Publicado por: mvmportugues | junho 28, 2018

O CRISTÃO CHEIO DO ESPÍRITO SANTO – 1 Coríntios 2:15

“Nós que temos o Espírito Santo somos capazes de fazer julgamentos sobre todas essas coisas. Mas qualquer um sem o Espírito Santo não pode fazer julgamentos apropriados sobre nós. ” (1 Coríntios 2:15) 

Uma pessoa cheia do Espírito Santo é alguém que nasceu de novo espiritualmente através da fé em Cristo e do poder regenerador do Espírito Santo, e que tem um grande desejo de seguir a instrução do Espírito que habita em nós e de compreender e obedecer os preceitos da Bíblia escritos por Ele. 

Uma pessoa cheia do Espírito Santo terá “a mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16), e é capaz de julgar todas as coisas por padrões espirituais e revelação bíblica. Eles “não vivem segundo a carne, mas segundo o Espírito”, sabendo que “a mentalidade do Espírito é vida e paz” (Romanos 8:4, 6). Como tal, os crentes espirituais tomam decisões em busca da vontade de Deus; eles são “guiados pelo Espírito de Deus” (Romanos 8:14). E visto que eles “vivem pelo Espírito”, eles “de modo nenhum satisfarão os desejos da carne” (Gálatas 5:16). 

Eles serão “cheios do Espírito” (Efésios 5:18) para o serviço cristão. Além disso, eles manifestarão “o fruto do Espírito” em suas vidas e personalidades, que “é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23). 

Os que não são cristãos não podem entender Deus, e eles não podem entender o conceito de que o Espírito de Deus vive nos crentes. Não espere que a maioria das pessoas aprove ou entenda sua decisão de seguir a Cristo. Tudo parece tão tolo para eles. Assim como uma pessoa surda não pode apreciar a boa música, a pessoa que rejeita a Deus não pode entender a bela mensagem de Deus. E sem linhas de comunicação, eles não serão capazes de ouvir o que Deus está dizendo a eles. Portanto, enquanto “aquele que tem o Espírito Santo habitando neles” é capaz de discernir e avaliar todas as coisas por tais padrões divinos, eles se encontram freqüentemente incompreendidos por seus parentes e conhecidos que não são salvos, porque “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2:14). 

No entanto, não devemos permanecer em silêncio ao compartilhar o evangelho. Não devemos aceitar a desculpa do incrédulo de ler, mas não entender. Precisamos estar disponíveis para abrir os olhos dos incrédulos e precisamos ensinar a verdade da palavra de Deus à medida que as oportunidades se apresentam. A pergunta de alguém pode ser uma evidência de que o Espírito de Deus está atraindo-os ao ponto de fazer uma decisão para Cristo. Precisamos lembrar que ninguém pode compreender a Deus (Romanos 11:34), isso vem somente através da instrução do Espírito Santo, e um relacionamento íntimo com Cristo de passar tempo consistentemente em Sua presença e em Sua Palavra. Essa é a única maneira pela qual um crente pode obter a “mente de Cristo”. 

Filipenses 2:5 declara: “Que esta mente esteja em você, que também estava em Cristo Jesus”. Isso significa que Jesus estava disposto a desistir de seus direitos para obedecer a Deus e servir as pessoas. Como Cristo, devemos ter uma atitude de servo, servindo por amor a Deus e a outros, ensinando-lhes a Sua Palavra. 

Então vamos proclamar aos não crentes: “rejeite as obras das trevas, e vista a armadura da luz” (Romanos 13:12), “e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês” (Romanos 13:14). 

Juntamente com isso, devemos “livrar-nos da antiga natureza e do velho modo de viver” e depois “revestir-se do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:22, 24). 

E, finalmente, devemos “colocar toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo” (Efésios 6:11).

Esses itens de roupa espiritual, o poder do Espírito Santo, a luz da presença de Deus, o novo homem em Cristo, a vida da ressurreição do Cristo que habita em nós, Sua justiça e santidade imputadas e toda a nossa armadura espiritual, fornecem a base para belas roupas espirituais. “Vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.:. . . Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito” (Colossenses 3:9-10, Colossenses 3:12-14). 

Um estilo de vida de obediência traz um conhecimento da habitação do Espírito Santo (1 João 3:24). E aqueles cheios pelo Espírito Santo mostram por seus atos a quem eles servem (1 João 3:7). “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:20). 

Por favor, lembre-se que a fé vem pelo ouvir e ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10:17); e que devemos ser praticantes da palavra e não apenas ouvintes, enganando a nós mesmos. (Tiago 1:22) 

A vida preenchida pelo Espírito e o caráter piedoso aguardam aqueles que escolhem a Deus sobre si mesmos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: