Publicado por: mvmportugues | novembro 1, 2018

DEUS SE OPÕE AOS ORGULHOSOS MAS CONCEDE GRAÇA AOS HUMILDES – 1 Pedro 5:5

Pedro cita este versículo do Antigo Testamento de Provérbios 3:34 sobre a pessoa orgulhosa, assim como Tiago (4:6). Em contraste a palavra “humilde”, é uma qualidade que Deus honra.

Precisamos primeiro entender que existe uma diferença entre o tipo de orgulho que Deus odeia que é a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso (Provérbios 8:13) e o tipo de orgulho que podemos sentir em relação a um trabalho bem feito (Gálatas 6:4) ou o tipo de orgulho que expressamos sobre a realização de entes queridos (2 Coríntios 7:4).

Deus odeia o orgulho que se origina da auto-justiça ou presunção, porque é um obstáculo para buscá-Lo.

O Salmo 10:4 explica que os orgulhos estão tão consumidos consigo mesmos que seus pensamentos estão longe de Deus: “Em seu orgulho os ímpios não O buscam; em todos os seus pensamentos não há lugar para Deus.” Esse tipo de orgulho arrogante é o oposto do espírito de humildade que Deus procura: “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus” (Mateus 5:3). Os “pobres de espírito” são aqueles que reconhecem o seu empobrecimento espiritual e a sua incapacidade de vir a Deus para além da Sua graça divina. Os orgulhosos, por outro lado, estão tão cegos pelo orgulho que acham que não precisam de Deus.

Por toda a Escritura nos é dito sobre as conseqüências do orgulho. Provérbios 16:18 nos diz que O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda. Satanás foi expulso do céu por causa do orgulho (Isaías 14:12-15). Ele teve a orgulhosa audácia de tentar substituir o próprio Deus como o legítimo governante do universo. Mas Satanás será lançado no Lago de Fogo no julgamento final de Deus.

O orgulho impede que muitas pessoas aceitem a Jesus Cristo como Salvador. Admitindo o pecado, e reconhecendo que em nossa própria força não podemos fazer nada para herdar a vida eterna, é um constante obstáculo para pessoas orgulhosas.

Por que o orgulho é tão pecaminoso? O orgulho está nos dando o crédito por algo que Deus realizou. O orgulho é tomar a glória que pertence a Deus e reivindicá-lo para nós mesmos. O orgulho é essencialmente auto-adoração. Precisamos estar conscientes de que qualquer coisa que realizamos neste mundo não teria sido possível se não fosse Deus nos capacitando e sustentando.

Pelo contrário, o homem humilde recebe a graça de Deus, enquanto o homem orgulhoso se opõe a Deus.
O humilde cede seus direitos a Deus, enquanto o orgulhoso exige seus direitos. A pessoa humilde negligencia ofensas e aguarda a vindicação de Deus, enquanto os orgulhosos buscam auto-justificação e vingança. 

O orgulhoso está obcecado em elogiar a si mesmo; enquanto os humildes permitem que o louvor e  o reconhecimento provenham dos outros. Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca;
outras pessoas, não os seus próprios lábios
(Provérbios 27:2).

Em Gálatas 1:10 vemos os orgulhosos buscando a aprovação dos homens enquanto os humildes desejam a aprovação de Deus: Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.

O orgulhos percebe a humildade como uma fraqueza, enquanto o humilde percebe a humildade como força. Jesus disse: “Aquele que se humilhar como esta criança,
este é o maior no Reino dos céus (Mateus 18:4).

Pessoas humildes entendem sua total dependência de Deus e se submetem a Ele e à Sua vontade. As pessoas orgulhosas são egoístas, egocêntricas e auto-dependentes de sua própria força e sabedoria.

Pessoas humildes não precisam provar ou defender-se constantemente; um forte contraste com pessoas orgulhosas que são obcecadas em provar que sempre estão certas.

Deus disse que aquele que Ele estima é  “aquele que é humilde e contrito de espírito, e que treme da minha palavra” (Isaías 66:2). Que melhor exemplo temos do que Jesus Cristo? Ele era manso e humilde de coração e “Se humilhou tornando-se obediente até a morte, e até a morte numa cruz” (Filipenses 2:8).

A esperança do orgulhoso é humilhar-se e ter fé no Salvador. Confesse seu orgulho, receba o perdão e viva para a Sua glória. Deus está nos chamando para nos arrependermos do pecado da autoconfiança e para começarmos a confiar Nele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: