Publicado por: mvmportugues | outubro 11, 2018

TENDO CONFIANÇA DIANTE DELE NA SUA VINDA – 1 João 2:28

Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.” (1 João 2:28)

João indica que há duas possibilidades quando Jesus Cristo voltar: ou teremos confiança quando Ele se manifestar, ou estaremos envergonhados do nosso comportamento quando Ele voltar.

Há muitos que, por um tempo, professaram conhecer Jesus Cristo, mas depois se afastaram, mostrando que sua fé não era uma fé salvadora genuína (1 João 2:19). Eles O negaram Seu lugar de direito como o Senhor Soberano e, em vez disso voltaram, a especulações loucas que os inflam com o orgulho do seu suposto conhecimento. Sua negação de Cristo significa que eles se envergonham Dele, portanto, quando Ele vier, Ele se envergonhará deles (Marcos 8:38). Eles se esconderão de medo e vergonha quando eles O vêem em Sua glória (Apocalipse 6:15-17). Mas, para aqueles que permanecem em Cristo, estes estarão confiantes quando Ele vier.

Permanecer Nele significa viver em retidão e, porque Deus é justo, os que realmente nascerem Dele serão justos no seu modo de viver; porque, quando nascemos Dele, Ele nos concede “tudo relacionado à vida e à piedade” (2 Pedro 1:3).

Efésios 4:22-24 também explica que: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” Essa nova vida em nós produz piedade, ou viver justo, portanto: Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus” (1 João 3:9).

Viver com retidão é um processo ao longo da vida de crescimento em obediência a palavra de Deus. Isso não acontece instantaneamente ou sem contratempos e lutas; mas se nascermos de novo, estaremos aprendendo a avaliar cada pensamento, motivo e atitude pela Palavra de Deus. Procuraremos agradar ao Senhor, começando com nossos pensamentos e ações, como Ele nos advertiu em Marcos 7:20-23: “O que sai do homem é que o torna ‘impuro’. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’”.

Se você é verdadeiramente nascido de novo, o fruto do Espírito Santo crescerá em seu caráter: “amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23), e você estará se disciplinando para o propósito da piedade (1 Timóteo 4:7). Naturalmente, tudo isso é feito em dependência do Espírito Santo, mas devemos estar envolvidos ativamente no processo de viver pelo Espírito, e de modo nenhum satisfazer os desejos da carne (Gálatas 5:16).

Devemos permanecer em Cristo tão completamente que seríamos como um ramo que cresce da videira, tornando assim possível o “fruto” (João 15:4-5). Devemos continuar em Sua Palavra tão completamente que nossas orações estarão em sincronia com Sua vontade (João 15:7) e nosso comportamento estará em sincronia com Seus mandamentos (1 João 3:24). Permanecer Nele significa estar em casa com Ele e ser um estrangeiros neste mundo.

“Filhinhos” implica que permanecer em Cristo é simples, não algo que precisamos de um grau de seminário para entender ou praticar. De fato, Jesus disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus (Mateus 18:3).

Faça a si mesmo estas perguntas básicas: 

  • Passo um tempo consistente e regular a sós com o Senhor na Palavra?
  • Confio em Deus, aproximando-me em oração de Seu trono de graça em todas as minhas provações?
  • Eu memorizo ​​e medito na Palavra de Deus, aplicando-a à minha vida?
  • Sou fiel como administrador de tudo o que Deus me confiou, mantendo a integridade e recusando ser ganancioso?
  • Estou crescendo em santidade, desenvolvendo o fruto do Espírito ao andar no Espírito?
  • Estou confessando e abandonando o pecado?
  • Estou trabalhando para manter relacionamentos, especialmente com minha família? Isso inclui comunicação sincera e amorosa; ouvindo; sendo bondoso, tendo paciência; perdoando e sendo humilde.

Quando as provações surgem em nossa vida, devemos nos aproximar ativamente do Senhor e depender Dele como nunca tivemos que fazer em outros momentos. Se não fizermos isso ativamente, ficaremos com raiva e amargurados e nos afastaremos de Deus. É por isso que Pedro escreve aos crentes que sofrem: Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte,  lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. A ele seja a glória e o poderio, para todo o sempre. Amém!” (1 Pedro 5:6-11)

Então, você está pronto para o retorno de Jesus Cristo? Se não, por que não começar hoje? Fique sozinho com o Senhor e confesse todo pecado conhecido a Ele. Aceite Seu perdão gratuito. Mude sua agenda diária para dedicar tempo ao seu Criador e Salvador e, à medida que o fizer, você crescerá em confiança antecipando Sua vinda.

Lembre-se de que o estilo de vida de permanecer em Cristo enquanto estamos nesta terra constrói o relacionamento santificado com Cristo que vamos desfrutar para toda a eternidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: