Publicado por: mvmportugues | dezembro 27, 2018

QUAL É A NATUREZA FUNDAMENTAL DA FÉ? – Hebreus 11:1

A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1)

Hebreus, capítulo 11, é chamado de “capítulo da fé” porque nele são descritos grandes atos de fé; e quando lemos através deles, vemos claramente que a fé é demonstrada pela ação.

A fé bíblica é o ingrediente básico para começar um relacionamento com Deus. É pela fé que entendemos que o mundo inteiro foi feito pelo comando de Deus, portanto nosso Criador invisível nos deu evidências e provas.

A fé é a garantia de que as coisas reveladas e prometidas na Palavra são verdadeiras, embora invisíveis, dão ao crente uma garantia de que o que ele espera por fé, acontecerá.

É impossível ser salvo sem fé e “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6).

Há muitos relatos bíblicos em que vemos que quando as pessoas acreditavam e tinham fé, coisas surpreendentes aconteciam!

Nós lemos em Mateus 8:5-13 sobre o centurião que veio a Jesus porque ele tinha um servo que estava paralítico, e ele acreditou que Jesus poderia curá-lo. Quando Jesus disse ao centurião que iria com ele e curaria seu servo, o centurião disse a Jesus que ele não era digno de tê-lo sob seu teto e, com fé, pediu a Jesus para “apenas falar uma palavra, e meu servo será curado”.  Jesus ficou maravilhado com sua fé e disse: “Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá!” Na mesma hora o seu servo foi curado.

Em Mateus 9:20-22, lemos sobre uma mulher que por doze anos vinha sofrendo de hemorragia” que viu Jesus e acreditou que ela poderia ser curada se pudesse apenas tocá-Lo. Ela tinha fé e tocou na borda do seu manto.”  Jesus então disse a ela “a sua fé a curou!”

Outro exemplo é encontrado em Mateus 9:27-30, onde dois cegos vieram a Jesus e lhe pediram para curá-los. Jesus primeiro perguntou-lhes: “Vocês crêem que eu sou capaz de fazer isso?” E eles responderam: “Sim, Senhor.” “Então Ele tocou seus olhos, dizendo: “Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm!” E a visão deles foi restaurada.

A sua fé e certeza de que Jesus poderia dar-lhes visão era a substância, a realidade que eles esperavam. Também lhes deu a convicção de que receberiam o que pediram. Eles acreditaram; isto é, eles tinham fé de antemão que isso seria feito.

Nunca devemos perder a fé mesmo para os outros, como lemos em Lucas 5:17-26, onde os amigos de um paralítico acreditavam que Jesus poderia curar seu amigo e o levaram a Jesus. Agora, por causa da grande multidão, eles não conseguiam chegar perto Dele; então, pela fé, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus. Quando Ele viu a fé deles, Jesus disse: “Homem, os teus pecados estão perdoados” e Ele o curou.

Há também exemplos surpreendentes de fé no Antigo Testamento. No livro de Daniel, vemos onde três amigos de Daniel se recusaram a se prostrar diante da imagem de ouro do rei Nabucodonosor. Aqueles que se recusaram a se prostrar à imagem foram ameaçados de serem jogados vivos numa fornalha em chamas. Eles tinham fé em Deus e Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: “Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer (Daniel 3:16-18).

Eles não sabiam de antemão como Deus iria livrá-los da fornalha ardente, seja na época salvando suas vidas físicas ou mais tarde na ressurreição. Sua fé era a substância do que eles esperavam, e era a evidência daquilo que ainda não havia sido visto ou recebido. Sua fé foi estabelecida em servir a Deus e obedecer aos Seus mandamentos. Eles acreditavam que Deus os libertaria porque eles obedeciam aos Seus mandamentos e não se prostaram para adorar quaisquer outros deuses.

A verdadeira fé é mais do que apenas acreditar em Deus; inclui agir nessa fé servindo a Deus e obedecendo Seus mandamentos.

A fé aumenta quando nos aproximamos de Deus através da oração. Paulo disse aos filipenses “não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7). Eles acreditaram a Palavra de Deus e obedeceram aos Seus mandamentos. Ao ouvirem e seguirem as instruções de Paulo, dando suas preocupações a Deus e crendo no poder da oração, aumentaram sua fé.

A Bíblia é a Palavra inspirada de Deus para a humanidade, portanto, quando lemos a Bíblia, nossa fé aumenta e, confiando e acreditando em Suas promessas, pela fé, ela nos traz através de situações impossíveis.

Em tempos de provações, quando parece que Cristo não está conosco; pela fé nos lembramos de que Ele prometeu que estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos (Mateus 28:20), “Ele prometeu, nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Hebreus 13:5).

Em resumo, fé é a confiança, a segurança e a esperança em nosso Pai celestial. A fé viva não é apenas acreditar que Deus existe, ela é demonstrada pelo serviço e obediência a Deus. Ele aumentará nossa fé se pedirmos a Ele.

Lembre-se: a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo (Romanos 10:17); e Deus guardará em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque en Ti confia (Isaías 26:3).

A fé é uma posse preciosa! Ela não é visível ou tangível; no entanto, Jesus disse ao incrédulo Tomé: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram! (João 20:29).

Quando temos fé e confiamos em Deus, descobrimos que Ele mantém Sua palavra; isso, por sua vez, faz a nossa fé crescer e nos ajuda a confiar ainda mais Nele. A fé abre a porta para uma vida vitoriosa!

*******

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: