Publicado por: mvmportugues | junho 14, 2018

VERDADEIROS E FALSOS DICÍPULOS – Mateus 7:21-23

“Nem todos que me chamam: ‘Senhor! Senhor!’ entrarão no reino dos céus, mas apenas aqueles que, de fato, fazem a vontade de meu Pai, que está no céu. No dia do juízo, muitos me dirão: ‘Senhor! Senhor! Não profetizamos em teu nome, não expulsamos demônios em teu nome e não realizamos muitos milagres em teu nome?’. Eu, porém, responderei: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim, vocês que praticam a iniquidade!’” (Mateus 7:21-23) 

De acordo com esses versículos, quem entra no reino? É “… apenas aqueles que, de fato, fazem a vontade de meu Pai.” Agora, o que significa “fazer a vontade de Deus”? 

Jesus advertiu Seus discípulos sobre o caminho amplo que leva à perdição, e seguindo no versículo 15 Ele adverte sobre o perigo dos falsos profetas que conduzem as pessoas por essa estrada larga. Nos versos 16 a 20 Ele explica como distinguir um genuíno profeta de um falso profeta. Jesus diz que você simplesmente os conhecerá pelos seus frutos. Você deve examiná-los muito de perto, porque quanto melhor a falsificação, mais cuidadosamente ela deve ser examinada antes que seja possível determinar que ela é falsa. Jesus está dizendo que as doutrinas que ensinam e o caráter de suas vidas revelam se pertencem a Deus ou não. 

Então, nos versículos 21-23, Jesus reforça sua advertência dizendo que muitos dos falsos profetas farão e dirão coisas maravilhosas e impressionantes – “… Não profetizamos em teu nome, não expulsamos demônios em teu nome e não realizamos muitos milagres em teu nome?” Eles fazem algumas coisas muito impressionantes, mas eles não são de Deus. No versículo 20, Jesus novamente diz: “Portanto, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!” 

Então, o contexto dos versos 21-23 está lidando com os falsos profetas. Esses falsos profetas podem dizer: “Senhor, Senhor”, mas eles não são de Deus. 

Uma pessoa pode chamar Jesus de Senhor e não saber quem Ele é. O título “Senhor” não indica que uma pessoa tenha uma crença em Cristo. Antes de Paulo ser convertido na estrada para Damasco, ele chamou Jesus de Senhor, mas não sabia quem Ele era: “Quem és tu, Senhor?” Então o Senhor disse: “Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo” (Atos 9:3-5). Como vemos, ele O chama de Senhor, mas não sabe quem Ele é. 

Muitos também poderiam estar chamando Jesus de Senhor em um sentido hipócrita, o que significa que eles estão chamando-O de Senhor, mas eles realmente não acreditam Nele. Jesus os chamou de: “Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’” (Mateus 15:7-9). Então, o fato de que eles chamam Jesus de Senhor não significa que eles acreditem em quem Ele realmente é. 

Precisamos lembrar o que Jesus disse: “mas apenas aqueles que, de fato, fazem a vontade de meu Pai, que está no céu.” Jesus está claramente dizendo que somente aqueles cuja vida é caracterizada pela obediência a tudo o que o Pai ordenou terão o privilégio de estar com Ele por toda a eternidade. Ele disse a eles: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. Mas, como eu lhes disse, vocês me viram, mas ainda não crêem. Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. Pois desci dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia (João 6:35-40). 

Ser cristão é mais do que apenas acreditar nas coisas certas, você deve obedecer, o que significa ouvir a Palavra de Deus e agir de acordo. A obediência bíblica a Deus significa, simplesmente, ouvir, confiar, submeter-se e render-se a Deus e à sua Palavra. “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos” (João 8:31). 

O Novo Testamento ensina que a salvação é pela graça através da fé. Fé é o meio instrumental; a graça é o meio efetivo de nossa salvação. Nós somos salvos por Jesus Cristo. Somos salvos pela Sua graça através da fé. Mas precisamos entender que Jesus também disse: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos” (João 14:15). Isso significa que precisamos ser obediente. 

Muitas pessoas pensam que ser salvo significa dizer “a oração do pecador” e depois viver a vida como sempre. Eles acreditam que alguma coisa mística acontece ao recitar algumas palavras. 

Precisamos entender que devemos nos arrepender e abandonar nossos pecados e obedecer à palavra de Deus. Ao continuarmos lendo a Bíblia e obedecendo ao que lemos, a palavra nos lavará e, pela graça de Deus, mudanças incríveis ocorrerão. A graça é definida como a influência divina que opera nos seres humanos para regenerar e santificar e para dar força para suportar a prova e resistir à tentação; é uma virtude de origem divina. 

1 Pedro 1:15-16 nos diz: Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”. 

E Paulo escreve ao jovem Timóteo: “Mas o alicerce sólido de Deus permanece firme, com esta inscrição: “O Senhor conhece quem pertence a ele” e “Todos que pertencem ao Senhor devem se afastar do mal” (2 Timóteo 2:19). 

O mundo está cheio de falsos profetas que estão falando por espíritos mentirosos. Estes falsos profetas pretendem falar em nome do Senhor. Mas a mensagem deles não é uma mensagem de arrependimento e obediência. É uma mensagem de prosperidade e bênçãos. Certamente somos abençoados pelo Senhor, mas nossa mensagem sempre deve ser uma mensagem de se afastar do mundo e voltar-se para o Senhor. 

As pessoas dizem: “Eu creio que Jesus é o Senhor”, mas usam linguagem suja, não querem ouvir falar de arrependimento ou de parar o mal, amam tudo que esse mundo iníquo tem a oferecer, não se sentem convictos do pecado e não estão interessado nas coisas de Deus. Você pensa que esta pessoa realmente acredita que está indo para o céu? 

Muitos que se declaram cristãos fazem o que querem, não importa o que – fornicar, assistir todo tipo de maldade e blasfêmia na televisão, ir ao cinema assistir a filmes demoníacos, ler “livros satânicos”, etc., enquanto afirmam ser salvos. 

Pessoas não salvas fazem o que Satanás quer que elas façam. As pessoas salvas estão sob os comandos do Senhor. Aonde você se encontra? Ou somos obedientes ou desobedientes. Aqueles que vivem sem levar em consideração a justiça de Deus, usando a graça de Deus como uma licença para pecar, e confiando na graça para limpar o pecado estão dando às pessoas da igreja um nome falso. Se Jesus não é seu Senhor e Mestre, ele não é seu Salvador. 

A fé salvadora se manifestará em mudança. Se nenhuma mudança ocorre na vida de uma pessoa, temos muitas escrituras para nos informar que a verdadeira conversão nunca ocorreu. 

Nós não somos salvos por nossas obras, mas quando somos salvos; nossa vida certamente reflectirá essa decisão por nossas boas obras. “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta” (Tiago 2:17). Você obedece a palavra de Deus? 

O reino dos céus não é para aqueles que meramente se dirigem a Jesus como Senhor com suas palavras, mas que reconhecem Jesus como seu Senhor em seu comportamento. Esse contraste é esclarecido na versão de Lucas, onde Jesus diz: “Por que você me chama de ‘Senhor, Senhor’ e não faz o que eu digo?” (Lucas 6:46) 

Se você não faz a vontade do Pai, se você chama Jesus de Senhor, mas não faz o que Ele diz, você precisa examinar seu relacionamento com Ele. Se você suspeita que Jesus não te conhece como esta passagem descreve, você precisa falar com Ele em oração agora mesmo. Peça a Ele para salvá-lo e que você quer que Ele seja o Senhor da sua vida. 

COMO RECEBER A VIDA ETERNA


Responses

  1. Paz! muito obrigado pela palavra ela mudou a minha vida. bênção


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: