Publicado por: mvmportugues | setembro 20, 2018

EQUIPADO PARA SERVIR A DEUS – Josué 1:1-9

“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: “Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.” (Josué 1:1-2)

Aqui vemos Deus encorajando Josué em seu novo papel como líder de Israel. Esses versículos estabelecem um plano para o sucesso de Josué e dos israelitas em tomar a Terra Prometida e prosperar ali.

Como vemos, Deus claramente chamou Josué para essa posição de liderança.

Josué era um dos dois únicos homens da geração mais velha de israelitas ainda vivos, quarenta anos depois da partida de Israel do Egito (Números 14:29-30; Deuteronômio 1: 34-38). Durante esses quarenta anos, ele ganhou muita experiência valiosa como assistente de Moisés.

Nos primeiros dias da viagem, Josué serviu como comandante militar, defendendo seu povo contra os amalequitas, que atacaram os fracos e enfermos na retaguarda das fileiras de Israel (Êxodo 17:8-16; Deuteronômio 25:17-19). Quando Moisés subiu ao Monte Sinai para receber os mandamentos de Deus, Josué o acompanhou parcialmente e não se envolveu no pecado do louvor ao bezerro de ouro (Êxodo 24:13; 32:17). Josué foi um dos doze que exploraram a terra de Canaã (Números 13:8); ele e Caleb foram os dois únicos dos doze a dar um relatório positivo e resistir às exigências do povo de nomear um novo líder e retornar ao Egito (Números 14:1-9). E no final dos quarenta anos no deserto, Deus o escolheu como sucessor de Moisés (Números 27:18-23).

Como vemos, quando os israelitas chegaram às margens do Jordão, Josué havia aprendido algumas lições importantes. E da mesma forma, quando Deus nos escolhe para uma tarefa, Ele nos dá a experiência que necessitaremos para realizá-la; e essa experiência nos ensinam lições valiosas. 

  • Sem a presença de Deus, Josué não seria capaz de ter sucesso e nem nós podemos.
  • No ambiente protetor da presença de Deus, Josué poderia ser “forte e corajoso” como nós podemos.
  • Obedecendo à palavra de Deus, os israelitas poderiam desfrutar da plenitude da bênção que Deus planejou para eles, e nós também podemos.
  • Para cumprir os mandamentos de Deus, os israelitas precisariam estudá-los, memorizá-los e aplicá-los como nós  também deveríamos.

Esses versículos fornecem instrução valiosa para o povo de Deus através dos tempos. Eles nos lembram que Deus nos libertou da escravidão do pecado e nos fez Seus servos. Ele nos deu o dom da salvação e nos designou uma missão a cumprir (Mateus 28:19-20), proporcionando-nos experiências que nos ajudarão a cumprir nossas partes dessa missão. Ao longo do caminho, teremos “rios” para atravessar; no entanto, porque Deus está conosco, podemos atravessar esses rios com coragem e viver vitoriosamente, centrando nossos olhos Nele e no propósito que Ele tem para o Seu reino eterno. Deus diz a Josué várias vezes para ser forte e corajoso. 

Se Deus nos chamou para liderar, isso significa que Ele também nos deu coragem e força para liderar. Quando Deus nos chama à liderança, Ele nos faz uma promessa exatamente como Ele fez com Josué. Ele promete nos dar tudo o que precisamos para ter sucesso e cumprir Sua vontade.

Precisamos entender que o caminho certo para liderar é liderar pela fé. Hebreus 11:1 nos diz que a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. E Hebreus 11:6 nos mostra a importância da fé com essa verdade, que “sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”

A fé nunca é um risco e, certamente, não é um salto para o desconhecido. Fé é acreditar nas promessas de Deus, e é nessa certeza que ganhamos coragem e força.

O Senhor soletrou o que Josué devia fazer para ter sucesso em trazer o povo para a Terra Prometida: Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite (v. 8). A obediência é de extrema importância porque os métodos de Deus nem sempre serão compreendidos até que haja obediência total.

Quando o povo se aproximou de Jericó, o Senhor deu a Josué uma ordem muito estranha; marche pela cidade uma vez por dia durante seis dias, depois sete vezes no sétimo dia. Então grite e as paredes cairão (Josué 6:3-5).

Se Josué não tivesse seguido as instruções de Deus, ele não teria sucedido. Como Josué, devemos confiar no Senhor e obedecer corajosamente, não importando o que Ele possa exigir de nós. Ele nunca nos dará uma abundância de tarefas onde não temos tempo para meditar em Sua Palavra; e à medida que nos concentramos Nele e avançamos em obediência, estaremos equipados para tudo o que Ele nos chama a fazer.

Mas certifique-se de pedir e seguir a direção do Senhor, pois: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, … ” (Tiago 1:5–6).  E certifique-se de que você está perguntando no espírito certo, “mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas” (Salmos 25:4), e Ele o fará.

Certifique-se de que seus motivos estão acima de qualquer reprovação e siga a orientação de Josué: “Quanto a mim e a minha casa, serviremos ao Senhor” (Josué 24:15). 

Lembrando de: “Não deixar de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1:8-9)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: