Publicado por: mvmportugues | agosto 9, 2018

ESTAS SÃO AS PALAVRAS MAIS TERRIFICANTES QUE VOCÊ PODERIA OUVIR – Mateus 7:21-23

As palavras mais terríveis que um cristão professo poderia ouvir seria Jesus dizendo: “Eu nunca os conheci; apartai-vos de Mim, vocês que praticam a iniquidade” (Mateus 7:21-23). O Senhor Jesus declarará essas palavras horríveis para muitos, não poucos, que se gabam das muitas obras que fizeram em Seu nome. Eles o chamaram de Senhor, mas não obedeceram ao Seu primeiro mandamento de “arrepender-se e crer no Evangelho” (Marcos 1:15).

Quem são os “muitos” que serão rejeitados no Dia do Julgamento? Eles são aqueles que achavam que podiam ganhar a vida eterna pelas obras que estavam fazendo, em vez de confiar na obra que Cristo fez. Eles também nunca se afastaram de seus pecados para seguir a Jesus Cristo com fé. Então, porque eles nunca obedeceram ao Evangelho de Cristo, eles pagarão a penalidade da destruição eterna, longe da presença do Senhor (2 Tessalonicenses 1:9). Tragicamente, quando Jesus declara a eles, “apartai-vos de Mim”, não haverá uma segunda chance, nem desculpas, nem a oportunidade de culpar qualquer falso mestre que os enganaram.

O Senhor Jesus também se referiu aos “muitos” quando falou dos dois caminhos para a eternidade. Muitos viajarão pela estrada larga para a destruição, em vez do caminho estreito para a vida eterna (Mateus 7:13-14). Em vez de se esforçarem para entrar no portão estreito, testando os ensinamentos de todo homem, eles tolamente seguem falsos mestres, que são lobos disfarçados em roupas de ovelhas (Mateus 7:15).

É triste ver que muitos professam fé em Cristo, mas poucos mostram evidências de nascer de novo como novas criaturas em Cristo. Muitos que se chamam de cristãos não podem nem sequer comunicar o Evangelho que tem o poder de salvar almas. Parte da culpa deve ser colocada nos métodos de evangelismo centrados no homem, tais como tomar a decisão de “aceitar” a Cristo repetindo uma oração, ou indo ao altar para receber a salvação, ou sendo “uma boa pessoa” e fazendo boas obras. Nenhum desses métodos é encontrado na Bíblia. A única resposta salvadora ao Evangelho da Graça é se arrepender e crer no Senhor Jesus Cristo (Marcos 1:15). Parte da culpa também pode ser atribuída àqueles que comprometem o Evangelho para torná-lo mais palatável e menos ofensivo (Gálatas 1:6-10).

Com tantos falsos convertidos, a igreja se tornou um campo missionário. Muitos que professam a Cristo não são realmente obedientes a Cristo! Eles não entendem o novo nascimento. Eles nunca passaram da morte para a vida. Eles permanecem condenados porque não foram justificados. Eles permanecem inimigos de Deus, apesar de professarem ser Seus amigos! Eles continuam escravos do pecado porque nunca foram libertados. Eles professam o Salvador com palavras, mas o coração está longe Dele (Mateus 15:8). Eles enganam outras pessoas com sua justiça externa, mas não podem enganar a Deus porque de Deus não se zomba (Gálatas 6:7). Eles não estão conscientes do perigo pendente, porque nunca se examinaram para ver se sua fé é genuína: “Examinem a si mesmos. Verifiquem se estão praticando o que afirmam crer. Assim, poderão ser aprovados. Certamente sabem que Jesus Cristo está entre vocês; do contrário, já foram reprovados” (2 Coríntios 13:5).

A melhor maneira de provarmos que nossa fé é genuína é examiná-la pelas lentes da Escritura. O apóstolo João escreveu sua primeira epístola para que aqueles que crêem no Senhor Jesus possam saber que eles têm a vida eterna (1 João 5:13). Também vemos muitas características de falsos convertidos na Palavra de Deus. Alguns deles estão listados abaixo:

  • Você pensa que é uma boa pessoa, quando a Palavra diz: “Não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:12).
  • Você tem conhecimento de Deus, mas não O obedece. “Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra” (Tito 1:16).
  • Você não busca a santificação quando a Bíblia diz: Esforcem-se para viver em paz com todos e viver uma vida santa; pois sem a santidade ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14).
  • Você é hipócrita sem arrependimento (Lucas 18:9-14).
  • Você procura estabelecer sua própria justiça. Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus (Romanos 10:3).
  • Você não está disposto a perdoar os outros. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas (Mateus 6:15).
  • Você não tem vontade de seguir a Jesus, quando Jesus disse: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me(Lucas 9:23).
  • Você chama Jesus de Senhor, mas não faz o que Ele diz (Lucas 6:46).
  • Você ama seu pecado. “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más” (João 3:19).
  • Você não se afastou da iniqüidade. “Todo aquele que citar o nome de Cristo aparte-se da iniquidade” (2 Timóteo 2:19).
  • Você tolera ou promove coisas que Deus odeia (Provérbios 6:16-19).
  • Você é um mero ouvinte da Palavra, não um fazedor, enganando a si mesmo (Tiago 1:22).
  • Você está cheio de orgulho sem humildade (Tiago 4:6).
  • Você anda na escuridão. “Se dissermos que temos comunhão com Ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade” (1 João 1:6).
  • Você vive de acordo com sua natureza pecaminosa (Romanos 8:5).
  • Você não ama a verdade … para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade (2 Tessalonicenses 2:10-12).
  • Você diz que Jesus é o seu Salvador, mas não O faz o Senhor da sua vida (Lucas 4:46).

Como a Bíblia nos diz, a certeza de que somos verdadeiramente salvos não se baseia em uma decisão passada, mas em uma realidade presente. Então, o que acontece se não tivermos certeza sobre nossa fé e nossa salvação? Encontramos a resposta na Palavra de Deus: 

  • Permaneça na Palavra de Deus – então você conhecerá a verdade que o libertará do engano religioso (João 8: 31-32).
  • Arrependa-se – com tristeza piedosa tristeza por seus pecados e clame a Deus por misericórdia (Lucas 18:13). “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento que conduz à salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo produz a morte” (2 Coríntios 7:10).
  • Creia no Evangelho – siga o Senhor Jesus Cristo com fé (Romanos 10:9-10).
  • Ame a Deus – com todo seu coração, alma e mente (Mateus 22:37). “Se alguém não amar o Senhor Jesus Cristo, seja anátema” (1 Coríntios 16:22).

O que devemos fazer se conhecermos alguém que possa ser um falso convertido? Peça-lhe para compartilhar os eventos que estavam presentes durante sua conversão. Se o seu testemunho de conversão não se alinhar com as Escrituras, faça mais perguntas. Fale a verdade em amor. Deixe-os saber que a eternidade é para sempre! Podemos estar errados sobre muitas coisas nesta vida e ainda sobreviver, mas se estivermos errados sobre nossa fé, nós pagaremos por esse erro por toda eternidade.

Neste momento, há imagens de fogos violentos que estão queimando muitas partes do mundo que são absolutamente aterrorizantes. Milhares de pessoas estão fugindo para um lugar seguro porque sentem o perigo iminente. Por mais doloroso que seja ver esses incêndios devastadores, é muito mais desalentador ver as pessoas rejeitarem a realidade do fogo horripilante que aguarda as pessoas que morrem sem Cristo. Aqueles que morrem em seus pecados irão imediatamente para um lugar de tormentos onde eles conscientemente experimentam dor e sede de um fogo ardente que nunca se extinguirá. O horror e a desesperança são tão grandes que eles vão querer alertar seus entes queridos. Por favor, leia a parábola que Jesus contou aos seus discípulos sobre LÁZARO E O HOMEM RICO; aonde Jesus nos adverte que o estado eterno de punição pelos pecados é irreversível; não há segunda chance e não há escapatória.

Nós, que conhecemos o temor do Senhor, precisamos persuadir homens (2 Coríntios 5:11) e suplicar àqueles que vemos que estão perdidos para fugir para os braços amorosos e misericordiosos de Jesus Cristo, que é sua única esperança de fuga. (Lucas 16:19-31)

Por favor, saiba que em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos 4:12). Como sacerdotes para Deus, que são todos os verdadeiros crentes nascidos de novo (Apocalipse 1:6), façamos tudo o que pudermos para salvar nossos amados da ira de Deus antes que seja tarde demais!

 

*******


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: