Publicado por: mvmportugues | outubro 5, 2018

HUMILHANDO-NOS DIANTE DE DEUS – 2 Crônicas 7:14

“Se meu povo, que se chama pelo meu nome, humilhar-se e orar, buscar minha presença e afastar-se de seus maus caminhos, eu os ouvirei dos céus, perdoarei seus pecados e restaurarei sua terra.” 2 Crônicas 7:14

Esta promessa foi originalmente dada à nação de Israel. No entanto, o ditado que segue imediatamente a referência a “meu povo” é aquele que abre essa promessa para mais do que o povo judeu, e diz: “que se chama pelo meu nome”. Essa redação é usada para descrever todos que se tornaram parte da família de Deus.

A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:16 que “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”.

Também temos a garantia em Romanos 15:4 de que tudo o que foi escrito no passado (no Antigo Testamento), foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.”

Portanto, é importante que nós apliquemos os princípios de 2 Crônicas 7:14 em nosso próprio tempo, nação, igreja e família, como fizeram os antigos israelitas. Precisamos entender que os princípios pelos quais Deus governa permanecem os mesmos; e não mudam.

Sim, estas são as palavras de Deus faladas a Salomão, rei de Israel. Da mesma forma, a “terra” referida era a terra de Israel. Quando os israelitas pecaram contra o Senhor, Ele enviava as pragas mencionadas no versículo 13. Mas se eles respondessem humilhando-se, orando, buscando a face de Deus e se voltando de seus maus caminhos, Deus os ouviria do céu, perdoaria seus pecados e curaria sua terra.

Podemos como cristãos encontrar alguma aplicação apropriada deste texto? Absolutamente! Paulo citou exemplos do Antigo Testamento de rebelião na história de Israel que motivaram o castigo de Deus; ele observou que eles também serviam como advertências para os cristãos que viviam sob o novo pacto. Paulo disse: Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos (1 Coríntios 10:11).

O apóstolo Pedro, falando a um grupo de cristãos do primeiro século, disse o seguinte: Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus (1 Pedro 2:10). Hoje, os seguidores de Jesus Cristo são o povo de Deus. Cristãos são aqueles que são “chamados pelo meu nome”. Portanto, é apropriado que nós também apliquemos as verdades atemporais de 2 Crônicas 7:14, porque é crucial para todos os cristãos, humilhar-se, orar, buscar Sua presença e afastar-se de seus maus caminhos, pedindo-lhe que ouça do céu, perdoe nossos pecados e traga cura espiritual para as igrejas ineficazes e enfermas de nossa terra.

Em 2 Crônicas 7:14, observamos três preceitos que são constantemente chamados por Deus ao longo das Escrituras: Humildade, fome e santidade.

O primeiro requisito para tal cura espiritual é a humildade. “Se meu povo, que se chama pelo meu nome, humilhar-se,” porque é vital que o cristão pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus (Miquéias 6:8). Todo ser humano redimido deve dar toda a glória a Jesus pela salvação.

O segundo requisito para a cura espiritual é a fome. “… ore e busque a minha presença.” Jesus exortou Seus seguidores a ter fome e sede de justiça (Mateus 5:6) .Todos os cristãos fariam bem em aumentar sua fome de piedade.

O requisito final para a cura espiritual é a santidade. “… afastar-se de seus maus caminhos.” A santidade vem por meio do arrependimento do pecado. Arrependimento significa confessar nossos pecados e afastar-se deles; o que, por sua vez, leva à verdadeira santidade.

Estas três ênfases de 2 Crônicas 7:14, humildade, fome e santidade, são muito necessárias entre os cristãos hoje, porque precisamos que a harmonia e a saúde espiritual entrem em nossa vida. Só porque 2 Crônicas 7:14 foi escrito para Israel há milhares de anos, não significa que os cristãos não possam se beneficiar de suas advertências, obedecendo seus preceitos.

Lembre-se de que Deus fala com o Seu povo. Que é o crente “Meu povo …”, e não com as pessoas correndo por aí que pensam que são cristãs, mas na verdade não são. De fato, a Bíblia diz: “Examinem a si mesmos. Verifiquem se estão praticando o que afirmam crer. Assim, poderão ser aprovados. Certamente sabem que Jesus Cristo está entre vocês; do contrário, já foram reprovados” (2 Coríntios 13: 5).

Também há muitos que estão vivendo uma vida dupla. Eles fazem um bom desempenho na igreja, e dizem todas as coisas certas. Mas estão vivendo uma vida completamente contraditória ao que a Bíblia diz sobre como um cristão deve viver. Jesus perguntou: “Por que você me chama, ‘Senhor, Senhor’, e não faz o que eu digo?” (Lucas 6:46)

Um despertar espiritual começa com o povo de Deus. Começa com aqueles que são verdadeiramente nascidos de novo e têm fome e sede de justiça.

Buscamos a justiça quando buscamos o caráter de Cristo e desejamos a santidade mais do que o prazer carnal. Evitamos a tentação de nos tornar justos quando entendemos que a verdadeira justiça começa com a humildade divina: Deus guia os humildes no caminho certo e lhes ensina a sua vontade (Salmos 25:90). Lembramos que Jesus disse: “sem mim vocês não podem fazer nada” (João 15:5). Quando passamos tempo na presença de Deus, nos tornamos mais conscientes do nosso próprio pecado e rebelião; entendendo que o orgulho e auto-justiça são impossíveis na presença de um Deus Santo. Perseguir a justiça começa quando um coração humilde busca a presença contínua de Deus (Tiago 4:10; 1 Pedro 5:6).

Como vemos, o coração humilde e crente leva a um estilo de vida de ação justa, aceitável a Deus. Por isso, devemos pedir-lhe para: Criar em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! (Salmos 51:10).

 

*******

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: