Publicado por: mvmportugues | janeiro 31, 2019

MUDANDO HÁBITOS MAUS EM BONS HÁBITOS – Filipenses 4:13

Posso fazer qualquer coisa por meio de Cristo, pois Ele me dá força. Filipenses 4:13

Hábitos são, por definição, comportamentos que fazemos regularmente e são formados por prática e repetição. Nosso objetivo como cristãos é praticar bons hábitos que nos conduzirão a Deus e a Seu propósito para nossa vida e para quebrar maus hábitos que nos separarão Dele, que a Bíblia chama de pecado.

Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma!Uma vez que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?  Romanos 6:1-2

Todos nós cometemos pecado, porém, é o pecado habitual em nossas vidas que muitas vezes é o mais frustrante e causa mais dor a nós mesmos, para aqueles que nos rodeiam e nos separará para sempre de Deus se não despertamos e mudamos nossa maneira de viver.

Muitos desejam sinceramente ser livres do pecado, mas com tentações constantes do diabo e seus demônios, da nossa carne e do mundo, indivíduos que não conhecem o poder de Deus, podem continuar sendo pressionados de voltar a ele.

A Bíblia nos instrui a desenvolver bons hábitos quando nos tornamos cristãos, como orar, ler a bíblia e reunir-se com outros cristãos; desenvolver esses novos hábitos também nos ajudará a desenvolver “frutos do Espírito” e vencer o pecado em nossa vida – Gálatas 5:22-26.

Pela graça de Deus, livrem-se de sua antiga natureza e de seu velho modo de viver, corrompido pelos desejos impuros e pelo engano. Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitudes e revistam-se de sua nova natureza, criada para ser verdadeiramente justa e santa como Deus, Efésios 4:22-24. Este é o melhor antídoto para substituir maus hábitos por bons hábitos.

Quando nos tornamos novas criações, vemos que Deus quer que deixemos nossos maus hábitos e pecados e assumimos novos comportamentos semelhantes aos de Cristo. Se confiarmos Nele, Ele nos ajudará a mudar, porque, como Hebreus 13:5 nos diz: “Eu nunca te deixarei, nem te abandonarei.

Então, como realizamos isto? Primeiro, precisamos entender que há pecado em nossas vidas; então precisamos confessá-los a Deus e aceitar o Seu perdão. “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” Romanos 3:23

A Bíblia e o Espírito Santo nos dirão o que precisamos mudar e quais áreas de nossas vidas não estão de acordo com a Sua Palavra, como lemos em Gálatas 5:19-21, As obras da natureza pecadora são bem conhecidas. Elas são: imoralidade sexual, impureza, sensualidade, idolatria, bruxarias, ódio, brigas, ciúmes, iras, egoísmo, rixas, divisões, inveja, embriaguês, orgias e coisas iguais a estas. Eu já os avisei a respeito dessas coisas, e os aviso novamente: Aquelas pessoas que praticam essas coisas não vão herdar o reino de Deus.

Depois de reconhecer o hábito específico que você precisa mudar, você precisa começar a monitorar seu comportamento e tornar-se consciente de quando isto acontece. Você deve prestar atenção ao que provoca o hábito. São certas pessoas ou situações que fazem com que você peca? Certos programas de TV provocam o seu hábito? Quais pensamentos ou sentimentos você tem antes de pecar?

Recolher esta informação ajudará você a reconhecer padrões e fazer um plano para superar os maus hábitos buscando a ajuda de Deus. 

Para começar, você precisa decidir e agir e ver com qual comportamento piedoso você deve substituir seu mau hábito; caso contrário, outro mau hábito pode surgir em seu lugar. Porque, como a Bíblia ensina, “quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso. Como não o encontra, diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem. Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa. Mateus 12:43-45

Você precisa ter um comportamento positivo para substituir o negativo. Ore e peça a Deus para lhe mostrar o caminho.

Lembre-se do que Efésios 4:22-24 diz: livrem-se de sua antiga natureza e de seu velho modo de viver, corrompido pelos desejos impuros e pelo engano. Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitudes e revistam-se de sua nova natureza, criada para ser verdadeiramente justa e santa como Deus.

Você precisa garantir que seus novos objetivos sejam específicos, alcançáveis ​​e realísticos. Por exemplo: vou levantar às 6:45, que é 15 minutos mais cedo do que eu me levanto normalmente e vou ler a minha bíblia por 15 minutos todos os dias e vou orar.

Mesmo que 15 minutos podem não parecer muito, é melhor começar com um objetivo atingível, porque é difícil formar novos hábitos, pois o nosso cérebro prefere a rotina do que mudar. Fazendo pequenas mudanças, seu cérebro e corpo protestarão menos.

Como cristãos, nossa principal motivação para mudar o mau comportamento é obedecer e agradar a Deus, para que possamos nos tornar mais semelhantes a Cristo. Jesus disse: “Se você me ama, obedecerá meus mandamentos.” João 14:15

E você deve, comprometer seu caminho ao Senhor; confiar Nele e Ele agirá. Salmo 37:5

Fique responsável perante outros cristãos e peça-lhes que orem por você e com você. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16

A honestidade, a fé e a determinação são um grande fator de superação. Amados, se a consciência não nos condena, podemos ir a Deus com total confiança e dele receberemos tudo que pedirmos, pois lhe obedecemos e fazemos o que lhe agrada. 1 João 3:21-22

Como vemos, a chave é que precisamos pedir de acordo com a vontade de Deus, e é vital também entender o que Tiago afirma: Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. Tiago 1:6-8

Ter um parceiro de responsabilidade é vital, pois, se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.
Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!
Eclesiastes 4:10

Aceite conselhos de cristãos maduros, particularmente aqueles que superaram um hábito semelhante ao seu. Ouça conselhos e aceite instruções, para que você ganhe sabedoria … Provérbios 19:20. Porque planos fracassam onde não há conselho, mas têm êxito quando há muitos conselheiros. Provérbios 15:22

Evitar a tentação é outra chave para o sucesso. Seja qual for a fonte da sua queda, fique longe delas e, em vez disso, revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não fiquem imaginando formas de satisfazer seus desejos pecaminosos. Romanos 13:14

Lembre-se de evitar a gente que provocará o seu mau hábito e não se deixe enganar: “As más companhias corrompem o bom caráter. 1 Coríntios 15:33

Siga o conselho do salmista e odeie a assembléia dos malfeitores, e não se sente com os ímpios, Salmo 26:5.
Em vez disso, você precisa se submeter a Deus que irá ajudá-lo a superar seus maus hábitos se você for sincero. Portanto, submeta-se a Deus. Resista ao diabo e ele fugirá de você. Tiago 4:7

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas. Provérbios 3:5-6

Mantenha seu foco em Jesus e concentre-se em fazer o que é certo e não dê ao diabo uma oportunidade (Efésios 4:27); sempre lembrando que, uma vez que vocês ressuscitaram para uma nova vida com Cristo, significando que você aceitou Jesus Cristo como seu Salvador e O fez o Senhor da sua vida, mantenham os olhos fixos nas realidades do alto, onde Cristo está sentado no lugar de honra, à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. Pois vocês morreram para esta vida, e agora sua verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:1-3

Jesus definiu as únicas pessoas que verdadeiramente nasceram de novo como aquelas que vieram para a luz como Ele disse: E a condenação se baseia nisto: a luz de Deus veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais a escuridão que a luz, porque seus atos eram maus. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima dela, pois teme que seus pecados sejam expostos. Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que outros vejam que ele faz a vontade de Deus.” João 3:19-21

Renovar sua mente é um dos passos mais importantes para mudar seus hábitos. Você precisa pensar novos pensamentos e formar novas crenças em relação ao seu hábito e, mais importante, você precisa acreditar que pode mudar. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Ao ler esta mensagem de esperança que é preenchida com a palavra de Deus, você perceberá que, uma vez que você começar a ler a Sua Palavra, você a encontrará renovando sua mente. Seu desejo vai mudar e você já não vai querer o pecado e você reconhecerá que: Toda a Escritura é inspirada por Deus e, por isso, é útil para falar sobre a verdade, para repreender os pecadores, para corrigir as faltas e para ensinar a maneira certa de viver. 2 Timóteo 3:16

Se você memorizar escrituras, elas virão à mente quando você for tentado por maus hábitos. Jesus venceu a tentação citando as escrituras, você pode fazer o mesmo! Leia Mateus 4:1-11.

Deus nos diz que podemos mudar e que a vitória foi conquistada em Cristo Jesus; porque em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37

Jesus disse: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; porque para Deus todas as coisas são possíveis.” Marcos 10:27

A mensagem principal é que: “Tudo é possível para aquele que crê.” Marcos 9:23

*******


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: