Publicado por: mvmportugues | novembro 8, 2018

QUALIDADES QUE UM PROFESSOR BÍBLICO OU DE ESCOLA DOMINICAL DEVE TER – 2 Timóteo 2:15

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).

O maior trabalho dado aos seres humanos é o de ganhar almas. É o trabalho que o próprio Cristo veio ao mundo para fazer. A parte de Jesus era revelar o amor de Deus e depois fazer a redenção para os homens perdidos; o buscar os perdidos, Ele cometeu aos seus discípulos. Ele é o único Salvador, mas os mensageiros humanos devem contar a história de Sua graça e trazer homens a Ele.

Então, vamos dar uma olhada em algumas qualificações vitais que um professor da escola dominical ou um professor da Bíblia deve ter:

Eles devem ser chamados, ungidos e designados por Deus.

Eles devem ser nascidos de novo e estar cheios do Espírito Santo, o que significa que eles devem vir a Cristo antes que possam ensinar sobre Cristo. As pessoas não estão prontas para serem confiadas ao cuidado de almas, até que sua própria alma seja salva e estejam seguindo a Cristo.

Eles devem ter um conhecimento profundo de Cristo; não é suficiente saber sobre Ele, uma pessoa deve amá-Lo e conhecê-Lo. Um relacionamento pessoal com Cristo é uma qualificação necessária para qualquer um que esteja considerando ser professor ou ter permissão para ensinar.

Um futuro professor deve estar familiarizado com as Escrituras e deve ser um estudante diligente da Palavra. Eles devem apresentar o verdadeiro Caráter de nosso Deus Santo, Sua criatividade, pureza, compaixão, poder, julgamento e ira justa.

Um professor precisa ser capaz de ensinar a sã doutrina e ser espiritualmente maduro. Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo (1 Timóteo 3:6).

Um professor eficaz da Bíblia não apenas diz aos alunos o que eles precisam saber, mas também os demonstra por sua própria vida através de ações, palavras e atitudes dentro e fora da sala de aula. Se um professor não é uma pessoa piedosa, ele não está apto a ensinar e dar orientação vital à pessoas necessitadas.

Se um professor não souber administrar sua própria família, ele não saberá como ensinar a palavra de Deus aos outros. Disciplina e respeito por Deus devem começar no lar.

Aqueles que têm a responsabilidade de ensinar a Palavra de Deus, interpretando o significado de uma passagem das Sagradas Escrituras para uma classe de crianças, jovens ou qualquer outra pessoa, devem ter tempo de preparação, para que o ensinamento seja claro, interessante e inspirador. Mentes jovens são muito impressionáveis ​​e seus corações estão abertos a influências que moldarão toda a sua vida. Portanto, a preparação mais cuidadosa e minuciosa é exigida por essa incrível responsabilidade.

Os professores devem tornar Deus real para seus alunos. Aqueles que estão sendo ensinados devem inspirar-se por nosso ensino para ajudá-los a viver com fé e esperança ao aprenderem a obedecer aos mandamentos de Deus. Ninguém pode ensinar mais de Cristo do que eles mesmos sabem através da proximidade pessoal e amizade com Cristo. Portanto, é uma responsabilidade séria se tornar um professor para as crianças ou para qualquer outra pessoa. A Bíblia nos diz que: Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor (Tiago 3:1).

Todo professor precisa manter o hábito da leitura diária da Bíblia como um exercício devocional. Os grandes homens da Bíblia eram todos amantes da Palavra de Deus. O povo de Israel foi ensinado a lê-lo continuamente, escondê-lo em seus corações e meditar nele dia e noite (Deuteronômio 6:6-9). Jó estimava mais as palavras da boca de Deus do que a comida necessária. Sabemos onde Maria aprendeu as doces lições que fizeram com que sua vida se cumprisse, sentou-se aos pés do Mestre e ouviu as palavras de Jesus, e Suas palavras a transformaram.

É muito importante que aqueles que lideram os jovens em coisas espirituais tenham uma rica experiência do amor de Cristo. Todo professor deve ser um amigo íntimo de Cristo, vivendo para Ele, e aprendendo com Sua Santa Palavra, ansioso para ser ensinado e guiado pelo Espírito Santo, porque é a vontade de Deus para nós, que devemos dar muito fruto.

Ninguém está pronto para ensinar até que eles tenham algum conhecimento razoável do caminho da salvação. Como pode alguém ensinar aos outros o que eles não aprenderam? Como pode alguém guiar os pés inexperientes por caminhos sobre os quais nunca andaram? Como pode um professor levar seus alunos a um Salvador que ele não encontrou para si mesmo? Como pode ele deixar claro para mentes ansiosas e inquiridoras, verdades relativas à vida que ele mesmo nunca aprendeu por experiência?

Um professor deve conhecer as verdades da Bíblia e interpretá-las corretamente se ele ou ela deve ensinar ou ter permissão para ensinar.

Um professor deve ser santo em seu ser e na vida. Ele ou ela deve estar completamente sob a influência do Espírito e deve ser preenchido de toda a plenitude de Deus (Efésios 3:19). Um professor deve ser cheio do Espírito Santo; isso fará dele uma nova pessoa (2 Coríntios 5:17) e o preparará para ser um vencedor de almas.

Crentes mais maduros estão melhor equipados para ensinar e equipar os membros da igreja. Eles também tem  mais experiência em lidar com as tentações e tensões da vida cristã. E, eles estão mais conscientes de suas próprias deficiências, então eles são menos propensos a se tornarem arrogantes. Por estas razões, uma pessoa que é nova em sua fé não deve receber autoridade espiritual sobre os outros.

É muito triste ver uma pessoa convertendo-se e mal entendendo o evangelho e em pouco tempo eles estão ensinando a escola dominical ou um estudo bíblico.

A nomeação precipitada de um novo crente ignora as qualificações de caráter, pois leva tempo para que os frutos da santificação se tornem evidentes (2 Pedro 1:3-11). Lembrem-se que a autoridade vem com humildade e humildade vem com o tempo.

Como é que sua igreja está escolhendo pastorear seu rebanho?

 

*******

Anúncios

Responses

  1. apaz do senhor pura verdade vejo pessoa nova comverdida em sinando na minha igreja

    • Obrigado Sergio por compartilhar. Que a paz doe Senhor esteja contigo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: