Publicado por: mvmportugues | julho 12, 2018

A IMPORTÂNCIA DE TER UNIDADE NA IGREJA – 1 Coríntios 1:10

A unidade é uma manifestação vital de uma igreja capacitada pelo Espírito Santo. É por isso que Paulo disse aos cristãos de Éfeso para procurar “guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Efésios 4:3). É por isso que ele escreveu aos Coríntios: Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer (1 Coríntios 1:10).

Na unidade há um só corpo, um só Espírito, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos (Efésios 4:4-6). Os desafios que enfrentamos, as batalhas espirituais que enfrentamos, exigem que nós aceitamos a verdade de que os verdadeiros crentes “são todos um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28).

Paulo pede que os crentes na igreja tenham a mesma opinião, tendo o mesmo amor, sendo um em espírito e propósito (Filipenses 2:2). Essencialmente, ele os chamou para serem unidos, para serem um.

Onde a divisão pode normalmente reinar, a unidade deve levar o amor de Cristo, onde os crentes ouvem e suportam uns aos outros. Jesus disse: Nisto todas as pessoas saberão que vocês são meus discípulos, se vocês amarem uns aos outros (João 13:35).

Devemos entender que Deus fez cada crente único com diferentes funções, e essas diferenças tornam o corpo de Cristo lindo – Romanos 12:4. A unidade, consequentemente, não significa que todos somos iguais, mas que honramos nossas diferenças e trabalhamos juntos, apesar delas – 1 Coríntios 12:12-27.

Embora tenhamos diferentes dons e diferentes chamados, o nosso propósito comum é glorificar a Deus em tudo o que pensamos, dizemos e fazemos (1 Coríntios 10:31). Nós O glorificamos vivendo em obediência aos Seus mandamentos e dando muito fruto (João 15:8, 10). Também O glorificamos quando nos tornamos mais conformes à imagem de Jesus Cristo (2 Coríntios 3:18) e sendo santo porque Ele é santo (1 Pedro 1:16).

A unidade cristã é expressa pela missão comum dos crentes que é para cumprir a Grande Comissão, para fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:19), e regozijar-se que Cristo está sendo proclamado (Filipenses 1:15-18).

Para ser unificado, os cristãos devem desenvolver atitudes corretas, e os crentes devem estar unidos em espírito. Em Filipenses 2:5, Paulo diz que toda pessoa deve ter a mesma “atitude” ou “mente” como Cristo. Estar unidos em espírito significa cuidar uns dos outros como se estivéssemos cuidando de nós mesmos. Isso significa seguir a regra de ouro, amar o próximo como a si mesmo (Marcos 12:31). Assim que quando os cristãos desenvolvem a mente de Cristo, será fácil de ter uma igreja unida. 

A unidade cristã é expressa pela crença comum dos crentes; acreditando na inspiração e autoridade da Escritura; a Trindade; a plena divindade e humanidade de Jesus Cristo; Sua morte substitutiva na cruz; Sua ressurreição corporal; Sua segunda vinda corporal; e salvação pela graça somente pela fé, e não por obras.

Se os crentes querem ser unidos, eles devem ter o espírito correto. Eles devem abandonar a ambição egoísta e a vã glória. Eles devem praticar a santidade e ter a humildade de um servo. 

A unidade cristã é baseada na redenção. É baseada na comunhão que desfrutamos com todos os verdadeiros crentes que, como nós, experimentaram o perdão de Deus e que receberam a vida eterna. E a unidade cristã só pode ser experimentada pelos verdadeiros crentes, aqueles que vieram a conhecer o Pai e o Filho através do Espírito Santo.

A unidade cristã é baseada na verdade, mas também é baseada no comportamento piedoso. No livro de Apocalipse, nas cartas às sete igrejas, Jesus adverte sobre aqueles que toleram a imoralidade na igreja. Paulo também, em sua carta à igreja em Corínto, diz: “… você não deve se associar com qualquer um que se chame irmão em Cristo mas que vivem em imoralidade sexual, ou são avarentos, ou adoram falsos deuses ou são beberrões ou ladrões (1 Coríntios 5:11). Paulo está falando daqueles que se chamam cristãos, mas que não vivem como cristãos. Ele não quer dizer que nunca devemos falar com tais pessoas ou nunca ajuda-las, mas ele está dizendo que não podemos tratá-las como se fossem verdadeiros crentes.

Precisamos entender que a unidade é absolutamente essencial, porque a verdadeira igreja é o “corpo de Cristo” (1 Coríntios 12:27), e um corpo não pode estar em desarmonia consigo mesmo. Se a desunião ocorre, ela essencialmente deixa de ser um corpo e se torna um grupo desarticulado de indivíduos. Só vamos experimentar a unidade quando andamos no Espírito e não na carne, quando nos apegarmos sinceramente à verdade da Palavra de Deus e quando, de coração, procuramos viver uma vida de santidade que agrada a Ele.

Quando uma igreja faz seu trabalho de maneira harmoniosa e unificada, e o faz ano após ano, enquanto toma decisões de acordo com Cristo e realiza ministérios importantes, o mundo nota. O mundo exterior observa e vê, e as pessoas são atraídas a Jesus.

É por isso que Jesus orou fervorosamente, para que Seus seguidores fossem um: “Pai, eu oro para que todos sejam um… para que o mundo creia que Tu me enviaste… .que eles sejam um, assim como nós somos um…” (João 17:20-23). Isso significa que nossa unidade deve estar enraizada na própria unidade de Cristo com o Pai.

Uma igreja unificada, portanto, é uma das evidências mais fortes da verdade do evangelho. E através Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função” (Efésios 4:16).

A humildade é o fundamento para a santidade, e a santidade traz harmonia à igreja, resultando em uma igreja saudável cheia de amor, alegria, paz e unidade no corpo dos crentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: