Publicado por: mvmportugues | outubro 25, 2018

COMO SABER A VONTADE DE DEUS PARA NOSSA VIDA – Romanos 12:2

Muitas pessoas se perguntam por que nasceram e qual é o propósito para a sua vida. Deus quer revelar o Seu propósito e plano para a nossa vida. Ele quer guiar nossa vida e não apenas nos deixas viver sem propósito, se O buscarmos e O deixarmos.

Nós primeiro precisamos entender que no princípio, Deus criou Adão e Eva para ter um relacionamento com Ele e esse relacionamento foi quebrado quando eles O desobedeceram e cometeram pecado. No entanto, em Seu amor infinito, Deus enviou Seu Filho Jesus Cristo para nos ensinar e morrer por nós, para que pudéssemos mais uma vez reconciliar-nos com o Pai. Por quê? Porque Deus nos ama e deseja um relacionamento conosco e isso só pode acontecer quando recebermos Jesus Cristo como nosso Salvador e fizermos Dele o Senhor da nossa vida.

Deus nos deu a Bíblia inspirada pelo Espírito Santo, a qual podemos chamar de nosso manual de instruções básicas antes de deixar a terra. Consequentemente, precisamos entender que uma das promessas mais reconfortantes da Bíblia é que Deus nos ama e Ele sabe o que é melhor para nós. Ele quer nos guiar de maneiras que são certas para nós. A Bíblia diz: “Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento. Busque a vontade dele em tudo que fizer, e ele lhe mostrará o caminho que deve seguir” (Provérbios 3:5-6).

E o Salmo 119:105 nos diz que: “Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho.”

Deus nos guia falando à nossa consciência. Paulo afirmou que os crentes recebem a orientação de Deus através do ministério do Espírito Santo e nos diz: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, e mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam. Mas foi a nós que Deus revelou estas coisas por seu Espírito (1 Coríntios 2:9-10). Ele proclama ao crente que o Espírito pode iluminar os “olhos do seu coração” (Efésios 1:18).

A coisa mais importante que devemos fazer primeiro é nos arrependermos do nosso pecado e confiar em Cristo. Se não tivermos dado o primeiro passo, então ainda não aceitamos a vontade de Deus para a nossa vida.

Uma vez que recebemos Cristo pela fé, somos feitos filhos de Deus (João 1:12) e Ele deseja guiar-nos em Seu caminho (Salmos 143:10). A vontade de Deus é cognoscível, pois Romanos 12:2 diz: “Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.” Quando a mente do cristão é renovada segundo as coisas do Deus, então eles podem saber a vontade perfeita de Dele. Deus nos ama muito e quer nos capacitar a fazer a vontade Dele em todas as áreas de nossa vida.

Então, como descobrimos a vontade de Deus para nossa vida?

O primeiro passo é querer fazer a Sua vontade! Com muita frequência, não procuramos realmente a vontade de Deus; nós fazemos o que achamos que é melhor, sem consultá-Lo. Podemos decidir, por exemplo, fazer algo excitante ou desafiador, e automaticamente assumir que deve ser a vontade de Deus, embora não seja. Ou nós decidimos fazer algo e depois pedimos a Deus que abençoe nossos planos, embora eles não sejam Dele.

O segundo passo é buscar a Sua vontade! Como vamos fazer isso? Uma maneira é através da oração, pedindo a Ele para nos guiar enquanto tomamos decisões. Deus também nos guia através da Sua Palavra, a Bíblia e Ele pode nos guiar através de circunstâncias, ou através de um conselheiro piedoso.

Quanto mais consistentemente praticarmos a comunicação com Deus, mais Ele é capaz de nos guiar para que possamos ver claramente o próximo passo que precisamos dar.

Precisamos ser cuidadosos, porque é possível, assumir que estamos vivendo uma vida dirigida por Deus quando estamos apenas seguindo nossas próprias inclinações e impulsos, conforme a Bíblia nos adverte: Há caminhos que a pessoa considera corretos, mas acabam levando à estrada da morte (Provérbios 16:25).

Se estamos caminhando intimamente com o Senhor e realmente desejando a Sua vontade para nossas vidas, Deus colocará Seus desejos em nossos corações. A chave é querer a vontade de Deus e não a nossa. “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração (Salmos 37:4).

Às vezes, conhecer a vontade de Deus requer paciência. É natural querer conhecer toda a vontade de Deus de uma vez, mas não é assim que Ele trabalha. Muitas vezes Ele testa nossa fé revelando coisas um passo de cada vez, quando Ele vê nossa confiança e fé Nele crescendo.

Ao andarmos com o Senhor, obedecendo a Sua Palavra e confiando em Seu Espírito, podemos conhecê-Lo e isso nos ajuda a conhecer Sua vontade e encontramos a orientação de Deus prontamente disponível. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11).

Deus tem um plano incrível e surpreendente para cada um de nós, e Ele está continuamente nos chamando para segui-Lo e fazer Sua vontade. Ele quer ter um relacionamento próximo conosco, como o de um pai amoroso com seus filhos, e Sua vontade para nós inclui nos chamar para ser adoradores, ter um espírito de discernimento, um coração agradecido e fazer o bem a outras pessoas, entre outras coisas. O resultado da obediência não apenas nos abençoará com uma vida agradável a Deus, mas também nos levará à Sua família e, eventualmente, a um lar eterno com Ele.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: