os crentes dos não-crentes. Como Paulo escreve: “A mente carnal é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo (Romanos 8:7-9).

Paulo também diz: Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente (1 Coríntios 2:14). E Jesus diz a Seus discípulos: E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês (João 14:16-17).

Se você aceitou a Jesus como seu Salvador e Ele é o Senhor da sua vida, nunca se esqueça de que você pertence a Deus. Você é seu amado filho. Ao sair para este mundo, lembre-se disto, você está neste mundo, mas não é deste mundo. Confie na habitação do Espírito Santo, porque Ele lhe dará vitória sobre todos os obstáculos que o diabo e o mundo lançam contra você.

Jesus nos ordena a sair ao mundo para alcançar os perdidos para Sua honra e glória. Ele nos envia sabendo que seremos odiados e enfrentaremos provações e tentações, mas Ele nos assegura que nossa vitória final já está segura porque Ele mesmo vive em nós.

“Bem-aventurado o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.”
Jeremias 17:7

*******


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: