Publicado por: mvmportugues | setembro 27, 2018

AMANDO A DEUS OU O MUNDO? – 1 João 2:16

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” (1 João 2:16)

O mundanismo é uma questão do coração. Se seu coração está fascinado com o mundo, você amará as coisas do mundo. Se o seu coração é cativado pelo amor de Deus, você será atraído para Ele e para as coisas que O agradam. A única maneira, no entanto, que nossos corações podem ser transformados para que amemos a Deus é pelo novo nascimento sobrenatural de se arrepender, crer, obedecer e confiar Nele.

Esta passagem identifica três pontos-chave que, se desmarcados e não protegidos, enredam uma pessoa em um estilo de vida pecaminoso.

Primeiro a concupiscência da carne – em outras palavras, a sensualidade, que é uma reação orientada pelo corpo e pela emoção aos apetites carnais que nunca podem agradar a Deus (Romanos 8:8) e está em guerra constante com o Espírito de Deus: “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que você não faça as coisas que deseja ” (Gálatas 5:17).

Somos instruídos a “fugir também das luxúrias da juventude; mas persegue a justiça, a fé, o amor e a paz com aqueles que invocam o Senhor com um coração puro” (2 Timóteo 2:22).

Portanto, render-se à concupiscência da carne não é amar o Pai, mas o mundo.

Segundo, a concupiscência dos olhos, que é uma estimulação orientada pelo intelecto e pela imaginação do pensamento positivo que assumirá o controle do comportamento se não for cuidadosamente restringido. Jesus disse: “A lâmpada do corpo é o olho. Se, portanto, seu olho for bom, todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas se o teu olho for mau, todo o teu corpo se encherá de trevas ” (Mateus 6:22-23).

E, em terceiro lugar, o orgulho da vida que é um desejo auto-orientado e egoísta de dominação que não tem outro fator ético ou limitador além do louvor dos homens, pois eles amavam mais o louvor dos homens do que o louvor de Deus (João 12:43).

Qualquer relacionamento amoroso deve ser cuidado, e isso é verdade no nosso relacionamento com o Pai. Também é verdade que o inimigo está tentando nos atrair do amor do Pai com todas as tentações do mundo.

Se olharmos para Gênesis 3:6, vemos muita similaridade em como Satanás tentou Eva. Ela viu que “o fruto proibido era bom para comer”, o que era um apelo à concupiscência da carne. Ela viu que era um “deleite para os olhos”, apelando para a concupiscência dos olhos. Ela também viu “que a árvore era desejável para tornar se sábio”; isso, por sua vez, atraía o orgulho da vida.

Todos combatemos com frequência essas tentações e alguns falham com frequência. Mas o ponto de vista de João é que, se continuarmos cedendo à concupiscência da carne, à concupiscência dos olhos e ao orgulho da vida como nosso estilo de vida, não estamos mantendo o amor pelo Pai; pelo contrário, estamos mantendo amor pelo mundo. Pessoas mundanas chafurdam nessas coisas; e os filhos de Deus lutam com elas muitas vezes.

Então, como mantemos nosso amor pelo Pai? Precisamos obedecer e amar o Pai com nossos olhos na eternidade com Ele e não separados Dele (1 João 2:17). 

O oposto de amar o mundo significa amar o Pai e obedecê-lo; “fazer a vontade de Deus”. A vontade de Deus aqui se refere a obedecer aos Seus mandamentos conforme revelados em Sua Palavra. Como Jesus disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor” (João 15:10).

Uma das principais razões para obedecer aos mandamentos de Deus é o conhecimento que obtemos das Escrituras sobre a natureza temporária deste mundo e suas concupiscências, em contraste com a promessa eterna do céu: “E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 João 2:17)

Se amamos o mundo ou as coisas do mundo, perderemos tudo na morte. Tudo pelo que a pessoa mundana vive desaparece num instante e não significa nada à luz da eternidade. Mesmo que tenhamos alcançado nossos desejos mundanos, que bem eles têm na morte? Mas, se fizermos a vontade de Deus, permaneceremos com Ele no céu por toda a eternidade!

Lembre-se de que ceder a esses poderes “mundanos” pode nos conceder prazeres por “uma temporada” (Hebreus 11:25), e quem quer que seja, portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).

Que nosso Senhor Jesus conceda que permaneçamos armados contra o inimigo, o diabo, com Sua armadura completa, para que possamos nos posicionar contra os esquemas do diabo; e podemos ser capaz de manter nossos pés firmes (Efésios 6:11, 13).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: