Publicado por: mvmportugues | julho 26, 2018

DEUS NOS AJUDA A RESISTIR AO DIABO – 1 Coríntios 10:12-14

Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela. Por isso, meus queridos amigos, fujam da adoração de ídolos. (1 Coríntios 10:12-14) 

Pergunta; no meio das circunstâncias que te cercam, você está vivendo como um verdadeiro cristão? Lembre-se que se Cristo vive em você como Paulo escreve você: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gálatas 2:20).  

Deus deseja transformar seu caráter e conduta à semelhança do caráter e conduta de Jesus Cristo. E Ele fará isso na medida em que você O permitir. 

Se você diariamente renuncia a toda autoconfiança para depender somente no Senhor, e se você se abster de tomar decisões independentes para aceitar e obedecer a Sua vontade, então a vida gloriosa de Cristo se manifestará em você.

É possível, no entanto, que tenha sido difícil para você colocar em prática o que aprendeu. A razão é que você tem um inimigo que quer atrapalhar. Este inimigo é o diabo. Seu propósito é fazer você pecar e sua arma é a tentação. Mas Deus está com você e, em Sua palavra, Ele mostra a você o caminho a ser superado.

Em 1 Pedro 5:8 lemos estas palavras: “Estejam alertos e de mente sóbria. Seu inimigo, o diabo, anda por aí como um leão rugindo à procura de alguém para devorar.” O diabo está bravo com você porque uma vez que você se torna um filho de Deus, ele te perdeu. Antes de sua conversão a Cristo, como diz em 2 Timóteo 2:26, ​​o diabo o manteve cativo para fazer a vontade dele. Mas se você é nascido de novo, não é mais assim; e de acordo com Colossenses 1:13 Deus te libertou do poder das trevas e te transferiu para o reino do Seu amado Filho. Em outras palavras, você mudou de cidadania; antes você pertencia ao reino das trevas, e o diabo exerceu autoridade sobre você. Mas agora você é um cidadão do reino de Cristo, e o diabo está zangado com você.

Mas o diabo também está zangado com o fato de que agora Deus pretende usar você como testemunha de Seu poder libertador. Se você permitir diariamente que Cristo viva a Sua vida em você, então você será um instrumento eficaz nas mãos de Deus para que outras pessoas possam ser salvas.

Para evitar que isso aconteça, o diabo te ataca. Seu propósito é fazer você pecar. Ele sabe que qualquer pecado quebra sua íntima comunhão com Deus; “Mas as suas iniqüidades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto Dele, de modo que Ele não os ouvirá” (Isaías 59:2), e lemos em Salmo 66:18 que, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido. O diabo também sabe que quando você se afasta do Senhor, você não pode dar frutos para Ele, como ensina João 15:5. Então, para enfraquecer seu testemunho cristão, o diabo tenta fazer você pecar. A arma que ele usa para isso é a tentação.

Agora, temos que entender que ser tentado é perigoso, mas não é o ato de cometer um pecado. Como Hebreus 4:15 ensina que o Senhor Jesus foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou.O pecado não consiste em ser tentado, mas em ceder à tentação.

Agora, Deus pode transformar a tentação do diabo em um meio de bênção. Tiago 1:12 diz: Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Isso significa que, quando a tentação é vencida, o crente vitorioso é fortalecido para lutar melhor contra futuras tentações.

A terceira coisa encorajadora é que Deus se oferece para ajudá-lo a superar. Sua oferta está em 1 Coríntios 10: 12-14, que é o nosso verso de hoje. Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela. Por isso, meus queridos amigos, fujam da adoração de ídolos.

Neste importante trecho, versículos doze e catorze são mandamentos, versículo treze contém duas promessas. As promessas estão entre os mandamentos. Isso indica que eles estão intimamente relacionados entre si. Deus cumprirá fielmente as duas promessas quando você for igualmente fiel em obedecer aos dois mandamentos.

O primeiro mandamento é que você não confia em si mesmo. “Aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair.” Lembre-se do caso de Pedro. Ele confiantemente disse a Jesus: Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei; … Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei” (Mateus 26:33, 35). E todos nós sabemos o triste resultado. Portanto, a primeira coisa que você tem que fazer para vencer a tentação é desconfiar de si mesmo e depender totalmente do Senhor.

O segundo é: “fugir da idolatria”. Um ídolo não é apenas uma imagem ou figura. Qualquer coisa que o separe de uma suprema fidelidade a Deus é um ídolo para você. Então, quando você sabe que algo te tenta a pecar, você deve fugir disso.

Agora, se você obedeceu a estes dois comandos, então você pode confirmar completamente que Deus cumprirá as duas promessas. Primeiro, Ele irá parar seu inimigo. Ele não permitirá que você enfrente qualquer tentação que você não possa superar. E em segundo lugar, juntamente com a tentação permitida, Ele lhe fornecerá uma saída para que você não caia na armadilha.

Portanto, “resista ao diabo e ele fugirá de você” (Tiago 4:7), e podemos fazê-lo mantendo constantemente a sobriedade e a vigilância contra suas seduções, tendo cuidado para permanecer “firmes na fé”. Caso contrário, o pseudo-intelectualismo e a pressão social a que estamos sujeitos diariamente poderiam rapidamente nos persuadir a comprometer a fé, ou mesmo a afastar-se dela.

Somos ordenados a não desistir e não comprometer. Em vez disso, devemos “vestir toda a armadura de Deus, para podermos ficar firmes contra as ciladas do Diabo. E nós temos que tomar o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno, e usar o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Efésios 6:11; 16-17).

Este foi o instrumento com o qual o próprio Senhor Jesus resistiu ao diabo, rejeitando toda tentação com a palavra de Deus. O resultado então, como será conosco, foi que o diabo “se afastou Dele por algum tempo” (Lucas 4:13).

Nossa vitória está em Cristo. Hebreus 2:18 diz: Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados. Então, quanto mais perto estivermos do Senhor e da Sua palavra, mais seguros estaremos.

Satanás não tem poder sobre um verdadeiro filho de Deus; porque o poder de Satanás foi quebrado e completamente destruído quando Jesus ressuscitou da sepultura.

“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Coríntios 15:57)

“Pois o Senhor, nosso Deus, está com vocês para lutar ao seu lado e salvá-los do inimigo.” (Deuteronômio 20:4)

Para informações adicionais, clique no seguinte link: REALIDADES DA GUERRA ESPIRITUAL E DA VIDA VITORIOSA

 

*******


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: